Manter informações
atualizadas, ter foto e recomendações são alguns dos pontos que melhoram o uso
da ferramenta
Há algum tempo o LinkedIn é a rede social
profissional mais utilizada entre aqueles que procuram novas oportunidades de
carreira, aumentar o network ou consumir informações relacionadas ao ambiente
corporativo e suas áreas de atuação. Com isso, a rede passou a ser uma
importante ferramenta de recrutamento e avaliação de candidatos, já que um perfil
pode revelar mais informações sobre o profissional do que um currículo clássico
de papel.
Justamente por isso, é preciso que a pessoa
utilize o site com cuidado, levando em consideração alguns pontos que podem
ajudá-la a aumentar ainda mais a sua visibilidade no LinkedIn e conseguir a
atenção de recrutadores ou novos contatos profissionais importantes para sua
carreira.
“Hoje, a gente já viu que a rede é muito
mais do que um site para procurar emprego. Essa é a quinta razão pela qual uma
pessoa está no LinkedIn. As pessoas usam mais para fazer contato profissional,
para consumir conteúdo ou seguir influenciadores”, observa Fernanda Brunsizian,
porta-voz do LinkedIn.
Para ajudar quem que quer fazer parte da
rede, o iG ouviu especialistas e criou uma lista com oito dicas de como montar
um perfil atraente no LinkedIn e aproveitar ao máximo a ferramenta. Confira:
1 - Preencha todo o
seu perfil
“Às vezes, a pessoa só coloca o nome ou
'estudante de administração'. Isso e nada é a mesma coisa. É como se ela não
estivesse no LinkedIn”, comenta a headhunter Eliane Figueiredo, da Projeto RH.
Quanto mais completo estiver o seu perfil,
melhor será a relevância da sua página no momento em que alguém estiver fazendo
uma busca pelo site. Utilize palavras chaves e termos conhecidos na sua área de
atuação, para que quando um outro profissional faça uma pesquisa que se alinhe
com suas características, você seja encontrado mais facilmente.
2 - Tenha uma foto
De acordo com Fernanda Brunsizian, um perfil
com foto é 14 vezes mais visto do que um perfil sem foto. “Quando alguém faz
uma busca e o seu perfil não tem foto, a pessoa geralmente nem entra. É uma
questão de credibilidade, de poder personalizar aquela informação que você tem.
Na hora em que você não vê a foto em uma rede social, as informações não ficam
tão palpáveis”, diz ela.
No entanto, é preciso lembrar que,
diferentemente do Facebook ou Google+, o LinkedIn é uma rede profissional. Por
isso, evite colocar fotos despojadas demais, a não ser que a sua área de
trabalho já seja mais informal.
3 – Faça novas conexões
- Conecte-se com profissionais interessantes para sua rede de contatos
As redes sociais são uma ótima ferramenta
para melhorar o seu network. Faça uma busca no LinkedIn por pessoas que já trabalharam
ou estudaram com você e comece a fazer novas conexões. Quanto mais pessoas você
tiver conectadas ao seu perfil, melhor será a sua visibilidade. O site
recomenda, porém, que o usuário não adicione pessoas totalmente desconhecidas. Como
a sua lista de contatos pode ser acessada por outras pessoas, adicionar alguém
desconhecido é correr o risco de ter em sua rede alguém que pode não ser um bom
profissional.
Para Rodrigo Miwa, sócio da Hound
Consultoria, voltada ao setor de recrutamento profissional, também é importante
que a pessoa mantenha contato com suas conexões. “É interessante retornar todas
as abordagens que receber. Se você não retornar, pode parecer desinteresse e
você não estará fazendo uso da rede”, diz.
4 - Peça recomendações
Muito visto por recrutadores, o site permite
que os seus contatos façam dois tipos de recomendações sobre você: em uma, as
pessoas endossam as suas habilidades e competências; na outra, elas podem
escrever um texto de recomendação mais completo. Nesta última, é importante que
o usuário peça para que seus contatos façam observações relevantes e que
ressaltem as suas qualidades, não o contrário. De qualquer maneira, ambos os
tipos de recomendações só serão publicados depois da aprovação do usuário.
5 - Customize a sua
URL
Ao criar uma conta no LinkedIn, você ganha
um link próprio para a sua página. É possível customizar este link, permitindo
que você substitua o código numérico por algo mais pessoal, como seu nome e
sobrenome. Desta maneira, além de ser um link mais apresentável do que um monte
de números quando for passar para alguém, também facilita que outras pessoas
cheguem até o seu perfil pela busca.
6 - Faça parte de
grupos e siga empresas e influenciadores
Para quem está no LinkedIn em busca de
conhecimento, é possível fazer parte de grupos de discussão sobre a área em que
atua ou assuntos de seu interesse. Nestes grupos, o usuário ou outros
profissionais podem compartilhar artigos ou até mesmo o seu próprio trabalho. Outra
possibilidade é a de seguir as informações postadas no perfil de empresas ou
dos chamados “influenciadores” – profissionais que são referência na área em
que atuam, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
7 - Veja as vagas
que o LinkedIn indica
Se você entrou no LinkedIn procurando por
uma nova oportunidade de trabalho, é interessante prestar atenção nas sugestões
de vagas que o próprio site faz na sua página. De acordo com Fernanda, a rede
conta com um mecanismo que cruza as informações das vagas de emprego publicadas
pelas empresas com as informações dos usuários. Desta maneira, o LinkedIn
sugere as oportunidades que tenham mais a ver com o seu perfil profissional. Além
disso, o profissional pode fazer a própria busca por vagas abertas no sistema.
8 - Mantenha o
perfil atualizado e ativo
Com várias ferramentas disponíveis e
diversas finalidades de uso, o seu perfil no LinkedIn só será útil se você conseguir
mantê-lo atualizado e usá-lo frequentemente. Da mesma maneira que você não
mandaria um currículo com informações de dez anos atrás para uma empresa,
manter a sua página desatualizada pode impedir que novas oportunidades cheguem
até você, ou que bons contatos profissionais lhe abordem. Ainda que não tenha
nenhuma informação nova para adicionar, tente acessar o seu perfil com uma certa
frequência, para manter-se informado ou verificar se há alguma nova mensagem ou
conexão esperando por aprovação.
Por Murilo Aguiar
Fonte iG Carreiras