segunda-feira, 22 de maio de 2023

SETE DICAS PARA PUXAR CONVERSA E FAZER NETWORKING

Fala sobre esportes, comida e fazer elogios são estratégias sugeridas para aumentar a rede de contatos

Hoje em dia, todo mundo fala da importância do networking — a tal rede de relacionamentos, que ajuda a conseguir empregos e a fazer negócios. Alguns profissionais têm mais facilidade na arte de puxar conversa com desconhecidos, enquanto para outros o processo é mais sofrido. Para ajudar a todos a se enturmar, seja em eventos específicos de networking, muito comuns nos Estados Unidos e cada vez mais realizados no Brasil, ou em cursos e palestras, o site Carreralism listou sete dicas que facilitam a conversa e, por consequência, a criação de oportunidades. Veja quais são:

1. Dirija-se à mesa de comidas
Enquanto espera na fila para se servir, puxe conversa com a pessoa que está esperando na sua frente. É uma boa oportunidade de dar início ao papo com um assunto em comum: a comida. Até porque é provável que todos estejam pensando coisas parecidas: “o que vou experimentar?”, “será que aquilo é bom?”. Então, porque não fazer essas perguntas em voz alta para o colega na sua frente: “Tudo parece tão bom, você já sabe o que vai pegar?”, “Eu nunca provei isso, você sabe se é bom?”, são algumas perguntas sugeridas. Quem sabe elas não te ajudam a sair da mesa satisfeito com o prato de comida e com o novo contato.

2. Encontre um solitário
Se vir alguém sozinho pelos cantos com um café ou drink na mão, não tenha medo de ir até lá e se apresentar. Geralmente essas pessoas precisam de um empurraõzinho na hora de socializar. Algumas dicas para quebrar o gelo: “Está tão cheio aqui, se importa se eu me juntar a você nesse lugar mais calmo?” ou ainda “Quanta gente! A comida deve estar muito boa”. Se a pessoa está sozinha, ela pode estar se sentindo insegura ou desconfortável. Talvez se você começar a conversa poderá deixá-la mais à vontade.

3. Faça elogios
Todo mundo gosta de elogios e essa pode ser uma boa forma de começar um contato. Se está com dificuldades para conversar com alguém, encontre algo para elogiar. Pode ser o drink que ela está tomando (”Isso está com uma cara boa, o que é?”) ou os sapatos que ela está usando (”Adorei os seus sapatos, são de que loja?”).

4. Fale sobre esportes
Muita gente também gosta de falar sobre esportes. Se você é fã de esportes, use isso a seu favor para fazer contatos. Viu alguém com uma capa de um celular de algum time? Então comente sobre o último jogo. Ouviu um grupo de pessoas discutindo sobre a partida de ontem à noite? Junte-se a eles.

5. Diga olá
Às vezes, a forma mais eficiente de conhecer alguém é oferecer um aperto de mão e se apresentar. Apresente-se com um sorriso e com confiança que pode dar certo.

6. Mantenha o assunto
Depois de dar início à conversa, também não é fácil dar continuidade a ela. Para isso, o ideal é tentar encontrar pontos em comum com o interlocutor. “É a primeira vez que você vem em um evento desses?”, “Como você ficou sabendo do evento?”, “Não conhecia esse lugar, é muito bacana, você já esteve aqui antes?”. Perguntas sobre trabalho, claro, não podem ficar de lado: “Você é de qual área?”, “Qual é sua linha de trabalho?”, “O que é mais interessante na sua área de atuação?”.

7. Não force a barra
Saiba identificar também quando o assunto está morrendo e lembre-se que você deve circular para tentar conhecer o maior número possível de pessoas diferentes. Para sair de uma conversa, você pode falar que vai pegar algo para comer, chamar outra pessoa para apresentar a seu interlocutor e, claro, pedir o cartão da pessoa e entregar o seu para ela também, deixando claro que gostaria de manter o contato no futuro.

Fonte O Globo Online