Assentos próximos às janelas são os preferidos nos aviões Assentos próximos às janelas são os preferidos nos aviões
Pesquisa revela Bilhete aéreo comprado, chega a hora de reservar seu assento na aeronave. Se antes só era possível escolher a poltrona na hora do check-in, hoje, dá para escolher sua cadeira preferida com antecedência, navegando no site da companhia aérea. A primeira reação é automática: garantir logo um lugar entre as fileiras um e seis, bem posicionado, lá na frente. Só que as estatísticas comprovam: 46% dos passageiros têm a mesma ideia. O cantinho da janela também é objeto de cobiça, mesmo que só nuvens sejam vistas durante 99,9% do tempo de voo. Esse tipo de assento é escolha certa para 60% das pessoas que viajam de avião.
Se fizer muita questão de viajar na cadeira 6A, o passageiro tem que ser rápido como um jato. O lugar é o campeão de procura no ato da reserva. Além de ficar na janela, está na dianteira da aeronave, perto da saída de emergência (nunca se sabe!). E o viajante é um dos primeiros a receber o lanche.
Os comportamentos descritos acima foram percebidos por um site de busca de passagens, hotéis e locadoras de veículos. O Skyscanner (www.skyscanner.com.br) reuniu informações de mil passageiros, que apontaram onde gostariam de se sentar se tivessem que voar num Boeing 757 com 40 fileiras.
Corredor é disputado
Os assentos localizados no corredor, em geral, são os preferidos pelos passageiros mais altos, que gostam de esticar as pernas, e por aqueles que não podem ficar muito tempo sentados. Mas, se existem as poltronas mais disputadas, há também as mais odiadas. A campeã da rejeição é a 31E. Fica no meio — só 1% dos passageiros gosta de viajar entre a janela e o corredor —, na parte traseira, logo depois da asa.
A pesquisa feita pelo site Skyscanner mostrou também que até nos aviões existe a turma da cozinha: 7% dos viajantes optam pela última fileira. Além da prioridade no embarque — em geral os passageiros dos últimos assentos entram logo na aeronave, depois de crianças e idosos —, os banheiros do final do corredor são bem menos movimentados. Além de mais limpos, a chance de desfrutar do silêncio na hora do sono é maior. Aliás, em geral, quando o voo está vazio, sobram mais poltronas livres na retaguarda da aeronave. Só não pega bem prestar atenção à conversa dos comissários.
O inconveniente fica por conta da demora em receber a refeição. E não adianta ter pressa de desembarcar.
Fonte Extra – O Globo Online