Descrever as funções
em um título atraente melhora a performance na rede social
Uma das grandes dúvidas de quem deseja
manter um perfil de sucesso no LinkedIn é como escrever um título que descreva
de forma precisa e atrativa sua profissão e as principais qualificações. Localizado
logo abaixo do nome na página do perfil do usuário, o título é o que as pessoas
veem nos resultados de busca quando procuram pelo profissional.
Muitas pessoas não exploram essa
oportunidade. Em vez disso, pulam direto para as configurações que o LinkedIn
pede por padrão e preenchem os campos com o título dos últimos empregos e o
nome das empresas.
Informações como “presidente na empresa X”, “consultor
sênior na empresa Y” ou “estrategista de negócios na empresa Z” parecem bons, mas
não dizem muita coisa. A menos que o recrutador conheça a empresa em questão e
saiba como é seu funcionamento interno, ele não terá muita noção de quais
funções eram desenvolvidas pelo dono do perfil enquanto integrava sua equipe.
A solução para isso é simples: personalizar
o título do perfil. A dica consiste em descrever o que você fazia e quem você
ajudava. Com base nessa tese, o site da revista Fast Company compilou dicas de
como otimizar o seu perfil no LinkedIn. Confira a seguir o que fazer.
1 – Atualize seu
título
É verdade, mas acontece porque muitos
usuários desconhecem o potencial da alteração na performance do perfil na rede
social.
2 – Seja comedido
De fato, algumas pessoas aumentam suas
qualificações e funções, mas nada que uma leitura atenta do perfil não prove
ser verdade ou invenção.
3 – Não use títulos
muito floridos
Alguns usuários se recusam a personalizar
seus títulos por verem exemplos de descrições muito “floridas”, pretensiosas ou
exageradas. Exemplos clássicos são os casos de usuários que não conseguem se
decidir e acabam colocando tudo, e os apaixonados pelo uso de jargões para
atrair os algoritmos do LinkedIn.
Mais uma vez: elas existem, mas não quer
dizer que seu perfil deva seguir a mesma linha. Confira alguns exemplos de
títulos que vão direto ao ponto e não exageram:
- Defensor de Políticas Públicas para uma maior proteção das
nossas liberdades civis
- Assistente Social de Saúde Mental licenciada, tratando
tricotilomania e TOC
- Contador certificado com 20 anos de experiência, especializado
em imóveis
4 – Ressalte
experiências no lugar certo do perfil
É comum que as pessoas queiram explicitar o
nome das empresas onde trabalharam em seus títulos, especialmente se for o caso
de grandes e conhecidas corporações. Porém, o LinkedIn já reserva espaços
próprios para isso na descrição detalhada de cada função já exercida pelo
usuário em seu currículo. Ao reformular o título do LinkedIn, é importante
cultivar a própria identidade e valorizar a experiência pessoal e as
qualificações, buscando resumir as informações de maneira clara e sucinta.
Por Ariane Alves
Fonte Exame Online