Quando
a inteligência emocional surgiu pela primeira vez para o público em
geral, ela serviu como a conexão que faltava em uma descoberta
peculiar: pessoas com QI mediano se desempenharam melhor do que
aqueles com os maiores QI 70% das vezes. Essa anomalia deu um grande
golpe no que muitas pessoas sempre presumiram ser a única fonte de
sucesso - QI. Décadas de pesquisa agora apontam para a inteligência
emocional como o fator crítico que distancia os melhores
profissionais do resto do bando.
O
quanto de impacto tem a inteligência emocional (IE) sobre seu
sucesso profissional? A resposta rápida é: muito! É uma maneira
poderosa de concentrar sua energia em uma direção com um resultado
tremendo. De todas as pessoas que estudamos no trabalho, descobrimos
que 90% dos melhores profissionais possuem alto IE. Você pode até
ser um ótimo profissional sem inteligência emocional, mas as
chances disso acontecer são pequenas.
INTELIGÊNCIA
EMOCIONAL é "algo" em cada um de nós que é um
pouco intangível. Ela afeta a forma como administramos o
comportamento, como navegamos complexidades sociais e como tomamos
decisões pessoais que trazem resultados positivos. Inteligência
emocional é composta de quatro habilidades centrais que se
emparelham sob duas competências primárias: competência pessoal e
competência social.
COMPETÊNCIA
PESSOAL contém suas habilidades de autoconhecimento e
autogerenciamento, que focam mais em sua individualidade do que em
suas interações com outras pessoas. Competência pessoal é sua
habilidade de estar ciente de suas emoções e administrar seu
comportamento e tendências.
AUTOCONHECIMENTO
é sua habilidade de compreender de forma precisa suas emoções e
ter consciência delas enquanto elas agem.
AUTOGERENCIAMENTO
é sua habilidade de utilizar a compreensão das suas emoções
para se manter flexível e direcionar positivamente seu
comportamento.
COMPETÊNCIA
SOCIAL é composta por suas habilidades de conscientização
social e de gestão de relacionamentos; competência social é sua
habilidade de entender o temperamento de outras pessoas, seu
comportamento e motivos, de maneira a respondê-los de forma efetiva
e melhorar a qualidade de seus relacionamentos.
CONSCIENTIZAÇÃO
SOCIAL é sua habilidade de reconhecer de forma precisa as
emoções em outras pessoas e compreender o que realmente está
acontecendo.
GESTÃO
DE RELACIONAMENTOS é sua habilidade de utilizar a compreensão
de suas emoções e as emoções dos outros para administrar suas
interações com sucesso.
Além
da importância da inteligência emocional, sua natureza intangível
faz com que seja muito difícil saber quais comportamentos você deve
simular. Então eu analisei dados de mais de milhões de pessoas que
a TalentSmart testou para identificar hábitos que distinguiam as
pessoas com IE alto.
ELAS
SÃO CONSTANTEMENTE POSITIVAS
Fique
olhando as notícias por qualquer período de tempo e você verá que
é simplesmente um ciclo de guerra sem fim: ataques violentos,
economias frágeis, empresas em falência e desastres ambientais. É
fácil pensar que o mundo está indo ladeira abaixo rapidamente. E
quem sabe? Talvez esteja. Mas as pessoas inteligentes emocionalmente
não se preocupam com isso porque elas não se prendem a coisas que
não conseguem controlar. Elas concentram sua energia em direcionar
duas coisas que estão completamente sob seu poder - sua atenção e
seu esforço. Vários estudos mostraram que otimistas são
fisicamente e psicologicamente mais saudáveis que pessimistas. Eles
também possuem desempenho melhor no trabalho. Lembre-se disso na
próxima vez que um caminhão de pensamentos negativos prender sua
mente.
ELAS
POSSUEM UM VOCABULÁRIO EMOCIONAL ROBUSTO
Todas as pessoas sentem
emoções, mas é apenas uma pequena parcela que consegue
identificá-las de forma precisa enquanto elas acontecem. Nossa
pesquisa mostra que apenas 36% das pessoas conseguem fazer isso, o
que é um problema, pois as emoções não rotuladas podem ser má
interpretadas, o que leva a escolhas irracionais e ações
prejudiciais. Pessoas com IE alto dominam suas emoções, porque elas
as entendem, e porque elas utilizam um vocabulário extenso sobre
sentimentos para fazer isso. Enquanto muitas pessoas dizem apenas que
estão mal, pessoas com alta inteligência emocional conseguem
apontar se estão "frustradas", "deprimidas" ou
"ansiosas". Quanto mais específica for a palavra que você
escolher, melhor o entendimento que você terá sobre o que
exatamente está sentido, o que causou isso e o que você deveria
fazer em relação a isso.
ELAS
SÃO ASSERTIVAS
Pessoas
com alto IE possuem um equilíbrio entre boas maneiras, empatia e
gentileza com a habilidade de se afirmarem e estabelecerem limites.
Essa combinação tática é ideal para lidar com conflitos. Quando a
maioria das pessoas são contrariadas, elas geralmente se comportam
de forma passiva ou agressiva. Pessoas inteligentes emocionalmente
permanecem equilibradas e assertivas ao se guiarem para fora das
reações emocionais não filtradas. Isso permite que elas
neutralizem pessoas difíceis e tóxicas sem criar inimigos.
ELAS
SÃO CURIOSAS SOBRE OUTRAS PESSOAS
Não
importa se elas são introvertidas ou extrovertidas, pessoas
inteligentes emocionalmente são curiosas sobre todos ao seu redor.
Essa curiosidade é o produto da empatia, uma das passagens mais
importantes para o IE alto. Quanto mais você se importa com outras
pessoas e com o que elas estão passando, mais curiosidade você terá
sobre elas.
ELAS
PERDOAM, MAS ELAS NÃO ESQUECEM
Pessoas
emocionalmente inteligentes vivem pelo dilema "Engane-me uma
vez, o tolo é você; engane-me duas vezes, o tolo sou eu". Elas
perdoam para evitar guardar rancor, mas elas nunca esquecem. As
emoções negativas que surgem ao guardar rancor são na verdade uma
resposta de estresse. Segurar esse estresse pode ter consequências
devastadoras para a saúde, e pessoas emocionalmente inteligentes
sabem como evitar isso a todo custo. Entretanto, oferecer perdão não
significa que elas darão uma segunda chance para quem cometeu o
erro. Pessoas emocionalmente inteligentes se deixam derrubar por
maus-tratos, então elas rapidamente se desprendem das coisas e são
assertivas para se proteger de danos futuros.
ELAS
NÃO DEIXAM NINGUÉM LIMITAR SUA ALEGRIA
Quando
seu sentimento de prazer e satisfação se deriva de comparações
com os outros, você não é mais o mestre de sua felicidade. Quando
pessoas emocionalmente inteligentes se sentem bem com algo que
fizeram, elas não deixam que a opinião ou conquista de ninguém
tire esse sentimento delas. Enquanto é impossível desligar suas
reações sobre o que as outras pessoas pensam de você, você não
tem que se comparar com outros, você sempre pode escutar as opiniões
das pessoas com ceticismo.
ELAS
TORNAM AS COISAS DIVERTIDAS
Pessoas
emocionalmente inteligentes sabem exatamente o que as fazem felizes,
e elas trabalham constantemente para trazer essa felicidade para tudo
que fazem. Elas transformam trabalhos monótonos em jogos, vão além
do necessário para deixar as pessoas com quem se importam felizes, e
fazem pausas para aproveitar as coisas que amam não importa o quanto
estejam ocupadas. Elas sabem que injetar essa diversão em suas vidas
combate o estresse e constrói uma resiliência duradoura.
ELAS
SÃO DIFÍCEIS DE SEREM OFENDIDAS
Se
você tiver uma compreensão concreta de quem você é, é difícil
que alguém diga ou faça algo que lhe provoque. Pessoas
emocionalmente inteligentes são auto-confiantes e cabeça aberta, o
que cria uma pele bem grossa.
ELAS
ANULAM REFLEXÕES NEGATIVAS
Um
grande passo em desenvolver inteligência emocional envolve parar de
ter um diálogo consigo negativo durante o caminho. Quanto mais você
medita sobre pensamentos negativos, mais poder você dá a eles. A
maioria de nossos pensamentos negativos são apenas isso -
pensamentos, não fatos. Você pode parar as coisas negativas e
pessimistas que sua voz interior diz ao escrevê-las. Quando você
tirar o momento para diminuir o ritmo de pensamentos negativos, você
será mais racional e terá a mente mais clara para avaliar a
veracidade. Você pode apostar que suas afirmações não são
verdadeiras qualquer momento que você utilize palavras como "nunca",
"pior" e "sempre". Se suas afirmações ainda
aparentam ser fatos quando estão no papel, leve-as para um amigo e
veja se ele concorda com você. Assim a verdade com certeza
aparecerá.
JUNTANDO
TODAS AS PEÇAS
Ao
contrário de seu QI, seu IE é altamente maleável. Enquanto você
treina seu cérebro pela prática repetitiva de novos comportamentos
emocionalmente inteligentes, seu cérebro constrói o caminho
necessário para torná-los hábitos. Logo você irá começar a
reagir ao seu redor com inteligência emocional sem mesmo pensar
nisso. E enquanto seu cérebro reforça o uso de novos
comportamentos, as conexões que davam suporte aos comportamentos
velhos e destrutivos irão morrer.
Por
Travis Bradberry
Fonte
Advogado Digital