segunda-feira, 9 de julho de 2018

VEJA COMO SE CADASTRAR NO MEU INSS

MAIORIA DOS SERVIÇOS AGORA TÊM QUE SER AGENDADOS PELA INTERNET

Os trabalhadores que precisam dar entrada em algum requerimento no INSS, como pedido de aposentadoria por idade e tempo de contribuição , salário maternidade, além de conferir o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), entre outros, têm que agendar o atendimento pela internet no site www.meu.inss.gov.br ou ligar para a Central de Atendimento 135. Para dar uma ajuda ao trabalhador que quer acessar os serviços do INSS pela web, O DIA fez um passo a passo para mostrar como se faz para cadastrar login e senha, necessários para o acesso.
Para fazer o cadastro, é preciso ter em mãos carteiras de trabalho, contracheques, além de documentos pessoais, como identidade e CPF. Uma dica importante: ao final de cada passo clique no botão "não sou um robô" para passar à tela seguinte do Meu INSS. Ao acessar o portal, logo na primeira página, escolha a opção "login" no topo ao lado direito da tela.
Em seguida abrirá uma janela do cidadão.br, página de cadastro do governo federal que permite, com senha única, o acesso a diversos serviços. Nela clique no botão "primeiro acesso". Na página seguinte, assinale o botão de "cadastre-se" que fica do lado direito na parte de baixo da tela.
A próxima página vai pedir número de CPF, o nome completo, a data de nascimento do segurado, o nome da mãe e o estado de nascimento para fazer o login. Após preencher todas as informações, clique em "próximo".
Neste acesso, o trabalhador responde a cinco perguntas sobre o histórico previdenciário e o seguro-desemprego. Por isso é importante ter as carteiras de trabalho ou contracheques em mãos. Uma das informações que pode ser pedida é o valor do último salário de contribuição, e isso é informado no contracheque.

CÓDIGO DE ACESSO
Após esse passo é gerado, na internet, um Código de Acesso, que será trocado por senha pelo próprio trabalhador. Ela deve conter, no mínimo, nove caracteres, entre eles uma letra maiúscula e um caractere especial. Ao final desse passo, selecione "próximo".
Depois de preencher todas as informações, o site pedirá permissão para que seus dados pessoais sejam usados no site Meu INSS. Escolha "autorizo" para prosseguir.
Agora com login e senha criados, outros serviços podem ser acessados no site do Meu INSS, como "aposentadoria urbana" (por idade e tempo de contribuição), "salário-maternidade", "extrato CNIS", "histórico de créditos", "carta de concessão", "consulta revisão de benefício-artigo 29", "declaração de regularidade de contribuinte", entre outros.

COMO PEDIR APOSENTADORIA POR IDADE
Quer saber como pedir aposentadoria por idade pela internet? O DIA dá uma mãozinha! Login e senha criados, volte à tela inicial do Meu INSS. Nela, escolha a opção "aposentadorias urbanas", no topo do menu lateral esquerdo. Nessa aba, aparecerão os tipos de aposentadorias: por idade (60 anos de idade para mulheres e 65 anos para homens) ou por tempo de contribuição (30 anos de trabalho para mulheres e 35 anos para homens).
Selecione a seta à direita da opção "aposentadoria por idade". Abaixo da opção, aparecerão os requisitos para fazer o pedido do benefício. Se atender aos requisitos, pressione o botão "selecionar" no canto inferior.
Em seguida, clique em "avançar", no canto inferior direito da tela. Insira os dados pedidos pelo Meu INSS e clique em "avançar". Na página seguinte, aparecem os postos de atendimento de acordo com o endereço do cadastro. Selecione o local e aperte em "avançar".
A página exibirá as informações e os dados do atendimento. Role a página para baixo para ver a opção "Declaro que li e concordo com as informações acima". Clique na caixinha ao lado da frase e depois em "confirmar".
Em seguida, aparecerá "avançar" no canto inferior direito da janela. Aperte-o para continuar o requerimento. Após confirmar os dados, gere o comprovante clicando no botão azul.

Fonte O Dia Online