Confira as sugestões de dois especialistas para
aumentar as chances de sucesso no networking virtual, que já supera o
presencial, segundo pesquisa
Engajamento em publicações e comentários é importante
para se manter no radar dos profissionais
A
rotina de trabalho agitada aliada à facilidade de comunicação em plataformas
eletrônicas fez com que o networking virtual tenha superado o presencial.
Pesquisa
da Robert Half revelou esta tendência. Entre 651 executivos
entrevistados, 83% são adeptos da modalidade, enquanto 72% ainda preferem os
contatos pessoais.
“O
LinkedIn é uma realidade, faz parte do dia a dia, está na tela do computador
das pessoas, enquanto o networking presencial exige disponibilidade de tempo
para ir a encontros, reuniões, eventos”, diz Juliana Alves, gerente da Hays.
De
acordo com especialistas, o contato virtual não exclui a necessidade de apostar
no networking presencial e deve ser usado como uma primeira forma aproximação.
E,
mais do que isso, a atuação em redes sociais profissionais e o uso de emails
também devem ser pautados por algumas regras de etiqueta.
“Se
a pessoa não souber como se comportar pode ser um tiro no pé”, diz Juliana,
lembrando que algumas empresas criaram até código de conduta nas redes para
seus funcionários. “Se tiver, é bom seguir”, diz. Confira quais são as outras
sugestões dos dois especialistas consultados:
1 Comunicação clara objetiva e positiva
“Existem
coisas que são comuns aos dois lados, tanto no networking presencial quanto no
virtual, que são a clareza na conversação e a objetividade”, diz Fábio Saad, gerente
sênior da divisão financeira da Robert Half.
Na
medida do possível procure ter uma atuação mais positiva. Evite ficar usando as
redes sociais profissionais para ficar reclamando das empresas, dos colegas de
trabalho ou da falta de oportunidades no mercado. “As pessoas não gostam de
ficar ouvindo histórias ruins”.
Juliana
Alves, da Hays, concorda. “O espaço para postagens no LinkedIn não é lugar para
fazer desabafo”, diz. Para postagens mais pessoais prefira redes sociais, como
Facebook.
2 Explique o motivo do interesse profissional na
conexão
Sabe
aquela frase padrão do LinkedIn: gostaria de adicioná-lo à minha rede de
contatos? Ninguém dá a mínima atenção para ela.
Personalizar
a mensagem é a dica de Juliana Alves para se destacar e chamar a atenção de
quem você gostaria de ter na sua rede. Mas seja objetivo: “tem gente que gasta
um parágrafo para dizer oi. Tem que ser sucinto”, diz Saad.
Os
dois especialistas dizem também ser de extrema importância explicar o motivo do
seu interesse. “O foco das conexões devem ser as pessoas com as quais há
sinergia profissional”, diz Juliana.
3 Cultive os relacionamentos
O
fato de ter uma pessoa na sua rede de contatos não significa muita coisa em
termos de networking. “No virtual, como na modalidade presencial, não adianta
ficar tempo demais sem cultivar o relacionamento e, da noite para o dia, pedir
emprego”, diz Saad.
O
engajamento em publicações e comentários é importante para se manter no radar
dos profissionais. “Tem que criar laços”, diz Saad.
4 Compartilhe informações relevantes
Ao
decidir expor sua imagem no LinkedIn ou em alguma outra rede social
profissional, faça com conteúdo, recomenda Juliana.
Participação
ativa em grupos e publicações no seu perfil devem ser relevantes se o seu
objetivo é se tornar uma referência na sua área.Do contrário você estará
poluindo o feed de atualizações e prejudicando a sua imagem profissional,
segundo os especialistas.
5 Peça recomendação só para quem você indicaria como
referência
A
regra na hora de solicitar uma recomendação é essa: peça para pessoas que
conhecem o seu trabalho e que poderiam dar referências profissionais suas a um
recrutador.
Juliana
tem notado que muitas vezes falta bom senso nessa hora. Por ser headhunter, ela
recebe pedidos de recomendação de pessoas que não conhece. “Esse é pior dos
mundos e eu nem respondo”, diz.
“Ao
pedir recomendação para quem não conhece o seu trabalho ou não se sente à
vontade para falar, o profissional estará incomodando esta pessoa”, diz Saad.
6 Recomende só quem você, de fato, indicaria para uma
oportunidade
A
regra da indicação vale também hora de recomendar alguém no LinkedIn. Embora
Saad diga que, certamente, o peso de uma recomendação virtual é menor,
lembre-se de que é o seu nome e a sua credibilidade que estão em jogo.
Juliana
também alerta para a prática de recomendações “casadas”. “Não pega bem para o
profissional quando a gente percebe que é algo combinado”, diz.
Por
Camila Pati
Fonte
Exame.com