quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

VOCÊ NÃO QUER COMETER ESSES 8 ERROS NA HORA DE VIAJAR


Um voo pode atrasar por conta do clima, a fila da alfândega pode estar longa demais, a sua mala pode ser extraviada... Esses são alguns problemas que nem mesmo os viajantes mais experientes conseguem evitar. Mesmo assim, existem algumas precauções que você pode tomar para não ter que passar por muitos perrengues, que podem ser evitados com um pequeno planejamento pré-viagem. Confira 8 erros de iniciantes para evitar quando você for planejar a sua próxima viagem.

1. Assumir que você só precisa de um passaporte válido
O seu passaporte está dentro da validade, o que, por si só, já é muito bom. Porém é fato que achar que ter um passaporte válido é tudo o que você precisa para sair do Brasil é um erro – e dos grandes. Muitos países, como a Rússia e a China, pedem que o seu passaporte esteja dentro da validade até seis meses depois da sua data de retorno e o mesmo vale para muitos países Europeus.
Além disso, é importantíssimo ter certeza que o país que você vai visitar não pede um visto de entrada. Verdade, o Brasil tem um bom relacionamento com muitos – vide os acordos de livre-trânsito na Europa –, mas outros, como Estados Unidos e Japão, precisam de um visto especial de visita.

2. Trocar o seu dinheiro no aeroporto
As casas de câmbio estão em locais como aeroportos e estações de trem para casos de emergência, pois, nesses lugares, o valor de compra de moedas estrangeiras é muito mais alto do que em pontos fora desse local ou nos próprios bancos. Pense nisso com antecedência e pesquise os melhores valores para que o seu dinheiro renda mais. 

3. Não saber sobre as políticas de trocas de passagem
Antes de comprar uma passagem, pesquise sobre todos os detalhes, incluindo as possíveis taxas para trocas de datas ou de destinos. Isso evita que você tenha que pagar taxas absurdas no susto, já que pode se planejar antes para um eventual problema com o ticket.

4. Colocando coisas demais (ou as coisas erradas) na mala
Ninguém quer pagar mais por conta do sobrepeso das malas na hora de viajar, certo? Nesse caso, vale a pena planejar muito bem o que você precisa mesmo para a viagem e colocar na sua mala apenas roupas e acessórios que você vai mesmo usar. Além disso, não abra mão de uma boa mala de mão para alguns itens básicos e maquiagens, por exemplo.

5. Não levar cópias de documentos importantes
Não importa o quão cuidadoso você seja, às vezes as coisas simplesmente dão errado. Para evitar problemas adicionais por conta disso, tenha sempre cópias de todos os documentos importantes (como passaporte, passagens, vistos, etc) em várias pastas: uma para a bolsa de mão, outra para a mala que será despachada e uma terceira para a sua mala de mão. Além disso, deixe cópias também com algum familiar ou amigo próximo que sabe dos detalhes da sua viagem, por precaução.

6. Não avisar o seu banco que você está indo viajar
Você está em Nova York se acabando em compras na 5th Avenue quando, de repente, o seu cartão é bloqueado. O ideal é sempre notificar o seu gerente que você está viajando, principalmente se for para o exterior, para evitar bloqueios desnecessários na sua conta por causa do que eles podem considerar como transações suspeitas.

7. Planejar demais
O mais legal de uma viagem é sempre o inesperado: aquele brechó escondido em uma ruazinha em Paris, o café delicioso naquele bairro pouco visitado em Londres... Tente não planejar todos os mínimos detalhes da sua viagem ou pensar em fazer coisas demais para não ficar frustrada e perder a chance de, realmente, aproveitar o momento e o lugar em que você está.

8. Não pesquisar as normas e costumes locais
Seja aprender algumas frases na língua local, seja pesquisar mais sobre gestos e até mesmo as vestimentas apropriadas para pontos religiosos, tenha o bom senso de pesquisar um pouco sobre o local que você vai conhecer. O que é válido na sua cidade pode ser extremamente ofensivo em outra e você não quer transformar a sua viagem em uma experiência ruim por conta desse tipo de coisa.
Por Marcela De Mingo
Fonte Elle Online