O tempo que um recrutador leva para decidir
se um currículo merece ou não uma análise mais cuidadosa é de menos de dez
segundos. A primeira impressão é, portanto, essencial. "Você precisa criar
a atração para um primeiro encontro", diz Fernando Mantovani, diretor
geral da consultoria Robert Half.
Não adianta, então, encher páginas e páginas
com todos os detalhes de seu histórico profissional. Recrutadores recomendam
que o currículo não passe de duas folhas -até quatro são aceitáveis numa
posição de gerência, segundo André Ferragut, da recrutadora Hays.
Todas as experiências, porém, devem estar
incluídas, mesmo as temporárias, autônomas ou projetos pessoais.
Se for difícil condensar o histórico, pode-se
detalhar os cargos ocupados nos últimos dez anos e só mencionar o resto. "Experiências
que não contribuem para o que você quer fazer agora podem ser bem sucintas",
orienta Patricia Paniquar, consultora de carreira da Lee Hecht Harrison.
A ordem das informações também importa e
pode alterar o resultado. Como o recrutador é rápido na hora de decidir se o
candidato vale a pena, informações mais importantes devem vir primeiro: após o
cabeçalho, uma linha com objetivos do candidato, sua formação e, só depois, histórico
profissional, do cargo mais recente ao mais antigo.
O importante é focar no conteúdo: enfeitar o
currículo para chamar a atenção pode ser um tiro no pé.
"Na dúvida, vá no modelo básico. Destaque
apenas os títulos em negrito, mas não use muitas cores. A entrevista é o
momento ideal para mostrar sua criatividade", diz Luiza Rondinelli, gerente
de recrutamento e seleção da Randstad Professionals.
Pensar em layouts diferentes só vale a pena
se a empresa para o qual o candidato está se aplicando for mais informal.
"Ambientes de marketing ou vagas de trainee podem ter formato e visual
diferentes, com gráficos", afirma Gabriel Santos, gerente sênior da
consultoria Talenses.
Mostre poder de
síntese e senso de prioridade já no primeiro contato
Sem experiência
Quem estiver ingressando no mercado deve
colocar no currículo experiências pessoais que possam ajudar a carreira de
alguma forma, orienta Rodrigo Vianna, presidente da Mappit, recrutadora
especializada em início de carreira.Intercâmbios, domínio de línguas, habilidades
com tecnologia, participação em empresas juniores ou trabalhos voluntários
podem ser incluídos.
Cabeçalho
Deve
conter dados pessoais básicos -nome,
endereço, celular e email-, diz o consultor Josué Bressane. Estado civil e idade
são opcionais.
Objetivos
É importante resumir em até cinco linhas que
tipo de cargo busca e em que área, para que o recrutador veja de cara se seu
perfil bate com o da vaga.
Estudos
Devem vir antes do histórico profissional. Segundo
Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half, às vezes a vaga exige um
diploma ou registro profissional, como OAB, então a formação pode ser decisiva.
É nesse tópico que entra uma pós-graduação. Se tiver cursado uma faculdade não
há necessidade de colocar onde fez o segundo grau, diz Josué Bressane. Logo
abaixo pode vir o domínio de idiomas -e é importante ser sincero.
Sem firulas
É comum que os currículos sejam analisados
primeiro por um computador, e imagens atrapalham. "Podem achar que fica
bonito, mas imagens confundem o algoritmo", diz André Ferragut, da
consultoria Hays.
Layout
Use tópicos em vez de texto corrido, para
facilitar a leitura. "Tem que ser visualmente atrativo, com intervalos, sem
blocos de texto muito grandes'", diz Ferragut. Melhor um currículo mais
longo e espaçado do que um muito condensado.
Destaques
Antes de elencar tudo o que fez, um
parágrafo de até dez linhas pode sintetizar suas qualificações.
Histórico
Experiências profissionais devem ser
listadas da mais recente para a mais antiga. Escreva o nome da empresa, a
localização e uma breve descrição de seu porte e atividades. Todos os cargos
exercidos devem ser elencados, com data. Liste tarefas e conquistas. Mas não
precisa escrever o óbvio. "Se você foi diretor, é claro que geriu pessoas",
diz Fernando Mantovani.
Quantifique
Transforme suas conquistas em números.
"Isso é importante para que o leitor entenda o tamanho do seu desafio e
resultado", diz Amanda Guedes de Oliveira, da Randstad Staffing. Redução
de custos e retorno de investimento são indicadores que mostram o resultado do
seu trabalho.
Palavras-chave
O currículo deve ser adaptado para cada vaga,
diz o consultor de carreiras Robert Wong. A escolha de termos utilizados
importa -na dúvida, veja as palavras utilizadas no anúncio da vaga.
Formato
O currículo deve ser enviado, de preferência,
como um arquivo de Word. Se for em PDF, evite o uso de caixas de texto, que
confundem os algoritmos que fazem a análise inicial do currículo.
Linguagem
Especialistas recomendam o uso de terceira pessoa
no currículo, por ser mais formal.
Por Fernanda Reis
Fonte Folha de S. Paulo