sábado, 16 de julho de 2022

O QUE É FLOW?


Você provavelmente já experimentou o Flow e nem fazia ideia do que se tratava. Basta lembrar de algum momento no qual você estava totalmente absorvido por uma atividade, a ponto de nem perceber o tempo passar: isso mesmo, você estava em Flow!
O estado de Flow é um momento no qual o indivíduo experimenta uma enorme satisfação, de modo que as atividades são realizadas com maior fluidez. Quando uma pessoa está neste estado, ela consegue apresentar melhores resultados. Isso acontece porque o corpo e a mente estão completamente integrados e imersos naquele momento, de modo que o indivíduo realiza sua tarefa com foco, concentração e segurança.
O Flow, também conhecido como estado de fluxo, é uma forma de você se conectar melhor com as pessoas com quem está se comunicando. A partir dele, a conversa simplesmente flui e se desenvolve naturalmente, sem que nenhuma das partes realmente perceba que isso está acontecendo.

Entenda o que é Flow
O conceito de Flow foi desenvolvido pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi e pode ser entendido como um estado no qual a pessoa está tão envolvida em uma atividade que se torna capaz de esquecer do tempo, da fome, da fadiga física e mental, do ambiente e até dos ruídos a seu redor. Este é um momento excepcional em que há engajamento total com a atividade, denominado como experiência de fluxo.
É muito comum que as pessoas passem por experiências de Flow quando estão praticando suas atividades preferidas. Este conceito defende que a qualidade da experiência é mais importante que a sua natureza, ou seja, qualquer atividade pode gerar Flow desde que elementos fundamentais estejam presentes.

A importância do Flow
Nos dias atuais o Flow se faz verdadeiramente importante, pois constantemente somos bombardeados por uma quantidade infinita de informações, as quais não conseguimos processar de maneira efetiva e com as quais, em muitos casos, não conseguimos lidar em nosso dia a dia, algo que, em pouco tempo, nos faz perder completamente a concentração naquilo que estamos fazendo.
Exemplo disso, são as frequentes interrupções que sofremos das notificações que recebemos no celular, de nossas redes sociais, e-mails que não param de chegar, pessoas ao nosso redor conversando, das notícias nos telejornais, ruídos das mais diversas origens, entre outros fatores, que acontecem principalmente quando estamos executando uma atividade realmente importante, seja no trabalho ou na vida pessoal.
Além disso, em nosso cotidiano, nos vemos também, com bastante frequência, diante de diversos conflitos, onde razão e emoção entram em embate, nos impedindo de manter o foco no que estamos desenvolvendo.
Quando isso acontece, é possível observar que nosso pensamento está direcionado para uma coisa, enquanto nossos sentimentos estão caminhando para outra direção e nossas ações indo para um terceiro caminho, que não tem nada a ver com os dois primeiros. Este cenário é um tanto quanto estressante, tendo o poder de causar um desgaste energético no indivíduo, sendo ele mais comum do que se imagina na realidade de muitas pessoas.
E é exatamente neste contexto que o Flow se encaixa, pois o indivíduo que consegue atingir este estado organizado de consciência passa aumentar a sua performance e alcançar melhores resultados em suas atividades. Isso porque quando ele está em fluxo tudo se alinha perfeitamente, ou seja, pensamentos, sentimentos e ações sintonizam-se e concentram-se em apenas uma direção, o que lhe permite dar foco ao que é mais importante e prazeroso para ele naquele momento.

Como atingir o estado de Flow?
Para que o Flow aconteça é necessário contar com a presença de alguns fatores, que nos ajudam, efetivamente e na prática, a alcançar este estado de consciência, onde tudo flui com perfeição ao nosso redor. Veja quais são eles a seguir:

Clareza de objetivos
É preciso ter metas e objetivos claros na mente, caso contrário qualquer atividade realizada não terá sentido e facilmente você perderá o foco daquilo que está realizando. Neste sentido, sempre que tiver lidando com alguma demanda, seja no âmbito profissional ou no pessoal, pare, pense e defina: os motivos pelos quais você está se dedicando a ela, os ganhos e o que você vai atingir ao cumpri-la.
Dessa maneira, fica muito mais fácil manter a concentração e entrar em Flow sem nem mesmo perceber.

Foco e concentração
O estado de Flow simplesmente não acontece se não trabalharmos a nossa capacidade de nos concentrarmos naquilo que verdadeiramente importa para nós no exato momento em que estamos nos dedicando a isso. Neste sentido, é preciso manter a nossa atenção realmente focada, nos limitando apenas ao que estamos realizando, sem nos deixar interromper por quaisquer tipos de distrações que surjam em nossa mente ou ao nosso redor.

Esqueça a autoconsciência
Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que o foco para o qual o estado de fluxo vai te levar é para a atividade que você está desenvolvendo, fazendo com que você perca completamente o sentimento de autoconsciência que existe em você. Isso quer dizer, que os seus sentimentos, emoções, pensamentos, sensações físicas, entre outros fatores, serão deixados de lado, pois a sua mente e corpo estarão voltados apenas para a tarefa que está sendo realizada.

Distorção do tempo
Ao entrarmos em Flow, nós simplesmente esquecemos de tudo o que está acontecendo ao nosso redor. Essa conexão real e verdadeira com a atividade que estamos executando faz com que acabemos por perder completamente a noção do tempo, nos dando, assim, uma sensação de distorção deste.

Feedbacks imediatos e constantes
Precisamos saber, de forma imediata, de preferência, se o que estamos fazendo está trazendo os resultados que esperamos ou não. Sendo assim, é fundamental contar com feedbacks constantes ao longo do processo, para que assim tenhamos a oportunidade de corrigir possíveis falhas e finalizar a tarefa a nós demandada.

Equilíbrio entre habilidades e demandas
Em hipótese alguma a atividade a qual devemos nos dedicar pode se tornar um desafio que estão além de nossas possibilidades. Isso quer dizer que não podemos nos dedicar a algo que não esteja de acordo com as habilidades e competências que possuímos, pois caso isso venha a acontecer, as chances de nos perdermos no meio do caminho e acabarmos perdendo o Flow são grandes.

Controle pessoal
Outro ponto de verdadeira importância para que consigamos verdadeiramente atingir o Flow é ter controle pessoal. O que quero dizer com isso e que precisamos controlar, de maneira efetiva, a situação na qual estamos envolvidos ou a atividade a qual estamos os dedicando, pois somente assim teremos a chance de atingir plenamente o estado de fluxo.

Recompensa
Não necessariamente precisa ser financeira, mas é importante que tenhamos algum tipo de recompensa ao finalizarmos a atividade. Isso faz com que a nossa dedicação, concentração e foco sejam ainda maiores, o que nos dá a sensação de que não precisamos nos esforçar tanto para executá-la e nos permite atingir o Flow de forma plena e efetiva.

Integração com a atividade
A sensação que a pessoa tem quando entra em Flow por completa, é que ela e a atividade que está executando são uma coisa só, ou seja, ela se sente tão absorvida pelo o que está fazendo que é como se fizesse parte integrante da tarefa em si. 
Estes são todos os pontos que compõem o Flow. Porém, para que ele se caracterize, não necessariamente todos eles precisam estar presentes para que um indivíduo alcance, efetivamente e na prática, o estado de fluxo.

Fonte IBC  - Instituto Brasileiro de Coaching