Autor do livro "Muito
trabalho, pouco stress" lista quais as resoluções que você não pode
esquecer este ano
Você já fez todas as perguntas necessárias
para avaliar 2023, montou seu planejamento e, agora, enfim, está encarando o
primeiro dia útil do ano. Antes que você comece a sabotar todas essas resoluções,
confira quais os hábitos que não devem ser deixados de lado em 2024 segundo
André Caldeira, CEO da Propósito e autor do livro “Mais trabalho, menos Stress”.
“Nós somos absolutamente disciplinados com
os deadlines do trabalho, mas não usamos essa disciplina para o nosso lado
pessoal”, afirma Caldeira. “O tempo vai passar muito rápido. Você vai piscar e
o ano vai acabar de novo. A resposta para tirar os planos do papel está em cada
um de nós. O que não pode é fingir que não tem dificuldade”.
Seja moderado nas
redes sociais
Não é preciso colocar as redes sociais na
sua lista negra e considerá-las como vilãs. Em certa medida, elas até podem ser
úteis para a sua carreira. O segredo, segundo o especialista, é saber como e
quando usá-las.
Tal equilíbrio varia de acordo com sua função
e setor em que atua. Mas em qualquer situação, a dica é ter controle dos
impulsos para checar as redes sociais e discipliná-los a algumas visualizações
de cinco minutos por dia. Faça o teste e descubra se você sabe usar as redes
sociais em prol da sua carreira.
Faça listas (do
jeito certo)
Os brasileiros até podem ser o povo que mais
faz listas de atividades no trabalho (segundo pesquisa do LinkedIn, 73% dos
profissionais do país cultivam este hábito), mas isso não necessariamente os
tem tornado mais produtivos. Motivo? Por aqui, usamos mal o recurso.
A dica, segundo o especialista, é fazer um
planejamento semanal das atividades que tem que desempenhar no trabalho. “Reavalie
formalmente seu checklist, analisando o que é urgente, importante e necessário”,
diz. Confira outras dicas para aprender a fazer listas de um jeito mais eficaz.
Deixe sua mesa
sempre organizada
Você até pode ter a desorganização como um “estilo
de vida”. Mas, acredite, uma mesa organizada é fundamental para uma boa
administração do seu tempo no trabalho e, consequentemente, para a
produtividade, segundo especialistas. Então, se tudo o que você vê ao redor é desordem,
veja o passo a passo para organizar sua mesa de trabalho e cheque quais os
objetos devem ser limados dali.
Desconecte-se
Se por um lado a mobilidade tecnológica (com
smartphones e tablets) trouxe diversos benefícios (e confortos) para as vidas
pessoal e profissional, por outro inaugurou (e sutilmente fortaleceu) o mito de
que bom profissional deve estar ligado ao trabalho em esquema 24 por 7. Segundo
Caldeira, é essencial (até mesmo para o rendimento na carreira), “uma mudança
de frequência, desconectar-se do trabalho para poder aproveitar plenamente as
outras dimensões da vida”.
Dica: não fique o tempo todo checando o
celular ou o e-mail corporativo. Quando estiver com a família, com os amigos ou
apenas consigo mesmo, faça de tudo para viver aquele momento plenamente. Sem
ter a cabeça no projeto que já consome, no mínimo, 40 horas da sua vida por
semana.
Tenha um hobby
Ter um hobby não é (necessariamente) para
uma carreira de sucesso. Mas, segundo especialistas, é uma boa estratégia para
chegar lá com sanidade mental, no mínimo. Em alguns casos, podem trazer outros
benefícios e ajudar a desenvolver algumas habilidades comportamentais. Confira 8
hobbies com essas características
Durma mais
“Como não inventaram uma forma de
flexibilizar as 24 horas do dia, onde a gente invade? Na vida pessoal e,
depois, no sono”, diz Caldeira. “Salvo quem tem um metabolismo privilegiado, as
pessoas precisam dormir de seis a oito horas por dia. Se sabotar isso, estará criando
uma armadilha para sim mesmo e limando a própria produtividade”, diz.
Cuide da sua saúde
È essencial colocar sua saúde em lugar de
destaque nas suas prioridades de vida. Ou seja, deixar para ir ao médico apenas
quando a dor aparecer não é a atitude mais adequada. Exames preventivos e
consultas médicas esporádicas devem entrar para a sua rotina. Bem como um
cuidado dobrado com a postura no ambiente de trabalho e com os hábitos
alimentares.
Por Talita Abrantes
Fonte Exame.com