quinta-feira, 25 de julho de 2024

DIFERENÇA ENTRE CONSULTORIA E ASSESSORIA

Qual a diferença entre consultoria e assessoria?

O que é consultoria?
Consultoria pode ser definida como um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais e oportunidades de melhoria. A consultoria analisa estes problemas e aponta soluções, chegando até a facilitar a implantação ou indicar assessores para que o façam, mas o consultor NÃO participa diretamente da implantação das soluções e aí está justamente a maior diferença entre consultoria e assessoria.
Basicamente as atividades da consultoria são palestras, treinamentos, pesquisas, estudos, comparações, análises, elaboração de pareceres, entre outros.

O que é assessoria?
A assessoria é o ato de assessorar, ou seja, é o ato de ajudar, assistir, auxiliar, coadjuvar ou colaborar com determinado processo. Na assessoria os problemas são identificados e as soluções implantadas com a participação direta do assessor interferindo nos processos da empresa.
Um exemplo comum de assessoria é a contábil. Na assessoria contábil a empresa fornece todos os subsídios para que o contador elabora a contabilidade da empresa. Veja que o trabalho do contador (assessor contábil) é realizar todos os cálculos e planejamento tributário, apenas informando e inteirando o empresário do processo. Outro exemplo bem didático de assessoria é a jurídica. A empresa contrata o advogado que toma todas as providências em relação aos processos em que a empresa é parte, havendo a participação do empresário somente quando indispensável. Basicamente a diferença entre consultoria e assessoria é que a assessoria entrega a solução pronta, completa, enquanto a consultoria entrega um parecer, um caminho para que seja implantada a solução.

Qual a diferença entre consultoria e assessoria?
Conforme informado acima, a maior diferença entre consultoria e assessoria está na forma de prestação do serviço. O consultor é contratado para realizar um diagnóstico, identificar falhas ou melhorias possíveis e indicar ao empresário alternativas para a solução de determinado problema, chegando até a indicar profissionais ou empresas que possam auxiliar no processo de implantação da solução, mas não participa diretamente das atividades de implantação em si. O que não o impede de acompanhar e verificar os resultados. 
Já o assessor é contratado para entregar uma solução pronta, seria como um segundo passo após a consultoria. O assessor tanto pode iniciar os trabalhos a partir de um diagnóstico realizado por uma consultoria (ou pelo próprio empresário), quanto pode começar do zero e passar por toda fase de diagnóstico e planejamento da solução.
Agora que você já conhece a diferença entre consultoria e assessoria, cabe a você decidir qual a mais apropriada para o momento do seu negócio.

Quando utilizar consultoria e quando utilizar assessoria?
A consultoria é recomendada quando o empresário deseja ter um diagnóstico completo da organização e precisa saber por onde começar, conhecer os fatores críticos de sucesso que não estão sendo bem desenvolvidos, identificar possibilidade de melhoria na gestão e elaborar um plano de ação para iniciar o desenvolvimento das soluções.
Em um mundo ideal todos os pequenos empresários seriam experts em gestão e administração de empresas, mas, como visto em um dos comerciais do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ninguém abre uma padaria por ser especialista em gestão. De modo geral as Pequenas Empresas nascem de uma paixão do empresário por seu ramo de atividade, sendo assim, muitos encontram dificuldade para lidar com a complexidade da gestão de um pequeno negócio.
Neste sentido, muitas vezes não vale a pena o empresário investir tempo e dinheiro se capacitando em algo que não é sua especialidade, sendo mais econômico e inteligente contratar um assessor para cuidar de assuntos que o empresário tenha dificuldade em desenvolver.
Portanto, um bom indicador para que empresário identifique qual a melhor hora para contratar uma assessoria ao invés de uma a consultoria é quando determinada atividade lhe consome muita energia e empenho. Vamos exemplificar: suponha que o empresário é excelente em coordenar os operários no chão de fábrica, mas perde muito tempo e encontra enorme dificuldade em questões relacionadas a marketing. É mais indicado contratar uma assessoria em marketing, para que sobre energia e ele desenvolva outras atividades, do que deixar que este departamento “se arraste”, de modo que ele não faça 100% nem uma coisa, nem outra.
Se você encontra dificuldade em organizar e gerenciar departamentos específicos da sua empresa, como financeiro, marketing, processos, entre outros, veja se não é mais vantajoso pedir ajuda de um profissional especializado no assunto para que lhe sobre tempo e energia para as atividades que agregam mais valor ao seu negócio.
Fonte Acerto Consultoria