Telefones fixo e móvel
e TV por assinatura podem ser cancelados por até quatro meses sem cobrança de
taxa
Em tempo de férias, quem se ausenta por um
período mais longo e deixa a residência desocupada pode pedir a suspensão de
alguns serviços, como os de telefonia fixa e móvel e TV por assinatura, estes
sem custos para desligar e religar e sob a condição de o consumidor estar em
dia com os pagamentos. Água e luz também podem ser suspensas. No entanto, há cobrança
de taxa. Quem dá a dica é o Procon-SP.
Possibilidade que traz um bom alívio ao
bolso do consumidor ou pelo menos serve para amenizar o estouro no orçamento,
que neste período pode ocorrer em razão das contas de IPTU, IPVA, gastos
material escolar e com as próprias férias.
Para negociar os cancelamentos destes cinco
serviços é necessário entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao
Consumidor (SAC) de cada fornecedor. Para se precaver de problemas, o Procon-SP
orienta o consumidor a anotar o número do protocolo de atendimento.
Para outros casos, como suspensão de
internet, assinatura de revistas e jornais, é necessário verificar no contrato
ou junto ao fornecedor se existe esta possibilidade e quais as condições para
isso: se há cobrança e qual o prazo e os procedimentos a serem adotados para
realizar a solicitação. Pois, para estes, não há regras predeterminadas.
As regras de cada
serviço
Telefone fixo - é chamado de ‘desligue temporário’ e o
consumidor tem de estar em dia com os pagamentos. O prazo para suspensão varia
de um mês a quatro meses, uma vez por ano e não há cobrança de taxa para
suspensão e reativação. A assinatura mensal não pode ser cobrada.
Telefone móvel - a suspensão pode ser feita pelo prazo de
um a quatro meses, uma vez por ano. Não há ônus para o consumidor e também é necessário
estar em dia com os pagamentos.
TV por assinatura - pode ser feita pelo prazo de um a quatro
meses, uma vez a cada ano. Não há ônus para o consumidor e também é necessário
estar em dia com os pagamentos.
Água - o prazo pode ser negociado com a concessionária.
Existe cobrança para a supressão e para a religação do serviço.
Energia Elétrica - cada concessionária possui regras específicas.
Para verificar as condições, o consumidor precisa entrar em contato com a
empresa que atende sua região.
Fonte O Globo Online