Ser reconhecido e frequentemente contratado
pelo chamado “diferencial competitivo na advocacia” pode garantir o seu sucesso
no meio jurídico. E isto nada mais é do que um conjunto de hábitos, métodos e
ferramentas utilizadas no seu negócio para diferenciá-lo dos demais.
Afinal, no mundo do empreendedorismo saber
se destacar é mais do que uma condição de sobrevivência. É garantir a
possibilidade de permanência e progresso do seu negócio.
Se diferenciar é
importante!
Não para de crescer o número de consumidores
exigentes que procuram produtos e serviços que estejam acima do padrão
oferecido no mercado. Uma regra que se aplica a todo e qualquer segmento.
E no direito isso não é diferente. Os
escritórios e profissionais que entendem a necessidade de se adotar técnicas e
ferramentas de trabalho que ofereçam um diferencial competitivo na advocacia
são os que se destacam de verdade no mercado jurídico.
O advogado que aprende a se diferenciar daquilo
que os clientes já estão acostumados, tende a deixar de “sobreviver” da
advocacia para começar a “viver”, de forma abundante, dos seus resultados e do
prazer pelo seu ofício.
Sem clichê pessoal! Neste artigo eu vou
apresentar para vocês três pilares para que você construa o seu diferencial
competitivo na advocacia. E quem está falando para vocês é colega um advogado
que chegou no mercado sendo obrigado a apresentar um diferencial competitivo e
reinventar-se profissionalmente.
Afinal de contas, abrir mão da estabilidade
do serviço público e encarar o início da advocacia em cima de uma cadeira de
rodas, precisando do auxílio de terceiros e sem mexer nenhum dos dedos das mãos
para peticionar, foi um desafio que me fez raciocinar a necessidade de ser literalmente
diferente no mercado jurídico.
3 passos para o seu
diferencial competitivo na advocacia
Não apenas tome nota, mas sinta-se desafiado
a começar a aplicar desde já as técnicas a seguir para garantir um diferencial
competitivo na advocacia!
Elas podem parecer claras e simples, mas
muitos operadores do direito ainda ignoram, o que acaba contribuindo para o
fracasso profissional e para uma imagem negativa da advocacia. Confira:
1. Qualidade, frequência
e proximidade na comunicação com o cliente
O primeiro passo para a construção do seu
diferencial competitivo na advocacia é entender o que o padrão oferecido no
mercado está fazendo de errado. E, é claro, caminhar na contramão do fracasso.
Sem dúvidas o maior motivo da perda de
clientela de muitos colegas advogados e do fechamento de portas de diversos
escritórios são as falhas e ruídos na comunicação com o cliente.
Parece fácil, mas muitos profissionais ainda
não conseguiram fazer a leitura mercadológica de que, no empreendedorismo
jurídico, saber construir uma relação de amizade e confiança com quem paga os
seus honorários é elemento chave para o sucesso.
Não seja aquele profissional que desaparece
depois da assinatura do contrato. Que raramente atende telefone e que se
esconde em sua sala enquanto os estagiários assumem o dever de responder os
seus clientes. Entenda que a qualidade da comunicação é mais importante do que
os próprios resultados jurídicos pretendidos pelo seu trabalho. Isso antes, durante
e depois do contrato!
E entenda também a importância do feedback. Seja
frequente em seus feedbacks, não espere o cliente te procurar. Mantenha a
transparência sobre tudo o que acontece naquele caso ou processo. E sempre que
possível, em termos de comunicação, aplique a regra do faça você mesmo.
O cliente gosta de conversar e ser ouvido
pelo mesmo profissional que conquistou a sua confiança no início da relação
contratual. Isso mantém as portas abertas para a fidelização e para futuras
indicações de clientes.
2. Compartilhamento
constante de conhecimento e resultados
É o famoso ditado “quem não é visto não é
lembrado”. Você pode ser muito bom no que faz, mas se guardar todo o
conhecimento adquirido para si mesmo e não souber disseminar os seus resultados
para o público certo, estará longe de consolidar um forte hábito na construção
do seu diferencial competitivo na advocacia.
É importante que o seu público-alvo conheça
e reconheça tanto a sua capacidade profissional, quanto os resultados que você
possa alcançar. É aqui você se diferencia como especialista em determinado ramo
do direito ou nicho de mercado.
Se você quer se destacar na sua área de
atuação, os seus futuros clientes precisam saber o que faz o seu trabalho ser
diferente dos outros.
Para isso existem várias ferramentas e
caminhos que você pode adotar para se diferenciar, além de contribuir na
construção da sua autoridade na advocacia. Desde o uso inteligente das redes
sociais e blogs até a criação de conteúdos diversos com resultados obtidos pelo
próprio escritório.
Mas lembre-se de ser original! Entenda que o
diferencial competitivo na advocacia é notado nos mínimos detalhes. O cliente
prefere um advogado que fala com propriedade de um conteúdo jurídico próprio, do
que o colega que vive compartilhando posts da página do CNJ na internet.
3. Tecnologia na
gestão da advocacia
Ainda existem milhares de colegas advogados
adeptos ao mundo do papel e das planilhas do excel. Nada contra! Inclusive
muitos profissionais já obtiveram grandes resultados e construíram uma carreira
de sucesso antes da era digital.
Mas assim como as relações sociais se
transformaram dentro do atual mundo virtual, a advocacia também evoluiu. E quem
busca ser reconhecido pelo seu diferencial competitivo na advocacia precisa
sair do tradicional e andar de braços dados com a tecnologia na gestão do seu
negócio. Quem resistir a isso, infelizmente, mais cedo ou mais tarde, vai
encerrar a carreira na temida “vala comum”.
Não estou dizendo para aposentar de vez a
papelada do seu escritório, nada disso. Mas entenda que implementar ferramentas
tecnológicas na gestão da advocacia, enquanto negócio, vão te dar maior
controle e segurança para o seu ofício, bem como permitir a melhor organização
do tempo e otimizar a aplicação dos dois pilares anteriores: a qualidade na
comunicação com seus clientes e o compartilhamento de conhecimento e resultados.
Exemplo disso é a adoção de um bom software
jurídico que permita a gestão da sua advocacia por completo. Aqui no escritório
usamos o Astrea como principal ferramenta para controle de casos e processos, agenda
e prazos, organização e delegação de tarefas e até gestão financeira.
Como consequência, otimizamos o tempo de
trabalho e a nossa comunicação com feedback para os clientes tornou-se bem mais
célere, pois temos o escritório na palma das mãos.
Não fique apenas na
leitura. Coloque em prática!
Em oportunidades anteriores já contei um
pouco da minha trajetória profissional para vocês. Encarar a advocacia
particular na condição de tetraplegia exigiu que eu encontrasse rapidamente um
diferencial competitivo no mercado jurídico.
Depois que eu defini o nosso nicho de
mercado, o público que queríamos alcançar e as áreas de atuação, passamos a
priorizar os três pilares citados aqui neste texto. O de dar a atenção que os
clientes merecem. De construir a nossa autoridade por meio do compartilhamento
de conhecimento e da divulgação de resultados. E de adotar ferramentas de
tecnologia para empreender na advocacia.
A título de exemplo, hoje estamos sediados
em Belo Horizonte, via escritório de advocacia virtual, ainda novos no mercado.
Mas já temos o privilégio de atender constantemente clientes de todo o Brasil. Pessoas
e empresas que pagam por uma consultoria jurídica online, por videoconferência,
porque encontram em nosso trabalho algo de diferente.
O que leva um cliente de outra cidade ou
estado a optar pelos nossos serviços, em detrimento de outros profissionais da
sua região? A resposta está justamente no diferencial competitivojá reconhecido
pelo nosso público-alvo.
Por Thiago Helton
Fonte Central Law