Não basta ser bem-sucedido; é preciso
parecer. Kevin Daum, empreendedor, conferencista e escritor especializado em
marketing, enumerou em sua coluna no site da revista Inc. sete conselhos para
construir uma imagem de sucesso. “Algumas pessoas são naturalmente abençoadas
com uma aura de sucesso, mas a maioria tem de construir a autoconfiança e
burilar certos aspectos da própria imagem”, diz Daum.
E adverte: “Se você projetar uma imagem de
perdedor, as pessoas vão tratar você como um perdedor logo de cara.” As sete
dicas são:
1. Vista-se bem em
qualquer ocasião.
Não é preciso
ser rico para isso, assegura Daum. O importante é prestar atenção aos detalhes
e saber que tipo de visual é adequado a cada situação (terno e gravata ficam tão
deslocados num churrasco quanto agasalho de ginástica ou chinelo num escritório
de advocacia). Ponto importante: sempre se vista um tom acima do que é esperado.
Se a regra é usar jeans e camisa polo, acrescente um blazer esportivo. Finalmente,
dê atenção especial a sapatos, corte de cabelo e unhas, porque todo mundo
observa essas coisas, mesmo que disfarçadamente. Toques de desleixo passam a
impressão de que você não sabe cuidar de si mesmo.
2. Fale e escreva
corretamente.
Evite ser informal demais e tome sempre
cuidado para não esquecer os plurais bem pronunciados. Cuidar da dicção, aliás,
faz muita diferença. E melhore seu inglês. Daum lamenta dizer isso, mas avisa
que muitos americanos pensam que quem fala inglês precário é pouco inteligente.
3. Domine a arte da
conversa inteligente.
Em resumo: pare de falar apenas de sua própria
vida e das celebridades e comece a se inteirar do que está acontecendo no mundo.
Estude sempre. Leia. Viaje. E saiba relacionar as coisas que você colhe nessas
atividades. Mais importante: saiba calar-se e ouvir, senão não há conversa, mas
monólogo.
4. Seja generoso.
Qualquer doação desinteressada causa o maior
impacto positivo. Não precisa ser algo material, mas atenção, energia, dedicação
ou sabedoria. Até você mesmo vai passar a gostar mais de você.
5. Seja organizado.
Segundo Daum, uma pessoa desorganizada
irrita todo mundo em volta, mesmo que ela não ocupe uma posição de destaque. A
desorganização passa a impressão de descontrole, descuido e desinteresse. Faz
você atrasar respostas a e-mails e telefonemas e, pior, chegar tarde a
compromissos. Se você for assim, peça ajuda a um assistente, faça uso de
aplicativos de smartphone criados para isso e evite carregar coisas de casa
para o trabalho e vice-versa. Aparentar organização faz as pessoas acreditarem
que você é eficiente e está sempre no controle.
6. Faça com que as pessoas se sintam importantes.
Já no primeiro contato, dê um aperto de mão
firme e olhe nos olhos. Esteja presente nos momentos importantes da vida de
quem você conhece. Leve as pessoas a acreditar que estão dizendo coisas
importantes e merecem sua doação de tempo e atenção. “Use o poder da gratidão,
seja com pequenos presentes, cedendo seu tempo ou simplesmente dizendo obrigado”,
aconselha Daum.
7. Cerque-se de
pessoas bem-sucedidas.
“Você sempre será julgado pelas companhias
que cultiva”, adverte o autor. Por isso, diz ele, esforce-se para construir um
círculo de pessoas que você respeita e admira, e assim será respeitado e
admirado por elas.
Por Márcio Ferrari
Fonte Papo de Empreendedor