terça-feira, 10 de outubro de 2023

CARTILHA DÁ DICAS AOS PAIS DE COMO COMPRAR NO DIA DAS CRIANÇAS


Quem já estiver planejando comprar o presente para os baixinhos no Dia das Crianças, no dia 12, deve ficar de olho em cuidados para fazer uma compra segura e barata. A Proteste Associação de Consumidores publicou uma cartilha virtual em seu site oficial (www.proteste.org.br) para orientar o consumidor na hora de ir às lojas. Atenção com o material dos brinquedos, com a qualidade e com as peças são algumas das sugestões da publicação para a segurança e saúde de crianças até 12 anos.

Basta clicar em ‘Cartilha das Crianças’ na página inicial e visualizar o documento. Com 36 páginas, o texto aborda direitos, dicas e boas práticas. “É um guia prático, com foco na legislação, principalmente no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código de Defesa do Consumidor”, diz Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da entidade.
Quando for às prateleiras, a Proteste recomenda avaliar informações de origem, composição, garantia e quaisquer riscos às crianças. A cartilha sugere cuidados com: ruídos excessivos que podem causar danos à audição, bichos de pelúcia com pêlos compridos que podem causar alergia, peças pequenas que podem se soltar e até serem engolidas.

ALERTA
A cartilha é um aviso para ficar de olho nos direitos e na segurança neste Dia das Crianças. Além disso, as dicas podem ser acessadas gratuitamente pela internet.

CONSUMO
O consumidor desavisado que não considerar alguns dos pontos abordados pela cartilha da Proteste corre o risco de adquirir produto de qualidade duvidosa.
Fonte O Dia Online