terça-feira, 23 de julho de 2024

VOCÊ É COMPETENTE EM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NÃO É UMA QUALIDADE – SÃO HABILIDADES

Quando eu falo sobre inteligência emocional, não estou me referindo a uma característica específica. Inteligência emocional é um conjunto de habilidades que podem ser desenvolvidas. No meu modelo, essas habilidades são divididas em quatro domínios: autoconhecimento, autocontrole, consciência social e gestão de relacionamentos. Eu e Richard Boyatzis trabalhamos com o KF Hay Group para produzir uma ferramenta de avaliação das doze competências de inteligência emocional agrupadas em cada um desses quatro domínios que faz com que as pessoas se sobressaiam em seus ambientes de trabalho.
Competência é uma outra forma de dizer habilidade. É aprendida e aprendível. O próprio conceito de competência já existe por muitos anos. Eu e Richard trabalhamos com ele no começo do nosso trabalho com o professor de Harvard David McClelland. As empresas enxergaram isso como um método para determinar quais habilidades faziam com que os melhores funcionários fossem tão efetivos. Trata-se de uma informação importante e competitiva. As organizações olham para seus melhores funcionários e seus funcionários medianos e sistematicamente analizam o que eles veem nas pessoas do topo que não veem nos medianos. Então, eles buscam ajudar os funcionários a desenvolver essas competências e contratar e promover pessoas que parecem ser os melhores.
Em nossa pesquisa, especificamos as competências de inteligência emocional utilizadas por excelentes líderes que podem ser avaliadas objetivamente, de forma comportamental - todos podem ver, você sabe que está fazendo. Essas são as que incluímos no Emotional and Social Competencies Inventory (Inventário de Competências Emocionais e Sociais - ESCI). O ESCI é uma ferramenta de 360 graus, o que significa que um indivíduo completa uma pesquisa assim como pessoas que estão acima e abaixo delas em uma organização. Então, o indivíduo recebe a informação sobre sua própria auto-avaliação assim como avaliações anônimas feitas por outras pessoas.

AUTOCONHECIMENTO EMOCIONAL
Líderes que estão sintonizados com seus sentimentos e como eles afetam seu desempenho no trabalho. Eles utilizam seus valores para tomar decisões. Líderes que se conhecem emocionalmente são autênticos e conseguem falar abertamente sobre suas emoções.
Autocontrole

AUTOCONTROLE EMOCIONAL
Pessoas que possuem a habilidade de controlar suas emoções. Líderes com essa habilidade permanecem calmos e com pensamento claro em situações estressantes e mantém seu equilíbrio emocional.

INCLINAÇÃO PARA OBJETIVOS
Líderes que se mantém e mantém os outros em padrões altos. Eles trabalham com foco em objetivos desafiadores e mensuráveis. Eles buscam continuamente maneiras de melhorar seu desempenho e o desempenho de sua equipe.

VISÃO POSITIVA
Esses líderes enxergam cada situação como uma oportunidade, até aqueles que parecem ser um problema para outros. Eles enxergam as outras pessoas de forma positiva e esperam que eles façam o seu melhor. Eles esperam que as mudanças para o futuro sejam para o melhor.

ADAPTABILIDADE
Líderes com essa habilidade administram muitas demandas enquanto permanecem focados em seus objetivos. A incerteza é esperada e confortável para esses líderes. Eles se adaptam em resposta a novos desafios e são ágeis em se ajustar a mudanças repentinas.
Consciência social

EMPATIA
Líderes que conseguem compreender as emoções não ditas de um indivíduo ou um grupo. Eles escutam bem e facilmente compreendem as perspectivas dos outros. Líderes empáticos explicam suas ideias de formas que outras pessoas entendem e trabalham bem com pessoas de diversas culturas e perfis.

CONSCIÊNCIA ORGANIZACIONAL
Líderes que entendem todos os aspectos de uma organização: onde o poder formal e informal é exercido, relacionamentos que fornecem oportunidades para networking, conflitos, normas implícitas, e valores orientadores.
Gestão de Relacionamentos

INFLUÊNCIA
Líderes que possuem a habilidade de recorrer a outras e de conseguir apoio de atores chaves em uma situação. Eles são engajadores e persuasivos com indivíduos e grupos.

COACH E MENTOR
Líderes que têm interesse em ajudar os outros. Eles conhecem os indivíduos com quem trabalham, incluindo seus fortes e objetivos. Eles dão feedback construtivo para os colegas e ajudam os outros a focar em oportunidades de crescimento.

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO
Estes líderes fazem um esforço em reconhecer diferentes perspectivas. Eles se concentram em ajudar todos a encontrarem um ponto em comum em que possam concordar. Eles permitem a opinião de todos e esforços diretos para encontrar uma resolução aceitável.

LIDERANÇA INSPIRACIONAL (INSPIRAÇÃO)
Um líder que inspira pode mudar pessoas. Sua articulação de missão compartilhada faz com que outros se juntem a ele. Eles mostram aos outros a razão por trás do trabalho diário.

TRABALHO EM EQUIPE
Esses líderes constroem uma atmosfera de cooperação, ajuda e respeito. Eles ajudam os outros a se comprometerem ao esforço do grupo. Eles ajudam uma equipe a desenvolver uma identidade, relacionamentos positivos e espírito.
Por Daniel Goleman
Fonte Administradores