quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

NOVE DICAS PARA REABILITAR SUA REDE DE CONTATOS PROFISSIONAL

Com as redes sociais, o networking ganhou um novo status. É preciso seguir algumas regras para manter a rede ativa e renová-la

Com as redes sociais, o networking ganhou um novo status, segundo especialistas em carreira

A palavra “networking” faz com que muitas pessoas se encolham. Embora muitos ainda acreditem que lançar mão da rede de conhecidos — ex-colegas de faculdade e de trabalho, clientes e antigos chefes — seja uma forma pouco ética de obter vantagens na hora da disputa de uma vaga, esta é, na verdade, segundo os especialistas, a melhor forma de progredir na carreira.
Por isso, caso tenha feito uma aposta errada no passado, nada de entrar em desespero e desistir de vez da sua rede de contatos. Graças à internet e às redes sociais, o networking se reabilitou e ganhou um novo status em todos os níveis profissionais. Além de “rever” pessoas com as quais não falávamos há tempos, o uso das redes sociais permite que conheçamos pessoas e empresas de nossa área de interesse, troquemos ideias e conselhos. Para tirar o melhor proveito desta nova forma de networking e reabilitar nossa rede de contatos, o site americano de carreira CareerBuilder listou nove dicas do coach e especialista em carreira Kim Monaghan. Confira:

Faça perguntas 
Isso ajuda a orientar o processo, e demonstra que a pessoa veio preparada com perguntas concretas que a mantenham no caminho certo e na hora certa.

Seja um bom ouvinte — As pessoas adoram compartilhar a sua história. Além disso, é uma ótima maneira de aprender com a experiência e conhecimentos dos outros.

Estar cara a cara 
Marcar uma reunião é mais pessoal e expressivo e demonstra respeito pela posição de seu interlocutor.

Mostre o seu melhor 
Mostre seus pontos fortes, sujas habilidades, mas não de uma forma dominadora. As pessoas gostam de se conectar com outras pessoas que têm propósitos e se orgulham do que fazem.

Boa apresentação e gentileza — Se vista para o sucesso, seja amável e gentil e trate a outra pessoa como se ela tivesse autoridade para contratar ou promover.

Respeite o tempo do outro 
Chegue na hora, saia no horário previsto e não abuse da generosidade de alguém programando muitas reuniões, a menos que seja uma solução mutuamente acordada.

Peça referências 
Networking é conectar e compartilhar conexões. Se o seu contato foi gentil o suficiente para compartilhar referências, manter contato com essas pessoas demonstra respeito.

Mantenha uma atitude positiva 
Mantenha-se positivo. Mesmo que você tenha sido demitido ou está enfrentando um desafio de trabalho, este não é o momento para despejar seus problemas nos outros. Se você estiver confiante de que boas coisas vão acontecer, vai deixar uma boa impressão.

Diga “obrigado” e agradeça novamente 
Agradeça o tempo gasto com você e, depois da reunião, mande uma mensagem de agradecimento escrita (vale um e-mail) pela atenção que lhe foi dispensada.

Fonte O Globo Online