Muitos são os
desafios enfrentados pelos profissionais para captar clientes na advocacia com
intuito de tornar a banca mais lucrativa a médio e longo prazos
Muitos são os desafios enfrentados pelos
profissionais para captar clientes na advocacia. Isso se deve por conta do aumento
da competitividade no mercado jurídico durante a última década. Além disso, não
podemos esquecer das limitações legais impostas pelo Código de Ética da OAB.
O cenário pode parecer desfavorável. Porém, com
o avanço da internet, os escritórios de advocacia de pequeno e médio portes
passaram a se sentir cada vez menos intimidados diante da concorrência. Eles
passaram a competir de igual para igual com players maiores. Para lidar com o
expressivo crescimento do número de advogados no Brasil, muitas bancas passaram
a investir em ideias diferenciadas para destacar a marca de forma ética.
As principais iniciativas adotadas pelos
escritórios de sucesso para conseguir captar clientes na advocacia combinam
três fatores:
• Atendimento de qualidade;
• Adoção de estratégias eficientes de
marketing jurídico;
• E a construção de uma promissora rede de
relacionamentos. Todos esses fatores ajudam o escritório a ampliar a carteira
de clientes e otimizá-la, aumentando a lucratividade.
Por isso é cada vez mais estratégico
gerenciar adequadamente o relacionamento com os clientes por meio do uso de um
software jurídico. A modernização na gestão do escritório de advocacia é
considerada uma boa prática a ser adotada. A partir da utilização de
ferramentas tecnológicas, a atuação jurídica dos profissionais se torna ainda
mais eficaz. Características que proporcionam um melhor atendimento aos atuais
clientes e, por consequência, aumentam as chances de captar clientes na
advocacia.
5 dicas para captar
clientes na advocacia
Mesmo com as restrições impostas aos
profissionais no que se refere ao uso da publicidade para captar clientes na
advocacia, não é de hoje que o Marketing Jurídico vem sendo explorado no setor.
O uso de técnicas para fidelizar e conquistar novos clientes está ganhando cada
vez mais força. Principalmente pelo fato de que 45% da população brasileira
está conectada à internet. Países como a China, por exemplo, já usam
aplicativos para conectar clientes e advogados com a ajuda de dispositivos
eletrônicos — uma espécie de Uber jurídico para captar clientes na advocacia. Apesar
dessa ser uma realidade distante para os advogados brasileiros, alguns
escritórios perceberam os benefícios de aumentar a presença online. É o caso do
escritório Koetz Advocacia.
Construa
uma imagem positiva do escritório no ambiente digital
Para conquistar uma presença digital
relevante, é necessário investir em ações de marketing jurídico no dia a dia da
banca. Algumas estratégias já podem ser colocadas em prática, inclusive com
pouca verba. Ao criar e manter um blog para o seu escritório, as pessoas passam
a localizar os seus serviços pela internet com mais facilidade. Afinal, milhares
de pessoas pesquisam no Google por soluções para seus problemas, sejam eles
jurídicos ou não.
Estar bem posicionado na plataforma pode
impulsionar o seu negócio, auxiliando na captação de clientes na advocacia com
baixo investimento. Saiba como posicionar melhor o seu site no Google e conheça
os benefícios dessa prática para captar clientes na advocacia. Além de apoiar
na prospecção de clientes com ética, a iniciativa ajuda a fortalecer a marca do
escritório e ampliar o relacionamento com atuais clientes.
Invista em
networking com clientes e parceiros estratégicos
A forma mais eficaz de captar clientes na
advocacia ainda é a publicidade "boca a boca". Por isso, promover o
networking com os que usam e são parceiros do seu negócio pode contribuir para
o crescimento sustentável da banca a longo prazo. É fundamental incentivar a
gestão eficaz do escritório. Essa iniciativa contribui para que gestores e
profissionais tenham visão mais estratégica da sua carteira de clientes.
Ao conhecer com profundidade os atuais
usuários do escritório, é possível identificar a área de atuação e os trabalhos
mais buscados. Também é possível ver novas demandas jurídicas que estão
surgindo e que podem ser atendidas. Uma gestão de clientes bem feita impacta no
aumento da receita do escritório de advocacia. Isso porque, ao garantir a
satisfação deles, as chances da banca ser recomendada à outras pessoas são
maiores. Além disso, a indicação feita por clientes satisfeitos aumenta a
credibilidade da banca. Como resultado, o seu escritório conquista uma ampla
rede de relacionamentos.
Busque se
diferenciar da concorrência
Em um mercado cada vez mais concorrido, é
importante ter diferenciais nos serviços prestados aos seus atuais clientes. Afinal,
já são mais de 1 milhão de advogados atuantes no Brasil. Investir na ampliação
da rede de relacionamentos pode fazer com que a banca seja recomendada por
parceiros estratégicos e, consequentemente, consiga captar clientes na
advocacia. Além de proporcionar um atendimento de qualidade, os profissionais
precisam ainda marcar presença em eventos e reuniões para promover a sua marca.
Modernize a prática
jurídica do escritório
Investir em ferramentas tecnológicas para
promover uma gestão eficaz do escritório é alternativa para quem deseja
modernizar a prática jurídica. A partir da adoção de um software jurídico que
opera na nuvem, é possível fazer o registro e o acompanhamento de atendimentos
e processos, gestão de tarefas e compromissos, entre outras atividades
relacionadas aos atendimentos.
Além disso, com o uso deste recurso, os
gestores conseguem gerenciar as informações de todas as áreas do escritório de
forma integrada, e acessá-las por meio de qualquer dispositivo móvel conectado
à internet. A tecnologia permite ainda que o profissional tenha uma agenda
jurídica organizada, capaz de proporcionar a integração entre as atividades do
escritório e os compromissos pessoais, o que garante uma atuação mais
profissionalizada.
Incentive uma gestão
de escritório de advocacia estratégica
Integrar todas as iniciativas apontadas
garante uma gestão de escritório de advocacia mais estratégica. Ao modernizar
as principais rotinas administrativas e operacionais da banca torna-se viável a
adoção de iniciativas inovadoras para captar clientes na advocacia sem que isso
impacte na qualidade dos atendimentos prestados.
A informatização dos escritórios de
advocacia é primordial para tornar a rotina dos profissionais mais eficaz e
produtiva, influenciando positivamente na prestação do serviço jurídico de
forma estratégica e com qualidade diferenciada.
Fonte Migalhas