Networking: muita gente perde tempo ao mirar os alvos
errados, diz especialista
Você
conhece a importância do networking - ainda mais num mercado de trabalho
abalado pela crise econômica - e já tentou colocá-lo em prática diversas vezes.
No
entanto, até agora, os resultados têm sido praticamente nulos para a sua
carreira. O que está acontecendo?
Uma
primeira explicação para o fracasso das suas tentativas pode estar num equívoco
conceitual: você pensa que está fazendo networking, mas não está.
Cuidar
da sua rede de contatos não é trocar cartões, bajular colegas e chefes ou
participar eventualmente de um happy hour, diz Frederico Vani, diretor de
recrutamento da consultoria STATO.
Do
que se trata então? “Fazer networking é criar, gerir e preservar relações
profissionais de tal forma que todas as partes envolvidas saiam ganhando”,
define o especialista.
Na
prática, isso significa se posicionar como uma espécie de intermediário do
mercado: alguém que faz a ponte entre quem tem uma demanda e quem pode atendê-la.
“Às
vezes você indica algum conhecido seu para resolver o problema, às vezes é você
mesmo quem faz isso", completa Marcelo Derossi, cofundador do Clube do
Networking.
No
fim, o seu objetivo é ser a pessoa a quem todos recorrem quando precisam de uma
solução.
O
conceito de networking está claro para você e, mesmo assim, os seus esforços
têm sido em vão? Confira a seguir outras 4 possíveis explicações para o
problema:
1. Você está sendo impessoal demais
Como
outros povos latinos, o brasileiro valoriza muito as relações interpessoais -
inclusive quando se trata de trabalho. Por isso, é importante ir além dos
assuntos profissionais num café ou almoço com um novo conhecido, por exemplo.
“Aja
com naturalidade, faça perguntas, quebre o gelo com alguns comentários informais
sobre assuntos diversos”, explica Vani. "A criação de um vínculo pessoal é
o que fará o contato evoluir".
Contudo,
diz Derossi, a informalidade não pode tornar o seu discurso vago ou impreciso:
na hora certa, você precisa ser objetivo e claro quanto ao que deseja em termos
profissionais.
2. Você está sendo derrotado pela preguiça
Outra
possível explicação para o fracasso do seu networking pode estar na quantidade
de energia que você está dedicando a ele.
Segundo
Derossi, muitas pessoas só investem ocasionalmente em seus contatos - sobretudo
quando precisam de algo -, e acabam perdendo o timing da relação. Para render
frutos, o esforço precisa ser contínuo.
No
entanto, há uma diferença importante entre persistência e insistência. “Você
precisa ser obstinado até certo ponto, mas deve ter sensibilidade suficiente
para não se transformar num chato”, afirma o especialista.
3. Você está passando muito tempo na internet
A
tecnologia é uma aliada na gestão de contatos profissionais: redes sociais,
e-mails e aplicativos de mensagens podem e devem ser usados para alcançar os
seus pares.
O
problema está em se entregar à conveniência da comunicação online, e marcar
cada vez menos encontros presenciais.
“A
internet deve ser usada como apoio para preservar contatos, mas nunca para
criá-los do zero”, diz Vani. Até quando você já conhece alguém há anos, é
necessário marcar reuniões cara a cara de vez em quando para reafirmar o
vínculo.
4. Você está mirando os alvos errados
Você
pode não estar cometendo nenhum dos erros acima, mas não será bem-sucedido se
tiver uma visão míope sobre quem pode - ou não - ajudá-lo.
Isso
porque você pode estar superestimando o poder de influência de um determinado
conhecido, diz Derossi.
“Ter
um amigo numa determinada empresa não necessariamente vai abrir as portas para
você conseguir um emprego ou apresentar um projeto para a diretoria",
explica. “O seu contato pode ter menos poder internamente do que você imagina”.
Por
Claudia Gasparini
Fonte
Exame.com