O
WhatsApp é um aplicativo que veio para facilitar a comunicação
entre as pessoas, servindo também como uma excelente ferramenta de
trabalho, inclusive para advogados. Para usar o aplicativo da forma
ideal é preciso separar bem as situações: contatos de trabalho
devem ser tratados profissionalmente e contatos pessoais nas horas
devidas. Veja, a seguir, algumas boas práticas para, você advogado,
usar o WhatsApp em sua rotina diária:
1.
ATENTE-SE NO PRIMEIRO CONTATO
Quando
fizer o primeiro contato com uma pessoa, a regra básica é:
cumprimentar, se apresentar, informar o assunto que precisa tratar,
explicar (se necessário) e se despedir, em seguida. Ou seja: é
preciso ser o mais breve possível na mensagem e aguardar a resposta.
2.
LIMITE OS HORÁRIOS EM CONTATOS PROFISSIONAIS
Os
assuntos profissionais vêm se tornando cada vez mais frequentes no
WhatsApp. Nesse caso, é importante contatar na hora certa, ou seja,
quando estiver em horário de trabalho. Depois do expediente, só
mande qualquer mensagem se for algo extremamente urgente, pedindo as
devidas desculpas pelo horário.
3.
QUANDO VISUALIZAR, RESPONDA
Sempre
que visualizar uma mensagem, não se esqueça que a pessoa que enviou
fica sabendo e, portanto, se estiver livre, responda imediatamente.
Se precisar saber mais sobre o assunto, informe que irá retornar
depois. Se estiver ocupado, informe apenas que não pode conversar no
momento e que vai retornar assim que estiver livre.
4.
NÃO COBRE UMA RESPOSTA DE IMEDIATO
Da
mesma forma que você pode não responder de imediato, a pessoa
também pode estar ocupada. Não fique enviando pontos de
interrogação. Isso apenas mostraria uma atitude não profissional.
Simplesmente, aguarde e, se o assunto for de extrema urgência, faça
uma ligação e passe a informação da forma mais objetiva possível.
5.
EVITE ÁUDIOS E ELIMINE ÁUDIOS LONGOS
Embora
o áudio seja muito mais prático, é melhor evitá-lo em conversas
profissionais. Muitas vezes, a pessoa com quem quer falar não vai
poder ouvir. A mensagem de texto é muito mais fácil de ser vista em
qualquer situação. O áudio só deve ser utilizado em última
instância e deve ser rápido. Se for longo, faça uma ligação.
6.
NÃO ENVIE MENSAGENS PESSOAIS A CONTATOS PROFISSIONAIS
A
menos que seja uma pessoa bastante próxima, deve restringir as
mensagens a assuntos profissionais. E nunca compartilhe – mesmo com
contatos profissionais mais íntimos – mensagens sem antes
verificar a fonte. As fake news estão sendo motivo para
investigações e você, como advogado, deve se portar de acordo com
sua profissão.
7.
NÃO UTILIZE GRUPOS, A MENOS QUE SEJA NECESSÁRIO
Os
grupos no WhatsApp, para questões profissionais, devem ser feitos
apenas com as pessoas envolvidas. Além disso, os assuntos devem ser
restritos ao objetivo do grupo. São regras simples e práticas que
podem e devem ser aplicadas em todos os seus contatos.
Por
Nathalie Aparecida de Oliveira
Fonte
JusBrasil Notícias