segunda-feira, 21 de outubro de 2024

17 REGRAS DE ETIQUETA PARA O LINKEDIN

A rede social profissional não funciona como as demais. Veja 17 dicas de etiqueta para não errar e preservar sua imagem no LinkedIn

A maioria das redes sociais não exige nenhum padrão de comportamento específico ou regras de etiqueta rígidas. Porém, o LinkedIn possui certos princípios comuns ao mundo corporativo, mas com adaptações para a plataforma online. Para não errar e preservar sua imagem profissional, confira dicas de etiqueta para o LinkedIn.

Ações online X ações presenciais
No blog do LinkedIn, a especialista em carreira Lindsey Pollak compartilha uma dica muito válida: “Se você não faria determinada coisa presencialmente, não faça no LinkedIn”. Essa é uma ótima regra geral, especialmente se você está em dúvida sobre determinada atitude.

Mande mensagens personalizadas
Quando for adicionar alguém no LinkedIn mande mensagens personalizadas para essas pessoas. É muito mais educado e amigável do que mandar a mensagem padrão. Não é necessário escrever um texto longo, faça apenas uma pequena nota que transpareça sua vontade de se comunicar com aquela pessoa como contato profissional.

Por favor e obrigado
Lembra-se das velhas palavrinhas mágicas? Elas continuam tão necessárias e eficazes e fazem uma diferença enorme nas coisas que você fala, especialmente online, onde não é possível identificar entonações e as mensagens ficam muito sensíveis a interpretações erradas.

Excesso de atualizações
Atualizar seu status é sempre muito bom, mas se você faz isso mais de 10 vezes antes da hora do almoço passa a imagem errada para seus contatos e pode até mesmo ser bloqueado para parar de incomodá-los.

Dê recomendações
Se você gostaria de receber recomendações no LinkedIn, então comece a fazer isso também. Use o princípio antigo de que você colherá o que plantar. Escreva boas recomendações e talvez você receba outras em troca tão boas quanto.

Peça por recomendações de forma estratégica
Se você vai pedir recomendações de seus contatos, não peça para todas ou para qualquer pessoa. Pense de maneira estratégica em quem pode escrever algo realmente significante para seu perfil e fazer a diferença para atrair novas oportunidades.

Mantenha-se profissional
Mesmo os usuários mais experientes podem cair nesse erro. Não se esqueça que o LinkedIn é uma rede social estritamente profissional e que quaisquer informações fora dessa esfera podem causar constrangimentos. Fotos das férias, reclamações e qualquer tipo de postura inapropriada são muito ruins para sua imagem.

Não seja o foco exclusivo
Em seu perfil é muito importante compartilhar aquilo que te interessa, mas é bom ter cautela para que a página não fique “narcisista” demais. Pense no LinkedIn como uma verdadeira “rede” de conexões e compartilhe coisas que interessem não apenas para você, mas também para seus contatos.

Adicionar desconhecidos
É bom ter uma rede extensa de contatos, mas você não deve aceitar desconhecidos e estranhos apenas para aumentar seus números. Aceite e adicione pessoas com quem você tem pelo menos uma conexão e não seja inconveniente.

Como fazer as pessoas se lembrarem de você
Se você se conectou com alguém que não conhece muito bem e corre o risco de não se lembrar de você, facilite o processo. Ao adicionar essa pessoa, escreva um recado que contenha o local e contexto em que se conheceram, mas de forma indireta. Por exemplo, “Foi ótimo conhecê-lo (ou encontrá-lo) na conferência...”.

A importância da foto
A foto de seu perfil deve ser apropriada para os negócios. Fotos tiradas na praia, ou imagens de você com seus amigos ou companheiro não são adequadas. Tenha uma foto específica para esse perfil e passe a impressão correta para seus contatos.

Não perpetue o spam
Por mais óbvio que essa regra seja, ainda é possível encontrar muito spam no LinkedIn. Avalie aquilo que for postar para que não seja informação desnecessária, irrelevante ou repetida.

Não se envolva em discussões
Tenha cuidado quando for participar de fóruns abertos, para que você não se envolva em discussões desnecessárias e prejudiciais. Faça o possível para manter o LinkedIn um local positivo para sua carreira.

Twitter
Mantenha o Twitter no Twitter, ou seja, deixe as atualizações de status para essa rede social. Aquilo que você escreve no Twitter não exige muita atenção quanto o que você escreve para o LinkedIn, por isso as mensagens devem ser diferenciadas e compartilhadas no lugar certo.

Tenha paciência com novos usuários
Se você já é experiente na rede social, não perca a paciência com pessoas que começaram a conhecê-la recentemente. Lembre-se que um dia você já esteve tão perdido quanto elas e precisou de pessoas atenciosas para ajudar você a entender a dinâmica do LinkedIn e como se comportar nele.

Regras de grupos
Se você participar de algum grupo no LinkedIn, dê atenção para as regras estabelecidas por ele. Você deve sabê-las e respeitá-las para não receber nenhum e-mail ou recado equivocado sobre possíveis erros cometidos por falta de atenção.

Sempre responda
Se alguém entrar em contato e você não tiver tempo para responder a mensagem, mande uma resposta curta mostrando que você leu o texto e irá respondê-lo em breve. Assim que puder, responda a mensagem.
Fonte Universia Brasil