O veterano, o forasteiro e o advogado de defesa são
alguns deles: conhecem bem o mercado, têm bons contatos e podem ajudar a
construir sua reputação
Com as redes sociais, o networking ganhou um novo
status, segundo especialistas em carreira
A
rede de contatos de uma pessoa é tão importante para uma carreira corporativa
como também para a hora em que este profissional decide dar uma virada e virar
empresário. Seja no mundo empresarial ou na comunidade empreendedora, as conexões
do profissional podem fornecer valiosos contatos, oportunidades de negócios e
conhecimentos cruciais sobre as melhores práticas para administrar a carreira
ou a nova empresa. O networking , mais do que troca-troca de cartões, é a
chance que muitos têm de se fazer notar e de se aproximar de profissionais
interessantes.
Como
mostra artigo do Huffington Post, o networking é um dos princípios fundamentais
do programa de pequenas empresas do banco Goldman Sachs, chamado “Dez mil
pequenos negócios”. No programa, os participantes aprendem, por exemplo, que a
rede de contatos deve ser sempre focada em torno de um objetivo-chave, seja
aumento das vendas, expansão para novos mercados ou aumento da consciência
sobre o negócio. Alguém que está planejando expandir a distribuição de produtos
em uma nova região deve ver, por exemplo, como se conectar a quem tenha
experiência logística nessa área e que poderia ajudá-lo e, ainda, colocá-lo em
contato com os fornecedores adequados.
O
mesmo vale para aqueles que buscam uma nova oportunidade no mercado de
trabalho, principalmente os que estão pensando em mudar de área ou de empresa:
veja quem você conhece que possa indicá-lo diretamente ou passar os contatos,
para que você se apresente e busque obter conhecimentos sobre a vaga oferecida,
a empresa ou o setor.
Mas,
embora os objetivos variem de pessoa para pessoa ou de empresa para empresa, há
alguns tipos que serão extremamente úteis, independentemente do caso. Saiba
quais são eles:
O veterano
Conhecer
alguém que já trabalha há algum tempo na área e conhece bem os meandros do
negócio pode ser um trunfo, principalmente se sua empresa é relativamente nova.
Conhecer alguém com anos de experiência pode ajudar a compreender os desafios
que virão pela frente e como lidar com eles.
O inovador
Se
você está procurando maneiras de ficar na vanguarda, tente encontrar alguém com
experiência em tecnologia que pode mantê-lo informado sobre os últimos
lançamentos de plataformas e ferramentas que podem melhorar suas operações.
O advogado de defesa
Ele
atua como um promotor ativo, que espalha no mercado o que você vem fazendo.
Esta “defesa”' ajuda a construir sua reputação e aumenta suas chances de fazer
novas conexões.
O bom negociador
É
aquela pessoa assertiva, que sempre está à procura de quem possa se ajudar
mutuamente, seja através de novos contatos ou negócios. Seu objetivo é servir
bem ao próximo.
O forasteiro (the outsider)
É
alguém que não está ligado diretamente à sua área de atuação, mas é capaz de
fornecer uma nova perspectiva sobre a sua base de negócios ou cliente. Está
sempre pronto a indicar algum conhecido que pode agregar valor à sua carreira
ou negócio.
Exemplo:
se você trabalha com moda ou abriu uma loja de roupas, ele pode indicar um
designer gráfico que pode ajudá-lo a ter uma nova compreensão de estética e
apresentação do produto.
Provavelmente,
os membros de sua rede de contatos não vão se encaixar perfeitamente nessas
categorias, mas podem ter algumas das características apresentadas acima. Está
sentindo falta de algum desses tipos? Quer ampliar sua rede? Segundo o artigo
do Huffington Post, uma das maneiras mais eficazes para adicionar novos membros
na sua lista de referências é participar de palestras, fóruns e conferências em
sua área de interesse e se mostrar aberto a novas ideias. E, principalmente,
conhecer novas pessoas. Você nunca sabe quando esses contatos poderão ser
úteis.
Fonte
O Globo Online