terça-feira, 6 de março de 2018

DIFICULDADES COM O MEU INSS? SAIBA COMO ACESSAR E CORRIGIR ERROS CADASTRAIS

Segurado pode saber tempo de contribuição sem sair de casa

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no esforço para desburocratizar os processos e facilitar o acesso dos segurados aos serviços oferecidos pelo órgão, já oferece algumas possibilidades que podem ser feitas totalmente pela internet. Porém, muitos segurados têm encontrado dificuldades para acessar a plataforma online 'Meu INSS', que nasceu com o intuito de desafogar as agências e modernizar o atendimento.
Para acessar o site o segurado precisa fazer um cadastro e gerar uma senha, mas muitos não têm conseguido o acesso, pois uma mensagem de erro informa que há erros no cadastro. De acordo com o INSS, em relação aos dados cadastrais, a atualização dos chamados ‘dados não críticos’ (endereço e telefone) pode ser realizada pela Central de atendimento 135 da Previdência.

Tela do Meu INSS que o usuário deve acessar para fazer seu cadastro

Já a atualização dos ‘dados críticos’ (nome, nome da mãe, data de nascimento e CPF), isto é, que envolvem alto grau de sigilo, precisa de agendamento para que seja realizada diretamente em uma agência do INSS. Para isso, basta clicar, no Meu INSS, em ‘Agendamentos/Requerimentos’ e, logo em seguida, ‘Atualização de Informações Previdenciárias’ – ‘Atualização de Cadastro’. Desta forma, o segurado conseguirá corrigir os dados para, posteriormente, acessar os serviços pela internet.
No site, por exemplo, já está disponível uma calculadora que promete facilitar a vida dos segurados. A ferramenta simula o tempo de contribuição e diz se o trabalhador já tem tempo para pedir a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. O problema é que segurados reclamam da falta de contagem de períodos de recolhimento, o que pode gerar problemas na hora de pedir a aposentadoria.
Sobre esta situação, que preocupa quem trabalhou por décadas para conseguir a aposentadoria, o INSS se limitou a dizer que a “correção/atualização somente será realizada quando o segurado fizer o pedido do benefício, na agência”. Até 2016, o serviço podia ser agendado a qualquer tempo. 
Contudo, como forma de gerenciar e amenizar a extensa agenda de atendimentos, o INSS diz que o agendamento do serviço foi extinto pois a atualização dos vínculos nos sistemas previdenciários demandavam tempo que poderia ser utilizado no atendimento das pessoas que já tem, de fato, direito ao benefício, entre elas idosos, trabalhadores doentes e seguradas gestantes ou com criança de colo.

CADASTRO
Para poder fazer as operações disponíveis no 'Meu INSS', vale destacar que é preciso um cadastro no serviço, que pode ser feito entre três e cinco minutos. O segurado precisa ter em mãos o nome completo, CPF, data e local de nascimento e nome da mãe para que o sistema gere uma senha de acesso provisório. Assim que o login for efetuado, aparecerá uma mensagem instruindo o segurado a criar a própria senha.
Depois desse processo, o segurado já pode conferir, por exemplo, todo o tempo de contribuição, com detalhes específicos como empresa, e o tempo trabalhado, em anos, meses e dias. A calculadora, uma das novidades do sistema, também informa para o trabalhador quantos pontos ele tem para conseguir a aposentadoria por tempo de contribuição, levando em conta a fórmula 85/95 — em que a soma de idade e do tempo de contribuição deve dar 85 (mulheres) ou 95 (homens) — para que seja concedida a aposentadoria integral.
Vale ressaltar que esta simulação funciona apenas como um primeiro ‘indício’, como destaca o INSS, do direito, pois o segurado, ao visualizar a suposta possibilidade de pedir a aposentadoria, entrará em contato com o INSS para saber se, de fato pode receber o benefício.

Por Bruno Dutra
Fonte Extra – O Globo Online