INTELIGÊNCIA
EMOCIONAL NÃO É UMA QUALIDADE – SÃO HABILIDADES
Quando
eu falo sobre inteligência emocional, não estou me referindo a uma
característica específica. Inteligência emocional é um conjunto
de habilidades que podem ser desenvolvidas. No meu modelo, essas
habilidades são divididas em quatro domínios: autoconhecimento,
autocontrole, consciência social e gestão de relacionamentos. Eu e
Richard Boyatzis trabalhamos com o KF Hay Group para produzir uma
ferramenta de avaliação das doze competências de inteligência
emocional agrupadas em cada um desses quatro domínios que faz com
que as pessoas se sobressaiam em seus ambientes de trabalho.
Competência
é uma outra forma de dizer habilidade. É aprendida e aprendível. O
próprio conceito de competência já existe por muitos anos. Eu e
Richard trabalhamos com ele no começo do nosso trabalho com o
professor de Harvard David McClelland. As empresas enxergaram isso
como um método para determinar quais habilidades faziam com que os
melhores funcionários fossem tão efetivos. Trata-se de uma
informação importante e competitiva. As organizações olham para
seus melhores funcionários e seus funcionários medianos e
sistematicamente analizam o que eles veem nas pessoas do topo que não
veem nos medianos. Então, eles buscam ajudar os funcionários a
desenvolver essas competências e contratar e promover pessoas que
parecem ser os melhores.
Em
nossa pesquisa, especificamos as competências de inteligência
emocional utilizadas por excelentes líderes que podem ser avaliadas
objetivamente, de forma comportamental - todos podem ver, você sabe
que está fazendo. Essas são as que incluímos no Emotional and
Social Competencies Inventory (Inventário de Competências
Emocionais e Sociais - ESCI). O ESCI é uma ferramenta de 360 graus,
o que significa que um indivíduo completa uma pesquisa assim como
pessoas que estão acima e abaixo delas em uma organização. Então,
o indivíduo recebe a informação sobre sua própria auto-avaliação
assim como avaliações anônimas feitas por outras pessoas.
AUTOCONHECIMENTO
EMOCIONAL
Líderes
que estão sintonizados com seus sentimentos e como eles afetam seu
desempenho no trabalho. Eles utilizam seus valores para tomar
decisões. Líderes que se conhecem emocionalmente são autênticos e
conseguem falar abertamente sobre suas emoções.
Autocontrole
AUTOCONTROLE
EMOCIONAL
Pessoas
que possuem a habilidade de controlar suas emoções. Líderes com
essa habilidade permanecem calmos e com pensamento claro em situações
estressantes e mantém seu equilíbrio emocional.
INCLINAÇÃO
PARA OBJETIVOS
Líderes
que se mantém e mantém os outros em padrões altos. Eles trabalham
com foco em objetivos desafiadores e mensuráveis. Eles buscam
continuamente maneiras de melhorar seu desempenho e o desempenho de
sua equipe.
VISÃO
POSITIVA
Esses
líderes enxergam cada situação como uma oportunidade, até aqueles
que parecem ser um problema para outros. Eles enxergam as outras
pessoas de forma positiva e esperam que eles façam o seu melhor.
Eles esperam que as mudanças para o futuro sejam para o melhor.
ADAPTABILIDADE
Líderes
com essa habilidade administram muitas demandas enquanto permanecem
focados em seus objetivos. A incerteza é esperada e confortável
para esses líderes. Eles se adaptam em resposta a novos desafios e
são ágeis em se ajustar a mudanças repentinas.
Consciência
social
EMPATIA
Líderes
que conseguem compreender as emoções não ditas de um indivíduo ou
um grupo. Eles escutam bem e facilmente compreendem as perspectivas
dos outros. Líderes empáticos explicam suas ideias de formas que
outras pessoas entendem e trabalham bem com pessoas de diversas
culturas e perfis.
CONSCIÊNCIA
ORGANIZACIONAL
Líderes
que entendem todos os aspectos de uma organização: onde o poder
formal e informal é exercido, relacionamentos que fornecem
oportunidades para networking, conflitos, normas implícitas, e
valores orientadores.
Gestão
de Relacionamentos
INFLUÊNCIA
Líderes
que possuem a habilidade de recorrer a outras e de conseguir apoio de
atores chaves em uma situação. Eles são engajadores e persuasivos
com indivíduos e grupos.
COACH
E MENTOR
Líderes
que têm interesse em ajudar os outros. Eles conhecem os indivíduos
com quem trabalham, incluindo seus fortes e objetivos. Eles dão
feedback construtivo para os colegas e ajudam os outros a focar em
oportunidades de crescimento.
ADMINISTRAÇÃO
DE CONFLITO
Estes
líderes fazem um esforço em reconhecer diferentes perspectivas.
Eles se concentram em ajudar todos a encontrarem um ponto em comum em
que possam concordar. Eles permitem a opinião de todos e esforços
diretos para encontrar uma resolução aceitável.
LIDERANÇA
INSPIRACIONAL (INSPIRAÇÃO)
Um
líder que inspira pode mudar pessoas. Sua articulação de missão
compartilhada faz com que outros se juntem a ele. Eles mostram aos
outros a razão por trás do trabalho diário.
TRABALHO
EM EQUIPE
Esses
líderes constroem uma atmosfera de cooperação, ajuda e respeito.
Eles ajudam os outros a se comprometerem ao esforço do grupo. Eles
ajudam uma equipe a desenvolver uma identidade, relacionamentos
positivos e espírito.
Por
Daniel Goleman
Fonte
Administradores