Todo recrutador, brasileiro ou estrangeiro, adora
falar em soft ou hard skills. Professora de inglês explica o significado desses
termos e dá exemplos
Em
qualquer processo seletivo, os recrutadores sempre buscam por dois grupos de
habilidades: hard skills e soft skills. Esses dois termos em inglês têm sido
usados por vários profissionais de RH que trabalham em multinacionais e acabam
incorporando os jargões estrangeiros.
Mas
o que significam esses termos, exatamente? Se você quer estar antenado com
esses jargões e preparar seu vocabulário para entrevistas em inglês, veja
abaixo algumas dicas do site The Balance.
O que são hard skills? (habilidades técnicas)
São
habilidades que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas. Em outras
palavras, elas são tangíveis. Você aprende hard skills na sala de aula, com
livros e apostilas, ou até mesmo no trabalho. Elas são avaliadas durante os
processos seletivos e comparadas com as dos outros candidatos. Alguns exemplos:
A degree or certificate
(graduação ou certificado)
Accounting (contabilidade)*
Carpentry (carpintaria)
Construction (construção)
Editing (edição)
Engineering (engenharia)
Finance (finanças)
Healthcare (cuidado com a
saúde)
Information technology
(tecnologia da informação)
Law (direito / leis)
Machine operation (operação de
máquina)
Manufacturing (produção)
Mathematics / Math
Mechanics (mecânica)
Nursing (enfermagem)
Proficiency in a foreign
language (proficiência em idioma estrangeiro)
Project management (gestão de
projetos)
Programming (programação)
Research (pesquisa)
Teaching (ensino)
Translation (tradução)
Web design
Writing (escrita)
*Não
misturar com accountability que quer dizer responsabilidade ética, ou seja, é
uma soft skill. Essas
habilidades podem ser mencionadas na carta de apresentação ou de introdução
(cover letter) e no seu CV (resumé).
Soft skills (habilidades comportamentais)
São
competências subjetivas, muito mais difíceis de avaliar. Também são conhecidas
como people skills (habilidades com pessoas) ou interpersonal skills
(habilidades interpessoais), porque elas estão relacionadas à sua forma de se
relacionar e interagir com as pessoas. Alguns exemplos:
Attitude (atitude)
Communication (comunicação)
Conflict resolution (resolução
de conflitos)
Creative thinking (pensamento
criativo, alternativa: creativity – criatividade)
Critical thinking (pensamento
crítico)
Decision making (tomada de
decisão)
Empathy (empatia)
Ethics (ética)
Flexibility (flexibilidade,
alternativa: resilience – resiliência)
Leadership (liderança)
Motivation (motivação)
Networking (rede de contatos
ativos)
Patience (paciência)
Persuasion (persuasão)
Positivity (positividade)
Problem solving (solução de
problemas)
Teamwork (trabalho em equipe)
Time management (gestão do
tempo)
As
soft skills são características da personalidade (personality traits or
characteristics) que afetam os relacionamentos no ambiente corporativo e por
consequência a produtividade da equipe.
Mesmo
havendo a demanda por habilidades técnicas para preenchimento de vagas, os
recrutadores buscam candidatos que tenham habilidades comportamentais
específicas. Isso acontece porque é muito mais fácil para a empresa treinar uma
competência técnica do que uma comportamental.
Ao
falar sobre suas soft skills em entrevistas, procure sempre exemplificá-las.
Veja a comparação abaixo:
Inadequado:
I have leadership skills. (Eu tenho habilidade de liderança.)
Adequado:
At my role at Company XYZ, I steered the sales team to record numbers, creating
a bonus structure that generated consistent results. (Em minha função na
empresa XYZ, eu conduzi o time de vendas a números recordes, criando uma
estrutura de bônus que gerou resultados consistentes.)
Uma
última dica importante ao enviar seu CV: não se esqueça de ler a descrição da
vaga (job description) cuidadosamente a fim de entender quais habilidades a
empresa está buscando nos candidatos (candidates or applicants).
Por
Lígia Velozo Crispino
Fonte
Exame Online