Fazer turismo, ter gastos exagerados com passeios e
alimentação e abusar do networking podem trazer danos à imagem do profissional
Falar
mal da empresa, do seu escritório original de trabalho ou de colegas de
trabalho, gastar em excesso com táxis para fazer um giro pela cidade, pagar o
consumo dos amigos numa conta que será reembolsada pela empresa ou incluir
bebidas alcoólicas na conta são atitudes proibidas por qualquer profissional
quando se está representando sua empresa, afirmam a consultora de imagem
Marcele Goes, e a diretora da Mira RH, Fátima Mangueira. A pedido do Boa
Chance, a consultora de imagem preparou uma lista das atitudes que devem ser
evitadas durante as viagens de trabalho:
Fazer turismo em vez de trabalhar
O
foco da viagem é o trabalho e, normalmente, não dá tempo de fazer turismo,
porque a permanência é curta e o objetivo é ficar o menor período ausente de
sua cidade e resolver a maior quantidade possível de assuntos profissionais
naquela visita. Porém, se houver um dia livre na programação ou a possibilidade
de terminar o expediente mais cedo, não há problema em passear. Caso a
programação de trabalho seja realmente muito flexível, o recomendado é
concentrar o trabalho em um período e o passeio em outro, assim pode-se
aproveitar cada atividade isoladamente. De repente, vale negociar com sua
empresa um ou dois dias a mais no local para passear ou ir próximo ao final de
semana para incluí-lo na viagem. É melhor fazer as coisas às claras do que
tentar enganar.
O que vestir
— Considere o traje social sempre, depois verifique o clima e escolha uma
versão de tecidos adequada ao clima, mas mantenha-se no social, sempre. Para o
homem, o ideal é o uso de terno e gravata. Uma versão mais contraída seria
deixar de lado o paletó e a gravata, mas manter a camisa social de manga longa.
Já para as mulheres, um terninho de saia ou calça com camisa é o traje ideal.
Também é válido eliminar o blazer, usando calça e camisa, saia e camisa ou um
vestido tubinho de comprimento no joelho, numa versão mais descontraída.
Erros que possam prejudicar a imagem pessoal e da
empresa
Muitas
vezes, o profissional comete erros junto à sua própria empresa, exagerando nas
contas, sumindo durante o expediente, mostrando-se não tão responsável quando
está longe das amarras do local de trabalho. Para a empresa perante outra
empresa/cliente, pode ficar uma má imagem se o profissional for arrogante, não
se adaptar aos hábitos e ficar criando problemas e se não levar o trabalho
totalmente a sério por não estar em sua base. Misturar turismo ou diversão com
trabalho, a ponto de deixar de ser pontual e estar despreparado, também é ruim.
Abusar do networking para buscar novas oportunidades
Criar
conexões leva tempo: seja presente, troque informações, mas não seja invasivo
ou inconveniente. Pense sempre em oferecer informações ou ajuda antes de pedir.
Chegar atrasado nas reuniões ou sair antes para
passear
Este
é o tipo de comportamento que mostra a falta de foco do profissional e ainda,
que a empresa deve pensar em outro candidato numa próxima oportunidade. Se
excluir de todo ou qualquer convívio com os locais para passear também é ruim,
porque é importante construir um relacionamento, principalmente se forem
pessoas com as quais o profissional interage constantemente à distância.
Usar verba dada pela empresa para gastos e compras
pessoais
Também
inadmissível pensando em gastos supérfluos ou compras de itens pessoais. Por
exemplo: se a pessoa precisa de um medicamento porque não está bem no local,
isso é por conta da empresa; afinal ela está ali a trabalho. Se a pessoa
precisa de um item de uso contínuo, que usa em seu local também, daí este gasto
já é dela e não da empresa.
Abusar do frigobar, festas e baladas e apresentar a
conta para empresa
Não
esbanje só porque o dinheiro para pagar não será seu. As pessoas percebem
quando há abuso e as quantidades ou itens são fora do comum. Ninguém precisa
passar a “pão e água”, experimente comidas e bebidas diferentes, mas sem
exorbitâncias.
Ignorar a cultura ou costumes do país, no caso de
viagens internacionais
Dependendo
da cultura, os locais podem se sentir profundamente desrespeitados e isso é
muito negativo. Em culturas mais maleáveis, as pessoas podem relevar a
ignorância do visitante, mas com certeza alguém bem informado e que respeita os
costumes será muito mais valorizado.
Fonte
O Globo Online