domingo, 22 de outubro de 2023

SEUS PAIS PRECISAM DE SUA PACIÊNCIA E AMOR NA VELHICE

Todos nós envelhecemos, embora não percebamos isso enquanto somos jovens. Seus pais cuidaram de você desde antes de você nascer, sacrificaram seu tempo, gastaram seu dinheiro e sua energia por você, e não é que você deva nada a eles. Eles fizeram isso porque quiseram, mas se você são uma boa pessoa, na velhice você estará ao lado deles para oferecer sua paciência e seu amor incondicional quando eles mais precisarem.

Se você é pai ou mãe, vai perceber como seus pais envelhecem e como eles precisam que você esteja mais tempo ao lado deles. Você tem que aprender a amar seus pais da mesma forma incondicional que eles te amaram e te amam. Ele aceita seu envelhecimento pacientemente, com serviço e sem desculpas. É o momento mais frágil de suas vidas e eles precisam de você. Pense no amanhã, quando você precisar de seus filhos… Eles farão com você a mesma coisa que vêem você fazer com seus pais. O que você quer encontrar no futuro?

É mais do que provável que seus pais não tenham lhe contado metade de todas as lutas pelas quais eles tiveram que passar para poder levar a família adiante. Em sua vida haveria momentos de grande felicidade, mas também de grande tristeza e preocupação. Eles provavelmente estavam chorando pelas suas costas para que você não se preocupasse ou fosse afetado pelo choro deles! Mas eles nunca desistiram, por mais difíceis que as circunstâncias ficassem.

Eles, seus pais, quando você era pequeno, eram seus heróis… mas agora eles ainda são! Alguns heróis com rugas na pele e talvez com uma bengala para poder andar, mas ainda têm aquela capa de super-herói invisível que os torna as melhores pessoas do mundo. É possível que agora eles tenham outros tipos de dificuldades, talvez físicas ou mentais.

Por tudo isso, é importante que você entenda que eles precisam de você mais do que nunca, principalmente agora que estão envelhecendo. Ninguém está preparado para envelhecer, nem eles. Por esta razão, eles se sentem vulneráveis ​​e isso pode deixá-los involuntariamente irritados de vez em quando, mas sua sabedoria não tem limites e você deve continuar se alimentando dela.

Eles podem se sentir cansados, cansados ​​de cuidar dos outros, de lutar sem parar, de ser sempre o melhor exemplo… Por isso chegou a hora de retribuir na vida o quanto eles fizeram por você. É hora de você cuidar deles e mimá-los também. Você não os verá mais fazendo planos de longo prazo, mas agora eles se dedicam a fazer o que é mais importante: viver no presente.

Não rejeite o ciclo da vida, embora seja difícil aceitar que eles não tenham mais o controle da situação, agora é você quem deve assumir esse comando por eles. A atitude deles pode irritá-lo de vez em quando, mas é importante que você permaneça paciente com um sorriso, porque eles precisam de você agora mais do que nunca em suas vidas.

Não traia a confiança deles, não discuta com eles… não se decepcione porque a vida não é mais como costumava ser. A vida se transforma aos poucos, assim como você, seus filhos e também seus pais. É normal você ficar com raiva pensando que um dia eles não estarão ao seu lado, você também pode sentir medo… todos nós temos. Medo de nos perdermos quando os perdemos.

Mas não se desculpe enquanto eles vivem e apreciá-los e sua presença. Não os entristeça por causa do seu egoísmo, deixe as lágrimas de tristeza nunca escorrerem por suas bochechas por causa de suas ações.

O tempo ensina você a valorizar a vida

O tempo vai te ensinar a valorizar a vida, a vida dele. Todos vivemos fases diferentes, algumas mais fáceis de aceitar do que outras. Mas lembre-se que seus pais sempre foram seu pilar mais estável. Onde seus pais estavam era sua casa, agora eles devem sentir o mesmo… onde você está, a casa deles também é.

Infelizmente, chegará o dia em que sua casa com seus pais permanecerá em seus pensamentos e você terá que mantê-los em sua memória com todo o seu amor. Não os lembre com pesar que você poderia ter feito as coisas melhor ou diferente. Se você tem seus pais vivos, você tem sorte… Então é seu dever hoje aproveitá-los e, acima de tudo, cuidar deles quando eles mais precisarem de você. Lembre-se de que eles foram seus heróis na época deles, mas continuarão sendo por toda a sua vida, mesmo que não possam mais estar ao seu lado.

Por Rejane Regio

Fonte etapainfantil