Currículo: documentos customizados são mais atrativos
para recrutadores
Ter
um currículo atrativo não é o suficiente para conseguir uma oportunidade em
meio à crise do mercado de trabalho brasileiro. Mas ajuda.
O
documento funciona como cartão de visitas, diz Denise Bojikian, especialista em
recursos humanos no VAGAS.com. Para que um potencial empregador decida chamar
você para uma entrevista, ele primeiro precisa ser “fisgado” pelo seu CV.
A
importância da peça é tão grande que mesmo profissionais excelentes podem
passar despercebidos por um recrutador se cometerem erros graves ou até sutis
no currículo.
É
claro que conseguir um emprego é muito mais fácil se a sua carreira está entre
as mais promissoras do momento, ou se a sua área não foi tão abalada pela
recessão econômica que atinge o país.
Ainda
assim, o cuidado com o CV pode impulsionar as suas chances independentemente da
sua profissão ou setor.
A
seguir 5 características dos currículos que funcionam como “ímãs” de
recrutadores na crise, segundo três especialistas ouvidos por EXAME.com:
1. Têm objetivo claro
Segundo
Rafael Souto, CEO da consultoria Produtive, o mercado vive uma era de
especialização crescente: as empresas buscam profissionais com competências
cada vez mais específicas para resolver os seus problemas. O resultado disso é
que os currículos precisam se tornar menos genéricos e mais precisos para
chamar atenção.
“O
recrutador tem pouco tempo a perder, então precisa saber rapidamente qual é a
área-foco do candidato”, explica Souto. Não basta escrever algo vago como
“finanças”, por exemplo. Explique o escopo do seu trabalho de forma sucinta,
mas completa. Currículos muito generalistas, que parecem ser feitos para ocupar
qualquer posição, costumam ser os primeiros a ser descartados.
2. São curtos e limpos
Como
precisam analisar muitos CVs em pouco tempo, os recrutadores tendem a preferir
documentos mais objetivos e sucintos. Para Souto, é preciso dizer o máximo com
o menor número possível de palavras, em até duas páginas.
A
mesma economia deve valer para o aspecto visual do do currículo, diz Caroline
Cadorin, gerente da consultoria Hays. “Evite colunas, tabelas e cores
excessivas”, orienta ela. “Prefira um formato limpo, que deixe fácil
identificar as principais informações sobre você”. O design do CV é mais
importante do que parece. Até um detalhe tão sutil quanto a fonte do texto,
como a clássica Arial ou a detestada Comic Sans, carrega recados subliminares
sobre quem você é.
3. São customizados
Em
vez de elaborar um único CV e usá-lo em todos os processos seletivos, é mais
estratégico criar várias versões do documento, adaptando o conteúdo de acordo
com as exigências de cada contratante. Ajustar o currículo às especificidades
da vaga aumenta a pertinência da sua candidatura, diz Souto.
Esse
detalhe ajuda a resolver um dos maiores “dramas” dos recrutadores em tempos de
crise e escassez de recursos: a impossibilidade de fazer uma contratação
malsucedida. Se você evidencia os pontos de encaixe entre você e a empresa,
fica mais fácil para o recrutador avaliar se você é adequado ou não para a
vaga. As duas partes ganham tempo.
4. Trazem afirmações embasadas
De
acordo com Denise Bojikian, especialista em recursos humanos no VAGAS.com, o
seu currículo ganha pontos em atratividade se inclui informações comprovadas
sobre aptidões, experiências e resultados.
Tem
inglês fluente? Mencione um certificado de proficiência na língua. Alavancou as
vendas do setor no seu último emprego? Dê a porcentagem de crescimento que você
ajudou a promover. O seu currículo será mais persuasivo à medida que houver
dados — de preferência numéricos — para provar o que você diz.
5. Formam uma narrativa coerente
Para
Bojikian, o currículo deve contar uma história com começo, meio e fim. Mudanças
bruscas de área, experiências avulsas e desconexas, lacunas sem explicação:
todos esses elementos criam dúvidas e afastam recrutadores.
Idealmente,
a carreira do candidato deve ser composta por movimentos harmônicos entre si,
mas isso não é o bastante. "Precisa haver uma simetria entre o histórico
daquele profissional e as características da vaga", diz a especialista. “O
recrutador deve enxergar a relação entre o objetivo da pessoa e o que ela
desempenhou na carreira até aquele momento”.
6. Dão destaque para idiomas
Outro
segredo dos currículos que funcionam como “ímãs” de recrutadores são as
competências linguísticas do candidato — o que vale para praticamente todas as
áreas de atuação. Afinal, cada vez mais empresas precisam de candidatos
fluentes em um idioma estrangeiro, em especial o inglês.
“Se
você realmente tiver essa competência, dê bastante destaque a ela e inclua
certificações, se tiver”, diz Souto. Mas não vale mentir. Se o seu nível de
inglês for intermediário, não diga que ele é avançado. Candidatos que exageram
habilidades no currículo são facilmente desmascaráveis na etapa da entrevista —
isso sem falar no desgaste que a mentira causa à sua reputação perante o
mercado.
Por
Claudia Gasparini
Fonte
Exame.com