Profissional deve se programar para cumprir os
compromissos. Passeios são permitidos, mas só fora do horário do expediente
Viajar
não é só diversão e férias. Algumas viagens são a trabalho, e dúvidas de
comportamento acabam surgindo: pega mal aproveitar e fazer alguns passeios? E a
conta do frigobar, pode ser entregue à empresa na hora da prestação de contas?
Se você está de malas prontas, saiba que é importante observar algumas regras
para não cometer gafes e queimar a sua imagem e a da empresa.
Fátima
Mangueira, diretora de Recursos Humanos da Mira, afirma que, antes de tudo, a
pessoa deve ter um comportamento profissional, ético e simpático. É importante
ter em mente que os erros cometidos durante a viagem poderão trazer danos à
imagem do profissional, dentro e fora da organização, e também da empresa:
—
O profissional não pode esquecer que suas atitudes devem ser sempre avaliadas
para que não causem impacto na empresa, pois ele a estará representando.
Qualquer atitude mal elaborada poderá causar danos à organização e,
principalmente, ao profissional que poderá passar uma imagem de descuidado.
Manter
uma boa apresentação pessoal, tanto no que se refere às suas atitudes, quanto
no modo de se vestir, e ter equilíbrio entre o bom gosto e o bom senso são
essenciais, lembra a executiva:
—
Imagem é fundamental para o sucesso profissional, seu e da empresa.
Conhecer
ao máximo o local onde irá trabalhar durante a viagem, ainda mais se nunca
esteve lá antes, é fundamental, afirma Marcele Goes, consultora de imagem
pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida, membro da Associação Internacional
de Consultoria de Imagem (AICI). Informe-se com colegas que já viajaram
representando a empresa e pesquise na internet informações sobre clima, hábitos
e costumes locais, no caso de outros estados ou países.
—
Respeite os colegas acima de tudo, não atropele hierarquias, não seja folgado
só porque é um visitante. Ninguém precisa saber de tudo, principalmente ao
visitar um local diferente. Mas tente se informar, e, se ainda tiver dúvidas,
pergunte e escolha alguém mais receptivo para ser seu orientador local. Seja
profissional como você é no seu escritório local:, preocupando-se com
pontualidade e com os prazos para entrega de tarefas — ressalta Marcele.
O
importante, diz a consultora, é o profissional agir realmente como um hóspede:
não tente modificar a rotina, respeite as hierarquias e hábitos do local e, ao
dar sua opinião sobre os tópicos profissionais, seja claro e objetivo, mas não
atropele ninguém.
—
É preciso ficar claro que todos estão no mesmo time, pois é comum haver certo
receio a respeito de quem vem de outro local para o trabalho. Respeite o tempo
de cada um para criar vínculos: seja gentil, socialize, mas não tente tornar-se
amigo próximo das pessoas de uma hora para a outra.
Quanto
às despesas, se a empresa vai pagar por toda a viagem, não há problema incluir
a conta do frigobar, pois se não consumisse no quarto do hotel, a pessoa iria
consumir em um bar ou restaurante. De acordo com Marcele, o que vale a pena observar
são as quantidades e os itens consumidos. A regra é nada de exageros:
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Bebidas alcoólicas, claro, não podem ser bancadas pela empresa. E caso decida
ir a um restaurante mais elegante para conhecer, esta conta é de sua
responsabilidade, como um passeio qualquer em sua cidade de moradia.
Fátima,
por sua vez, lembra que ter bom senso é sempre a medida certa para qualquer
situação, seja uma refeição ou um passeio.
—
Fazer turismo em viagem de negócios pode resultar em falta de responsabilidade
e de comprometimento. Se tiver uma agenda noturna para jantares e depois
continuar a reunião, por exemplo, é perfeitamente adequado, mas fique sempre
atento para não abusar da bebida e das brincadeiras. Tudo em excesso é ruim.
Uma
boa opção para conhecer alguns pontos turísticos da cidade, diz ela, é montar
uma agenda para aproveitar os fins de semana.
Por
Ione Luques
Fonte
O Globo Online