Segurado pode saber tempo de contribuição sem sair de
casa
O
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no esforço para desburocratizar os
processos e facilitar o acesso dos segurados aos serviços oferecidos pelo
órgão, já oferece algumas possibilidades que podem ser feitas totalmente pela
internet. Porém, muitos segurados têm encontrado dificuldades para acessar a
plataforma online 'Meu INSS', que nasceu com o intuito de desafogar as agências
e modernizar o atendimento.
Para
acessar o site o segurado precisa fazer um cadastro e gerar uma senha, mas
muitos não têm conseguido o acesso, pois uma mensagem de erro informa que há
erros no cadastro. De acordo com o INSS, em relação aos dados cadastrais, a
atualização dos chamados ‘dados não críticos’ (endereço e telefone) pode ser
realizada pela Central de atendimento 135 da Previdência.
Tela do Meu INSS que o usuário deve acessar para fazer
seu cadastro
Já
a atualização dos ‘dados críticos’ (nome, nome da mãe, data de nascimento e
CPF), isto é, que envolvem alto grau de sigilo, precisa de agendamento para que
seja realizada diretamente em uma agência do INSS. Para isso, basta clicar, no
Meu INSS, em ‘Agendamentos/Requerimentos’ e, logo em seguida, ‘Atualização de
Informações Previdenciárias’ – ‘Atualização de Cadastro’. Desta forma, o
segurado conseguirá corrigir os dados para, posteriormente, acessar os serviços
pela internet.
No
site, por exemplo, já está disponível uma calculadora que promete facilitar a
vida dos segurados. A ferramenta simula o tempo de contribuição e diz se o
trabalhador já tem tempo para pedir a aposentadoria por idade ou por tempo de
contribuição. O problema é que segurados reclamam da falta de contagem de
períodos de recolhimento, o que pode gerar problemas na hora de pedir a
aposentadoria.
Sobre
esta situação, que preocupa quem trabalhou por décadas para conseguir a
aposentadoria, o INSS se limitou a dizer que a “correção/atualização somente
será realizada quando o segurado fizer o pedido do benefício, na agência”. Até
2016, o serviço podia ser agendado a qualquer tempo.
Contudo,
como forma de gerenciar e amenizar a extensa agenda de atendimentos, o INSS diz
que o agendamento do serviço foi extinto pois a atualização dos vínculos nos
sistemas previdenciários demandavam tempo que poderia ser utilizado no
atendimento das pessoas que já tem, de fato, direito ao benefício, entre elas
idosos, trabalhadores doentes e seguradas gestantes ou com criança de colo.
CADASTRO
Para
poder fazer as operações disponíveis no 'Meu INSS', vale destacar que é preciso
um cadastro no serviço, que pode ser feito entre três e cinco minutos. O
segurado precisa ter em mãos o nome completo, CPF, data e local de nascimento e
nome da mãe para que o sistema gere uma senha de acesso provisório. Assim que o
login for efetuado, aparecerá uma mensagem instruindo o segurado a criar a
própria senha.
Depois
desse processo, o segurado já pode conferir, por exemplo, todo o tempo de
contribuição, com detalhes específicos como empresa, e o tempo trabalhado, em
anos, meses e dias. A calculadora, uma das novidades do sistema, também informa
para o trabalhador quantos pontos ele tem para conseguir a aposentadoria por
tempo de contribuição, levando em conta a fórmula 85/95 — em que a soma de
idade e do tempo de contribuição deve dar 85 (mulheres) ou 95 (homens) — para
que seja concedida a aposentadoria integral.
Vale
ressaltar que esta simulação funciona apenas como um primeiro ‘indício’, como
destaca o INSS, do direito, pois o segurado, ao visualizar a suposta
possibilidade de pedir a aposentadoria, entrará em contato com o INSS para
saber se, de fato pode receber o benefício.
Por
Bruno Dutra
Fonte
Extra – O Globo Online