Quais os cuidados básicos que você deve tomar para
tornar seu perfil no LinkedIn mais relevante para a sua carreira
Segundo
pesquisa da Robert Half, os executivos brasileiros são os que mais apostam no
fim do currículo convencional. De acordo com o levantamento, 34% destes
profissionais acreditam que LinkedIn e Facebook têm tudo para ser a principal
ponte entre candidato e recrutador.
Agora,
como se preparar para esta tendência? EXAME.com consultou especialistas em
recrutamento e marketing digital para listar quais os conceitos básicos para
você aproveitar o máximo do LinkedIn.
Complete o perfil
Pode
parecer óbvio, mas muita gente cede à tentação da preguiça e nunca vislumbra o
ícone que mostra o perfil 100% completo no LinkedIn. Erro crasso, afirmam
especialistas. “Quanto mais dados você colocar, mais chances do seu perfil ser
mais visualizado”, afirma Camila Pinheiro, diretora da Pitanga Digital
Branding.
Além
de ser favorecido dentro do sistema de buscas da ferramenta, perfis completos
tendem a saltar aos olhos dos recrutadores que, geralmente, encaram o LinkedIn
como um meio para buscar informações mais profundas dos candidatos.
Seja minucioso
Se
a ideia de “menos é mais” rege a elaboração dos currículos convencionais, no
LinkedIn, a lógica é oposta. Para destacar seu perfil nos sistemas de busca, é
essencial listar todas as experiências profissionais que você teve. E isso
inclui empresas onde trabalhou, trabalhos voluntários e até cursos que,
geralmente, ficam de fora do currículo que você envia às empresas.
Detalhar
suas atribuições (com foco nas palavras-chaves) e conquistas em cada passagem
profissional também é essencial. Além de alavancar suas chances no sistema de
busca, eleva seus pontos com o recrutador.
Faça networking
Na
busca interna do LinkedIn, geralmente, ficam favorecidas as páginas ou pessoas
que têm alguma relação com o usuário que procura a informação. Isso significa
que quanto maior o número de conexões, mais chances de aparecer nas buscas você
terá.
Antes
de sair adicionando todos os perfis que encontrar pela frente, é importante ter
em mente que, no LinkedIn, ter uma nova conexão significa também mais trabalho
de networking pela frente.
Em
outros termos, de nada vale ter uma lista imensa de contatos se você não mantém
qualquer relação além de um primeiro clique com cada um deles. Você perderá
pontos caso um headhunter peça referências para um de seus contatos e ele não
souber dar informações.
Participe de grupos
Os
grupos do LinkedIn têm mais a oferecer do que o papel de simples ponte para
novos contatos profissionais. Participar dos grupos certos pode render
informações mais atualizadas sobre seu setor (o que é essencial para uma
entrevista de emprego, por exemplo), além de visibilidade para os principais
recrutadores do país. “Se você posta algo relevante, você acaba se destacando”,
diz Camila.
Abuse dos aplicativos
Para
dar mais visibilidade para seu trabalho, não relegue os aplicativos do LinkedIn
ao ostracismo. Com eles é possível disponibilizar todas as apresentações de
slides que você elabora, os posts de seu blog e até mostrar os livros que leu e
está lendo.
Recomende e seja recomendado
“A
recomendação no LinkedIn é aval de que o trabalho foi bem feito”, afirma Sérgio
Sabino, diretor de marketing da Michael Page. Por isso, é sempre uma boa pedida
exibir na sua página depoimentos que endossem seu perfil profissional. Pedir
recomendações de uma maneira sutil e recomendar outras pessoas são duas
estratégias eficazes. Cuidado, apenas, para não queimar seu filme neste
processo. Não pega bem pedir por uma recomendação quando a pessoa sequer
conhece bem seu trabalho.
Diga não aos feeds automáticos
Para
economizar tempo, muita gente opta por ferramentas que sincronizam as
informações postadas nas mais diferentes redes sociais. Camila não aconselha
esta prática. “Postar a mesma coisa fica maçante. Mostra que você não teve
cuidado”, diz. E não só isso. Lembre-se que cada ferramenta tem a sua vocação.
“São coisas diferentes para trabalhar. É um erro misturar”, afirma a
especialista.
Espalhe
Feito
(tudo) isso, é hora de tornar o link do seu LinkedIn conhecido. Adicione o
endereço ao seu cartão de visitas, à assinatura do seu e-mail, à sua descrição
em outras redes sociais e por aí vai.
Por
Talita Abrantes
Fonte
Exame.com