Na crise, é
preciso lutar para se diferenciar da concorrência. Veja 7 ideias para deixar o
seu currículo mais convidativo
A dificuldade de ser contratado em
meio à crise brasileira tem um efeito incontornável: além de investir como
nunca em qualificação, é preciso lançar mão de recursos cada vez mais criativos
e sofisticados para se diferenciar da concorrência.
A batalha por um emprego já começa na
estratégia de confecção do currículo. A forma e o conteúdo do documento compõem
o “cartão de visitas” de um profissional: a depender desses fatores, o
recrutador pode eliminá-lo de cara ou resolver chamá-lo para uma entrevista.
Além de uma estrutura adequada, o CV
precisa ter certos atrativos para fisgar a atenção do headhunter, estimular uma
leitura mais atenta e comunicar rapidamente o potencial do candidato para
preencher a vaga.
Recrutadores ouvidos por EXAME.com
contam alguns segredos que tornam o documento mais convidativo. Confira a
seguir:
1. Transforme
parágrafos em listas
Grandes blocos de texto desestimulam a
leitura — ainda mais no caso de um recrutador cansado de examinar tantos
currículos. Na hora de descrever as atribuições que você teve em cada emprego,
troque os parágrafos por listas de frases ou bullet points. Pode parecer só um
detalhe, mas esse formato mais “digerível” impedirá que o seu currículo seja
descartado simplesmente por parecer cansativo, diz Lucas Nogueira, gerente de
divisão da Robert Half.
2. Use fontes
clássicas e prefira uma formatação arejada
Steve Jobs dizia que design não é a
aparência de uma coisa; é como ela funciona. Currículos não são iPhones, mas
também obedecem à máxima do criador da Apple: seu efeito sobre o leitor depende
muito do seu visual. Segundo Nogueira, CVs atrativos usam fontes sóbrias e
fáceis de ler, como Arial ou Times New Roman. O espaço ideal entre as linhas é
de 1,5 e é importante inserir espaços entre os parágrafos para “oxigenar” a
página.
3. Diga o
máximo possível com poucas palavras
Uma redação clara e concisa é um dos
segredos de um currículo atraente. “O texto deve ser o mais enxuto possível,
isto é, deve conter uma apresentação resumida das informações mais relevantes
sobre você”, diz Larissa Meiglin, psicóloga e supervisora de consultoria ao
candidato da Catho. Ser objetivo não significa ser lacônico ou impreciso: o
ideal é comunicar tudo e apenas o que importa, sem sobrar nem faltar nada.
4. Use
palavras-chave da sua área
Ao pegar um currículo nas mãos, o
recrutador não faz uma leitura linear, do início ao fim. Sua primeira atitude é
percorrer o documento rapidamente com os olhos, por cerca de 10 segundos, em
busca de expressões básicas que indiquem o perfil daquele profissional. “É
fundamental que o currículo tenha palavras-chave da sua área, como nomes de
sistemas, linguagens, projetos e certificados específicos no caso de um
profissional de TI, por exemplo”, orienta Nogueira. Ao “bater o olho” nesses
termos, o avaliador já terá uma ideia de que tipo de profissional você é e
poderá se dispor a uma leitura mais atenta.
5. Ponha o
mais importante no começo
Outra forma de favorecer uma rápida
compreensão do documento é organizar as informações por ordem de relevância,
isto é, do mais ao menos pertinente para a vaga em questão. A dica de Luís
Fernando Martins, diretor da Hays Response, é usar a primeira página como uma
espécie de folha de rosto, na qual deve constar um “mini currículo” com os
dados mais importantes sobre a sua formação, experiências, qualificações e
diferenciais. Na segunda página, você pode apresentar essas informações com
mais detalhes.
6. Mostre algo
da sua personalidade
Ao contrário do que muita gente
acredita, é perfeitamente aceitável e até recomendável incluir algo sobre as
suas atividades extracurriculares no currículo. Pratica natação há vários anos?
Participa de uma ONG que planta árvores pela cidade? Criou uma banda de blues?
Segundo Martins, vale mencionar essas atividades para mostrar um pouco de quem
você é fora do escritório. “Hoje as empresas têm valorizado muito o aspecto
comportamental do candidato, então um currículo que traz dados dessa natureza
chama bastante atenção”, explica. Só evite o autoelogio: falar sobre o seu
perfil pessoal é diferente de se descrever como alguém perseverante, dedicado
ou criativo , por exemplo.
7. Faça um
documento “sob medida”
O segredo definitivo para fazer um
currículo atraente é adaptá-lo às expectativas e características específicas do
potencial empregador. Quanto mais customizado, melhor. Se a empresa busca um
profissional com perfil ligado à gestão de projetos, por exemplo, coloque em
evidência todos os cursos e experiências que você já teve na área. Se o
empregador é uma startup “descolada”, aposte em um layout mais criativo e
destaque os seus projetos mais arrojados. “Em vez de mandar um currículo
genérico, envie algo que você fez pensando especialmente no estilo e na cultura
daquela organização e nas exigências da vaga”, orienta Meiglin. “Só isso já é
suficiente para colocar um candidato a anos-luz da concorrência”.
Por Claudia Gasparini
Fonte Exame.com