quarta-feira, 17 de maio de 2023

DESCUBRA O SEU PERFIL PROFISSIONAL

Americano propõe teste que, através de quatro cenários, diz em quais carreiras seríamos mais felizes
   
Você tem dúvidas se escolheu a carreira na qual tem mais chances de ser bem-sucedido e, consequentemente, mais feliz no dia a dia? Paul B.Farrell — colunista do “Wall Street Journal” e autor de nove livros sobre finanças pessoais, economia e psicologia — escreveu também “The Millionare Code”, em que traça parâmetros que podem levar o profissional à descoberta de sua real vocação.
Em artigo publicado no site do WSJ, Farrell cita o livro “The Millionaire Mind”, de Thomas Stanley, que afirma que os milionários que têm uma inteligência criativa alta muitas vezes tomam uma decisão correta sobre que rumo seguir: elegem uma profissão que lhes proporcione grandes lucros e que, muitas vezes, os inspirem. Resumindo: se você ama o que faz, sua produtividade será alta e sua vocação de gênio criativo tem muitas chances de emergir.
Diante disso, Farrell propõe um teste para que as pessoas descubram qual é seu “código milionário”, formado por quatro letras, que mostrarão seu verdadeiro “eu” e que profissões lhe cairiam bem. O segredo, segundo ele, é manter a mente aberta.
O teste é muito simples, explica: com cada um dos quatro pares descritos abaixo, use seu instinto, e escolha a letra que melhor se encaixa em seu perfil, sem se deixar levar pela forma como outras pessoas esperam que você seja no trabalho, em reuniões sociais ou até em família. Só assim perceberá seu verdadeiro “eu”. As letras para o código estão baseadas nos termos em inglês, como ''I'', de introvert, ou T, de thinker. Preparado? Então vamos lá (ao fim, confira seu perfil):

— Extrovertido (E) ou Introvertido (I)
Se pudesse optar, em que mundo preferiria viver? Todos queremos um pouco de ambos, mas os extrovertidos preferem interagir, se socializar, conversar e ouvir as pessoas. O introvertido prefere seu próprio mundo, ficar sozinho, ler, pensar em silêncio, solucionar as coisas antes de lidar com o mundo real.

— Sensorial (S) ou Intuitivo (N)
Como utiliza a informação? Todos usamos os cinco sentidos para obter a informação concreta, por meio da visão, audição, tato, paladar e olfato. No entanto, uma pessoa sensorial compara a informação nova com a passada. Os intuitivos estão orientados para o futuro, veem além da informação bruta, vão em busca de um significado, possibilidades e abstrações. As pessoas sensoriais dependem mais da informação. O intuitivo se guia por pressentimentos, conceitos e inspirações.

— Pensador (T) ou Sentimentalista (F)
Como você toma uma decisão? Os pensadores querem fazer sempre o correto, o justo e o uniforme. Tendem a ser impessoais e imparciais, empregando a lógica, a racionalidade e a razão. As pessoas sentimentalistas são mais subjetivas e pessoais, suas decisões dependem de valores individuais e da empatia, em fazer com que eles próprios e os outros se sintam bem em seu trabalho, em casa e no mundo.

— Metódico (J) ou Observador (P)
Que estilo de vida prefere? Uma pessoa metódica gosta de uma vida ordenada e organizada, com horários, planos, lista de tarefas a serem completadas, metas específicas. Os observadores valorizam a espontaneidade e as metas flexíveis, se adaptam facilmente a novas situações. Preferem manter suas opções abertas em um ambiente flexível e, na maioria das vezes, esperam até os últimos minutos.

E agora, está sincronizado com o seu “eu”? Paul Ferrell, que também fez o teste, diz ser um INFP, ou seja, um idealista buscando o significado da vida, maneiras de tornar o mundo um lugar melhor para as pessoas. E você? Confira abaixo quem você é qual é o seu código:

— Cérebros do Sistema (ENPJ, ENPP, INPJ ou INPP)
Você é um pioneiro brilhante e energético, que aprecia desafios mentais e trabalhar as 24 horas do dia tentando decifrar como melhorar os procedimentos, sistemas etc. Impulsionado pelo desejo de que seus sonhos se tornem realidade e possa transformar o mundo, suas decisões são baseadas naquilo que é melhor para o bem de todos — não de um indivíduo específico — e os sentimentos estão equilibrados com os resultados. Se há um grupo de pessoas, você tende a ser o líder.
Possíveis carreiras: líderes como você são encontrados em todos os segmentos. Estas pessoas costumam ser felizes e realizados profissionalmente como executivos corporativos, gerentes de banco, arrecadadores de fundos, administradores de hospitais ou gerentes de vendas.

— Protetores do estabelecimento (ESTJ, ESFJ, ISTJ ou ISFJ)
Você é a coluna vertebral do mundo corporativo, está mais focado no presente do que no passado, com um olho no futuro. Como planejador ávido, investe seu fundo de aposentadoria em opções mais conservadoras e provavelmente faz depósitos em poupança para garantir a faculdade dos filhos. Sua preferência é a segurança e a ordem.
Possíveis carreiras: você se sente feliz em um ambiente organizacional de grande porte, onde exista uma estrutura rígida com regras claras; também poderia fazer parte de uma força policial ou militar. Pode se adaptar bem a qualquer posto corporativo, como supervisor, gerente, executivo, especialista em tecnologia ou gestor de pessoal.

— Criadores independentes (ESTP, ESFP, ISTP ou ISFP)
Prefere trabalhar para si mesmo do que para um empregador e fica satisfeito em ajudar e agradar aos demais. Não se incomoda em descumprir uma ou outra regra ou trabalhar por conta própria. A pressão, as surpresas e a liberdade de ação fazem com que seus dias sejam completos.
Possíveis carreiras: Empregue seu espírito empreendedor para abrir seu próprio negócio, ainda mais se for de meio expediente. As empresas de corretagem podem ser uma boa opção a ser explorada, já que você pode trabalhar quantas horas e quando quiser. Dispõe de mais tempo e economias? Invista seu futuro financeiro comprando uma franquia. Considere algumas opções baseadas em comissão, como corretor imobiliário, escritor, agente de viagem, contato publicitário ou representante de vendas.

— Pioneiro (ENFJ, ENFP, INFJ ou INFP)
Sua disposição para ajudar os menos favorecidos e sua compaixão pelas pessoas fazem com que você seja uma inspiração para todos. Você é idealista e apaixonado por seu trabalho, a vida e pelo potencial de outras pessoas. Veio ao mundo para inspirar, animar e motivar. Tem fortes instintos psíquicos, é muito intuitivo e hábil em “ler” a linguagem corporal das pessoas e identificar os sentimentos dos outros.
Possíveis carreiras: Serviço social, magistério, relações públicas, assessor profissional (coach) e especialista em RH são carreiras fundamentadas em um espírito de interesse e compaixão pelas pessoas, a necessidade de contato pessoal e desejo natural de criar paz e harmonia.

Descoberto seu código, tenha paciência. Quando chegar a hora, saberá o que fazer e, se preciso, mudar totalmente o rumo de sua vida profissional.

Fonte O Globo Online, com informações do The Wall Street Journal