Sabemos
que o dia a dia do advogado, especialmente aqueles que trabalham sozinhos ou
com uma pequena equipe, é corrida e, muitas das vezes, não sobra tempo para
cumprir todos os compromissos durante o expediente, sendo obrigado a laborar
por 12, 15 horas diárias.
Nessas
condições, não há viabilidade de dominar todas as funções que lhe são inerentes
(produção jurídica, finanças, marketing etc.).
Aliás,
há a máxima de que advogado bom é aquele que tem horário para começar, mas não
tem para terminar. Logo, a hora extra é rotina na vida do causídico.
Não
restam dúvidas de que a visão contemporânea do advogado empreendedor é bem
diferente. Nesta, há a responsabilidade de administrar sem perder a qualidade
de vida, saúde, manter a convivência familiar, descanso...
Assim
sendo, algumas atitudes são fundamentais para maximizar a produção e aumentar a
disponibilidade de tempo. Seguem algumas dicas simples e valiosas:
1. Atue em nichos específicos
O
grande erro do advogado, em especial os iniciantes, é querer atuar em todas as
áreas do Direito.
Ao
decidirmos atuar em nichos específicos, iremos diminuir o tempo de estudo para
solucionar casos que não estamos acostumados.
Se
você atua em todos os ramos, além de ser mais difícil de conseguir reconhecido
como autoridade em determinado assunto, a perda de tempo para estudar caso a
caso, tão diferentes, diminuirá seu tempo disponível, além de, muitas vezes,
não recompensar financeiramente.
2. Organize suas tarefas
Para
conseguirmos administrar melhor nosso tempo, é importantíssimo que utilizemos
um método antigo, porém pouco explorado: a agenda.
Organizar
as tarefas do dia, além de tirar a preocupação da mente, faz com que
organizemos as tarefas da semana e tenhamos a sensação de missão cumprida.
Temos
muitos afazeres. Todavia, seguindo perfeitamente o cronograma, não terminamos
nosso dia com a sensação de que faltou alguma coisa a ser feita.
3. Faça tudo com antecedência
Não
há coisa pior do que deixar para a última hora algo importante. Seguindo a
linha da dica anterior, ao organizar seus dias, é fundamental que estipulemos
nossos prazos com "folga".
Se
você tem um prazo de 15 dias, coloque como prazo fatal para a elaboração da
petição o 13º dia. Desta forma, caso ocorra algum imprevisto, não ficará para a
última hora.
Essa
lição serve para todas as situações de nossas vidas.
4. Cobre pelas consultas realizadas
Uma
das maiores dificuldades dos advogados é a perda de tempo com atendimento de
potencias clientes que, ao final, não fecham contrato.
Por
outro lado, existem amigos/colegas que insistem em "tirar aquela
dúvida", que acabam por nos "roubar" 30/60 minutos preciosos do
dia. Sem contar aqueles que acham que somos advogados 24h por dia, importunando
em festas, casamentos etc.
Tempo
é dinheiro. A partir do momento em que estipulamos valor para as consultas,
reduzimos o número de atendimentos, porém esses se tornarão qualificados,
remunerando o tempo gasto e valorizando a sua advocacia.
Também
não é ruim aumentar o faturamento do escritório. Imagine que você faça 5
consultas por semana pelo valor de R$ 200 reais. São 1 mil reais por semana. 4
mil por mês. Nada ruim, não é mesmo?
Não
tenha medo de fazer porque os outros não fazem. Faça diferente e alcance
resultados diferentes.
5. Telefone celular/whatsapp somente em horário
comercial
É
comum, em especial quando fornecemos número de celular para o cliente, que eles
se sintam no direito de ligar e/ou mandar mensagens em qualquer horário.
Inicialmente,
tenha um número somente para atendimento aos clientes.
Já
recebi ligações aos sábados, domingos, feriados, meia noite... E por aí vai.
Não tem jeito. Deixe bem claro para seu cliente que o atendimento somente
ocorrerá no horário comercial.
Salvo
se for advogado criminalista, não vejo motivo para atender o cliente durante
24h.
6. Andamento do processo: somente com hora marcada ou
por e-mail
Muitos
são os clientes inconvenientes que pedem ou descobrem o número do processo e a
cada modificação no sistema (qualquer ato ordinatório), ligam para que o advogado
explique todo o processo. E esta é a pior parte: temos que explicar tudo mesmo!
Tal
procedimento desperdiça muito tempo do advogado, devendo haver o devido
controle.
Uma
das alternativas é reservar um dia da semana para atender o cliente no escritório.
Ou estipular que o andamento somente será analisado se o cliente enviar e-mail
com solicitação (daí você estipula um prazo para resposta). Também pode ser
requerido por telefone, com dia para resposta (por exemplo, resposta toda
sexta-feira).
Um
método que funciona bem é realizar relatório dos processos e atualizá-los
periodicamente, enviando seu resultado para o cliente (pode ser bimestral ou
trimestralmente). Evita que o cliente entre em contato com o escritório. Você o
procura primeiro, aumentando sua satisfação com o trabalho realizado.
7. Não trabalhe somente por 30%
Cobrando
antecipadamente é provável que diminua o número de processos no escritório.
Pensando de forma diferente, você aumentará o faturamento do escritório e
diminuirá seu trabalho, o que será extremamente benéfico.
Particularmente,
costumo cobrar uma quantia inicial mais 30% ao final do processo.
Por
Abrahão Nascimento Advocacia
Fonte JusBrasil Notícias