quinta-feira, 6 de outubro de 2022

GOLPES ONLINE: A MELHOR SAÍDA É A PREVENÇÃO


Com tantas facilidades que a internet inseriu em nosso cotidiano é cada vez mais comum fazermos compras online, sem ter que deixar o conforto dos nossos lares. O que num primeiro momento causava estranheza e desconfiança aos mais tradicionais já ficou de lado e atualmente a maioria das pessoas já se aventurou em compras virtuais.
Porém, com o vasto crescimento desse ramo de negócios, não demorou para que golpistas se aproveitassem desse cenário a fim de enganar alguns consumidores.
Devido ao número cada vez maior de golpes e fraudes virtuais, como compradores, temos que ficar cada vez mais atentos ao nos depararmos com uma promoção de um produto muito abaixo do valor de mercado, por exemplo. Tais anúncios falsos podem chegar até o público através de propagandas enviadas por e-mail ou até mesmo por meio de redes sociais como o Facebook.
Com promessas de gordos descontos, os golpistas acabam atraindo os consumidores até a página da loja, que pode ser uma loja “nova” e desconhecida, como também podem desenvolver páginas falsas que imitam com bastante precisão sites de lojas confiáveis, tais como Lojas Americanas e Submarino, a título de exemplo.
Além de visarem obter dinheiro fácil com o pagamento efetuado pelo consumidor enganado, os criminosos também podem se utilizar de tais situações para coletar dados pessoais do sujeito, tais como nome completo, endereço, CPF, entre outros, para futuramente serem usados em outros tipos de golpes. 
Portanto, algumas dicas são investigar muito bem o site antes de inserir qualquer dado pessoal; pesquisar sobre a loja; verificar formas de entrar em contato com o vendedor, como telefone, e-mail; checar se há um endereço físico e dados como o CNPJ do estabelecimento comercial. Prestar atenção em cada detalhe nunca é demais, verifique também o endereço URL no cabeçalho do seu navegador de internet, procure por erros de português, verifique quem foi o remetente do e-mail etc. Outro fator a se estranhar é caso o site aceite pagamento apenas através de boleto bancário e não aceite cartões de crédito enquanto a maioria do comércio online aceita tranquilamente tal modalidade para efetuar o pagamento. Os criminosos podem usar esta tática para que a operadora do cartão de crédito não consiga rastreá-los.
Caso você não receba o seu pedido e não consiga mais entrar em contato com o vendedor, é possível que você tenha sido vítima do crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal.
Nestes casos, a sugestão é procurar as autoridades competentes para dar conhecimento dos fatos acontecidos, se dirigindo até uma Delegacia de Polícia na posse da maior quantidade de documentos possíveis a fim de comprovar o golpe. Caberá à Polícia Civil investigar o crime e tentar rastrear os autores. Somente registrando um boletim de ocorrências tais fatos vão chegar ao conhecimento da autoridade policial e você vai ter um registro documental do golpe sofrido. Também, só assim será possível que os golpistas sejam encontrados e futuramente punidos para que o mesmo não ocorra com outras pessoas, bem como para que o consumidor ludibriado possa, num momento posterior, reaver seu dinheiro perdido através de um processo judicial.
Entretanto, cabe ressaltar que não é fácil a identificação desses criminosos na internet depois de executado o golpe, por isso fica a dica para que o consumidor pesquise e investigue muito bem antes de inserir dados pessoais na internet e efetivar a suposta compra. Assim como no mundo real, é melhor prevenir do que remediar.
Por Téo Fagundes Moura
Fonte JusBrasil Notícias