quinta-feira, 18 de maio de 2023

PRODUTIVIDADE NA ADVOCACIA: 06 DICAS PRÁTICAS PARA ORGANIZAR SUA ROTINA DE TRABALHO

Ser um profissional realmente produtivo pode mudar, e muito, a realidade da sua advocacia.

A natureza do advogado é querer se desafiar constantemente e ter maiores ganhos pelos seus resultados.
Ocorre que, na maioria das vezes, os advogados acabam ficando sobrecarregados de trabalho, o que impacta diretamente na qualidade do serviço prestado.
Contido, ser um profissional realmente produtivo pode mudar, e muito, a realidade da sua advocacia.
Com a organização da sua rotina diária, é possível otimizar o seu tempo.
Ao ganhar tempo, o advogado poderá implementar projetos que farão toda a diferença no seu escritório, tais como como uma estratégia de marketing, desenvolver um plano de gestão, controle financeiro, treinamentos, etc.
Para te ajudar nessa jornada em busca de ter uma melhor performance profissional, trago 06 dicas que tenho aplicado na prática e que vem me tornando mais produtiva no dia a dia da advocacia.
Aproveite esse momento de quarentena pela pandemia do Convid-19 para identificar os fatores que atrapalham na sua rotina, de forma que possa começar a por em prática mesmo no home office e quando passar a fase de isolamento, terá hábitos que aumentam a sua produtividade. As dicas são:
🎯 1. Identifique os gargalos que tomam tempo: faça a lista por escrito de todas as coisas que te atrapalham e lhe demandam tempo para o trabalho, tais como conversas fora de hora no escritório, mensagens no celular, procrastinação (sempre adiando as tarefas), perfeccionismo, cansaço, trânsito, tudo entre outras.
Ao elaborar essa lista vai te dar maior clareza da sua improdutividade e te ajudar a criar um plano de ação para se tornar mais focado no trabalho.

🎯2. Crie um ambiente de trabalho: é importante ter um ambiente adequado de trabalho porque isso influencia diretamente em sua produtividade.
Se você trabalha em casa, precisa de um lugar exclusivo para trabalhar, sem que outras pessoas venham a lhe atrapalhar.
Se você trabalha em um escritório, com outros colaboradores, conversem com os mesmos e estabeleçam regras de convivência.
É importante, seja em home office ou no escritório, criar rotinas que incluam um tempo de descontração, de pausa para o café, de trabalho silencioso, de reuniões e lanches.
🎯 3. Mantenha o ambiente de trabalho organizado: reduza a quantidade de papéis e
guarde o máximo de objetos possíveis nos armários e gavetas. Deixe apenas o que você usa o tempo todo).
É importante organizar a sua mesa todos os dias ao terminar o seu trabalho e não deixe a bagunça acumular.
Além disso, no final da sexta, sempre organizo a minha mesa e agenda para a semana seguinte.

Terminar a semana sem ter uma organização mental da próxima semana impacta diretamente na minha rotina e na minha produtividade.
🎯 4. Cuide da sua saúde (física e mental): para que uma pessoa seja produtiva, ela precisa ser, igualmente, focada em hábitos saudáveis.

Então, estabeleça hábitos saudáveis na sua rotina de vida, para que cuidar da sua mente e do seu físico.
Ter uma rotina de exercícios físicos diários, de yoga ou meditação trará inúmeros benefícios para o seu desempenho profissional.

🎯 5. Faça uma lista de tarefas: é importante organizar suas tarefas, de forma que você possa planejar seu dia de trabalho com mais facilidade.
Organizar as tarefas no início do dia ou no final do dia reduz a ansiedade com o trabalho.
Sempre tenho uma lista com todas as minhas “pendências” de tarefas a serem cumpridas e com base nelas vou distribuindo em atividades diárias.

🎯6. Não seja um perfil multitarefas: o cérebro não consegue usar de criatividade, raciocínio lógico, evocação de memórias de longo prazo, percepção visual refinada, quando executa várias tarefas ao mesmo tempo.

O ideal é não ser uma pessoa multitarefas, que faz várias coisas ao mesmo tempo, porque as chances de você se perder e não conseguir conclui-las ou deixar de executar com qualidade.
Durante muitos anos, sempre achei que seria vantagem ser um profissional multitarefas e fazia “várias coisas” ao mesmo tempo. Constantemente me pegava com várias abas abertas no computador sem ter concluído nenhuma.
Aprendi que quem realiza uma coisa de cada vez, acaba sendo mais produtivo.
E, com isso, tenho me disciplinado dia após dias a finalizar uma coisa antes de começar outra. E isso tem me feito ter uma produtividade muito maior.
Comece a colocar em prática as dicas e, em pouco tempo, você conseguirá perceber os benefícios de ter uma vida mais organizada, disciplinada, produtiva e, consequentemente, mais feliz.
Por Blog Eliza Novaes
Fonte JusBrasil Notícias