MAIORIA
DOS SERVIÇOS AGORA TÊM QUE SER AGENDADOS PELA INTERNET
Os
trabalhadores que precisam dar entrada em algum requerimento no INSS,
como pedido de aposentadoria por idade e tempo de contribuição ,
salário maternidade, além de conferir o Cadastro Nacional de
Informações Sociais (CNIS), entre outros, têm que agendar o
atendimento pela internet no site www.meu.inss.gov.br
ou ligar para a Central de Atendimento 135. Para dar uma ajuda ao
trabalhador que quer acessar os serviços do INSS pela web, O DIA fez
um passo a passo para mostrar como se faz para cadastrar login e
senha, necessários para o acesso.
Para
fazer o cadastro, é preciso ter em mãos carteiras de trabalho,
contracheques, além de documentos pessoais, como identidade e CPF.
Uma dica importante: ao final de cada passo clique no botão "não
sou um robô" para passar à tela seguinte do Meu INSS. Ao
acessar o portal, logo na primeira página, escolha a opção "login"
no topo ao lado direito da tela.
Em
seguida abrirá uma janela do cidadão.br, página de cadastro do
governo federal que permite, com senha única, o acesso a diversos
serviços. Nela clique no botão "primeiro acesso". Na
página seguinte, assinale o botão de "cadastre-se" que
fica do lado direito na parte de baixo da tela.
A
próxima página vai pedir número de CPF, o nome completo, a data de
nascimento do segurado, o nome da mãe e o estado de nascimento para
fazer o login. Após preencher todas as informações, clique em
"próximo".
Neste
acesso, o trabalhador responde a cinco perguntas sobre o histórico
previdenciário e o seguro-desemprego. Por isso é importante ter as
carteiras de trabalho ou contracheques em mãos. Uma das informações
que pode ser pedida é o valor do último salário de contribuição,
e isso é informado no contracheque.
CÓDIGO
DE ACESSO
Após
esse passo é gerado, na internet, um Código de Acesso, que será
trocado por senha pelo próprio trabalhador. Ela deve conter, no
mínimo, nove caracteres, entre eles uma letra maiúscula e um
caractere especial. Ao final desse passo, selecione "próximo".
Depois
de preencher todas as informações, o site pedirá permissão para
que seus dados pessoais sejam usados no site Meu INSS. Escolha
"autorizo" para prosseguir.
Agora
com login e senha criados, outros serviços podem ser acessados no
site do Meu INSS, como "aposentadoria urbana" (por idade e
tempo de contribuição), "salário-maternidade", "extrato
CNIS", "histórico de créditos", "carta de
concessão", "consulta revisão de benefício-artigo 29",
"declaração de regularidade de contribuinte", entre
outros.
COMO
PEDIR APOSENTADORIA POR IDADE
Quer
saber como pedir aposentadoria por idade pela internet? O DIA dá uma
mãozinha! Login e senha criados, volte à tela inicial do Meu INSS.
Nela, escolha a opção "aposentadorias urbanas", no topo
do menu lateral esquerdo. Nessa aba, aparecerão os tipos de
aposentadorias: por idade (60 anos de idade para mulheres e 65 anos
para homens) ou por tempo de contribuição (30 anos de trabalho para
mulheres e 35 anos para homens).
Selecione
a seta à direita da opção "aposentadoria por idade".
Abaixo da opção, aparecerão os requisitos para fazer o pedido do
benefício. Se atender aos requisitos, pressione o botão
"selecionar" no canto inferior.
Em
seguida, clique em "avançar", no canto inferior direito da
tela. Insira os dados pedidos pelo Meu INSS e clique em "avançar".
Na página seguinte, aparecem os postos de atendimento de acordo com
o endereço do cadastro. Selecione o local e aperte em "avançar".
A
página exibirá as informações e os dados do atendimento. Role a
página para baixo para ver a opção "Declaro que li e concordo
com as informações acima". Clique na caixinha ao lado da frase
e depois em "confirmar".
Em
seguida, aparecerá "avançar" no canto inferior direito da
janela. Aperte-o para continuar o requerimento. Após confirmar os
dados, gere o comprovante clicando no botão azul.
Fonte
O Dia Online