Dizer não, exercitar-se, adotar um hobby e conversar
sobre possibilidade de horário flexível são algumas das sugestões de
especialistas
Com
as tecnologias fazendo com que o limite entre a vida pessoal e profissional
fique cada vez mais confuso, é hora de profissionais reavaliarem se não estão
passando dos limites quando o assunto é trabalho. Isso porque uma pesquisa apontou que 22% dos profissionais estavam insatisfeitos com o equilíbrio
entre a vida pessoal e profissional, 53% chegavam em casa cansados demais para
as tarefas domésticas várias vezes por mês e 30% tinham dificuldades para dar
conta das atividades familiares por causa de trabalho em excesso.
Veja
abaixo 14 dicas para equilibrar melhor trabalho e vida pessoal neste ano que
está começando.
1) Diga não
Pratique
a arte de dizer não. Isso vale para o trabalho e para a vida pessoal. Você não
é obrigado a aceitar todos os convites que recebe e também pode dizer que está
sobrecarregado quando o chefe lhe passa mais uma tarefa. “O mundo se abre
quando você aprende a dizer sim para as oportunidades certas e não para as
erradas”, diz a escritora americana Marley Majcher.
2) Aproveite o trânsito
Se
o trânsito estiver ruim no caminho para o trabalho, ligue o rádio ou ponha para
tocar suas músicas prediletas, sugere a psicóloga Márcia Merquior, do Vita
Check-Up Center. Se dirigir o deixa muito estressado, pense em ir até o
trabalho de ônibus ou de metrô, já que o transporte público permite que você
leia ou até mesmo cochile.
3) Exercite-se
Márcia
Merquior ressalta também a importância da atividade física: tente fazer com que
essa meta seja realmente cumprida em 2024. “Invista em alguma atividade física
aeróbica, pelo menos três vezes por semana, por no mínimo meia hora. Além de
melhorar a autoestima, relaxa e alivia as tensões. E caminhe, sempre que for
possível”.
4) Peça ajuda
Não
pense que precisa ser o super-homem ou a mulher-maravilha para ter respeito no
trabalho ou para ter a família perfeita. Admitir que precisa de ajuda é um
passo importante para ter mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Não se deixe sobrecarregar: saiba quando é o momento de delegar, de montar uma
equipe ou de contratar um assistente, afirma Willo O'Brien ao Huffington Post.
E não hesite em pedir auxílio a alguém da família para tomar conta dos filhos,
por exemplo.
5) Adote um hobby
Vale
fazer aula de canto, de patins ou de costura — uma coisa nova que você queira
aprender ou algo que gostaria de aprimorar. “Fazer pequenas coisas prazerosas
fortalece a autoestima e traz a sensação de que também temos direitos e não
apenas deveres”, destaca Márcia Merquior.
6) Desconecte-se
É
verdade que, cada vez mais, a linha ente vida profissional e pessoal se
confunde. E a tendência é que isso ocorra ainda mais, com o desenvolvimento das
tecnologias. Por isso é importante que cada um saiba desenvolver uma estratégia
própria para lidar com a tecnologia, afirma Ryan M. Johnson, da WorldatWork.
Para um profissional, pode funcionar desligar o celular corporativo no fim de
semana. Para outros, pode ser que dê certo reservar uma hora por dia para
checar e responder e-mails. “Nós, como funcionários e empregadores, precisamos
encontrar maneiras para que esses dois mundos coexistam de uma forma que não
comprometa a produtividade e nem aumente o estresse”, diz Johnson.
7) Almoce com calma
Evite
comer sanduíches em frente ao computador e os pratos congelados em excesso.
“Coma bem e não engula a comida. Mastigue o mais devagar que puder, procurando
saborear os alimentos. Depois, tente caminhar um pouquinho, dez minutos que
seja, pois isso já ajuda na digestão e no relaxamento”, diz a psicóloga do Vita
Check-Up Center.
8) Adote um horário flexível
Converse
sobre a possibilidade de um horário flexível no trabalho. No Brasil, mais
empresas estão aderindo a jornadas de trabalho flexíveis: vale negociar para
chegar mais cedo por conta do trânsito ou para trabalhar em home office em
alguns dias da semana. Não tenha medo de discutir com o RH sobre essa
possibilidade — a empresa pode te surpreender com uma resposta positiva. Além
disso, lembre-se que não há motivos para se sentir mal em relação aos colegas
se optar pelo horário flexível e eles não. Cada um sabe como se organizar
melhor.
9) Vá ao médico
Não
deixe para depois suas consultas, seja com o dentista ou com o médico para
fazer um check-up. “Cuidar de você é um passo importante para obter um melhor
equilíbrio”, afirma a especialista em carreiras americana Cindy Goodman. Clique
aqui para fazer um teste e avaliar seu nível de estresse.
10) Tire as suas folgas
Uma
pesquisa feita pela Society for Human Resource Management (Sociedade para a
Gestão de Recursos Humanos) descobriu que 61% dos funcionários nos Estados
Unidos tinha uma média de três dias de folga vencidos. “Não negligencie seu
tempo de descanso. Além disso, os chefes deveriam encorajar seus funcionários a
tirar a suas folgas, mesmo que sejam de apenas um ou dois dias de cada vez”,
acredita Cindy Goodman.
11) Avalie se o emprego compensa
Você
trabalha 14 horas por dia, não tem tempo para ver a família ou para fazer um
curso? Será que realmente vale a pena continuar nesta empresa? Embora a maioria
das companhias ainda seja resistente aos horários flexíveis, é possível
encontrar aquelas que têm opções que podem se encaixar melhor no seu estilo de
vida. “Muitos projetos já provaram que quando um time de profissionais
independentes é encorajado a ter seus próprios planos sobre quando e como
querem trabalhar, a produtividade aumenta consideravelmente”, pondera Ron
Ashkenas em artigo na Forbes.
12) Agrade a você
“Muitos
de nós vivemos para agradar aos pais, aos cônjuges, aos colegas ou aos chefes.
Não faça isso. Foque em conquistar o que você quer”, sugere o autor britânico
Stephen Bruyant-Langer.
13) Gerencie o seu tempo
Pesquisadores
britânicos do Direct Line descobriram o quanto uma pessoa gasta em média para
realizar as principais atividades do dia a dia. Use a pesquisa como base para
se organizar melhor e gerenciar melhor o seu tempo. Café da manhã: 22 minutos.
Banho: 21 minutos. Transporte: 1 hora e 26 minutos. Checar as redes sociais: 18
minutos. Trabalho: 8 horas e 9 minutos. Ler jornais e sites: 18 minutos.
Almoço: 53 minutos. Tempo com família e amigos: 49 minutos. Tempo pessoal: 1
hora e 6 minutos. Jantar: 1 hora e 4 minutos. Resolver burocracias: 45 minutos.
Ver televisão: 1 hora e 3 minutos. Dormir: 7 horas e 26 minutos.
14) Faça um curso
Aprenda
algo novo em 2024 seja um curso voltado para a sua carreira ou um que
contemple os seus interesses pessoais. Não use a falta de tempo como desculpa
para não estudar. “Sempre quis aprender espanhol ou a andar a cavalo? Pesquise
as opções no início do ano e se matricule. Assim, também terá uma perspectiva
boa para lidar melhor com o estresse do trabalho”, sugere a coach inglesa Amana
Walker.
Fonte
O Globo Online