Qual
a diferença entre consultoria e assessoria?
O que é consultoria?
Consultoria
pode ser definida como um serviço de aconselhamento contratado por organizações
junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma
forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas
gerenciais e oportunidades de melhoria. A consultoria analisa estes problemas e
aponta soluções, chegando até a facilitar a implantação ou indicar assessores
para que o façam, mas o consultor NÃO participa diretamente da implantação das
soluções e aí está justamente a maior diferença entre consultoria e assessoria.
Basicamente
as atividades da consultoria são palestras, treinamentos, pesquisas, estudos,
comparações, análises, elaboração de pareceres, entre outros.
O que é assessoria?
A
assessoria é o ato de assessorar, ou seja, é o ato de ajudar, assistir,
auxiliar, coadjuvar ou colaborar com determinado processo. Na assessoria os
problemas são identificados e as soluções implantadas com a participação direta
do assessor interferindo nos processos da empresa.
Um
exemplo comum de assessoria é a contábil. Na assessoria contábil a empresa
fornece todos os subsídios para que o contador elabora a contabilidade da
empresa. Veja que o trabalho do contador (assessor contábil) é realizar todos
os cálculos e planejamento tributário, apenas informando e inteirando o
empresário do processo. Outro exemplo bem didático de assessoria é a jurídica.
A empresa contrata o advogado que toma todas as providências em relação aos
processos em que a empresa é parte, havendo a participação do empresário
somente quando indispensável. Basicamente a diferença entre consultoria e
assessoria é que a assessoria entrega a solução pronta, completa, enquanto a
consultoria entrega um parecer, um caminho para que seja implantada a solução.
Qual a diferença entre consultoria e assessoria?
Conforme
informado acima, a maior diferença entre consultoria e assessoria está na forma
de prestação do serviço. O consultor é contratado para realizar um diagnóstico,
identificar falhas ou melhorias possíveis e indicar ao empresário alternativas
para a solução de determinado problema, chegando até a indicar profissionais ou
empresas que possam auxiliar no processo de implantação da solução, mas não
participa diretamente das atividades de implantação em si. O que não o impede
de acompanhar e verificar os resultados.
Já
o assessor é contratado para entregar uma solução pronta, seria como um segundo
passo após a consultoria. O assessor tanto pode iniciar os trabalhos a partir
de um diagnóstico realizado por uma consultoria (ou pelo próprio empresário),
quanto pode começar do zero e passar por toda fase de diagnóstico e
planejamento da solução.
Agora
que você já conhece a diferença entre consultoria e assessoria, cabe a você
decidir qual a mais apropriada para o momento do seu negócio.
Quando utilizar consultoria e quando utilizar
assessoria?
A
consultoria é recomendada quando o empresário deseja ter um diagnóstico
completo da organização e precisa saber por onde começar, conhecer os fatores
críticos de sucesso que não estão sendo bem desenvolvidos, identificar
possibilidade de melhoria na gestão e elaborar um plano de ação para iniciar o
desenvolvimento das soluções.
Em
um mundo ideal todos os pequenos empresários seriam experts em gestão e
administração de empresas, mas, como visto em um dos comerciais do SEBRAE
(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ninguém abre uma
padaria por ser especialista em gestão. De modo geral as Pequenas Empresas
nascem de uma paixão do empresário por seu ramo de atividade, sendo assim,
muitos encontram dificuldade para lidar com a complexidade da gestão de um
pequeno negócio.
Neste
sentido, muitas vezes não vale a pena o empresário investir tempo e dinheiro se
capacitando em algo que não é sua especialidade, sendo mais econômico e
inteligente contratar um assessor para cuidar de assuntos que o empresário
tenha dificuldade em desenvolver.
Portanto,
um bom indicador para que empresário identifique qual a melhor hora para
contratar uma assessoria ao invés de uma a consultoria é quando determinada
atividade lhe consome muita energia e empenho. Vamos exemplificar: suponha que
o empresário é excelente em coordenar os operários no chão de fábrica, mas
perde muito tempo e encontra enorme dificuldade em questões relacionadas a
marketing. É mais indicado contratar uma assessoria em marketing, para que
sobre energia e ele desenvolva outras atividades, do que deixar que este
departamento “se arraste”, de modo que ele não faça 100% nem uma coisa, nem
outra.
Se
você encontra dificuldade em organizar e gerenciar departamentos específicos da
sua empresa, como financeiro, marketing, processos, entre outros, veja se não é
mais vantajoso pedir ajuda de um profissional especializado no assunto para que
lhe sobre tempo e energia para as atividades que agregam mais valor ao seu
negócio.
Fonte
Acerto Consultoria