terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

SUCESSO NA CARREIRA: CURRÍCULO QUE ABRE PORTAS


Um bom currículo pode fazer o candidato se destacar entre os outros e abre portas no mercado. A apresentação é fundamental. Escrever inúmeras páginas com informações irrelevantes ao cargo e anexar comprovantes de experiência profissional ou cópias de diplomas são sinais de que o candidato não está atualizado. Veja o que fazer para deixar claro para a empresa que oferece a vaga que você tem muito a contribuir.

Enviar currículos para várias empresas ainda é uma das melhores formas de se conseguir um emprego?
Sim, enviar currículos para as empresas ainda é uma boa forma de conseguir emprego. O que mudou foi, apenas, a forma de enviar. O currículo impresso está sendo substituído pelo digital, enviado pela Internet, e é preciso ter muita atenção ao conteúdo.
Um bom currículo tem, no máximo, duas páginas, com o resumo das qualificações e experiências que evidenciem o que o candidato pode fazer pela empresa. Portanto, para destacar as informações de interesse da empresa pretendida, é aconselhável que o candidato primeiro pesquise na Internet dados da companhia e do setor onde ela atua.
Apresente as informações em tópicos, iniciando por dados pessoais, como nome completo, endereço, telefone, e-mail, data de nascimento e estado civil, além do objetivo profissional: cargo e área pretendidos. Depois, cite sua formação acadêmica, iniciando pela mais importante. A seguir, liste sua experiência profissional, do último para o primeiro emprego, informando mês e ano da admissão e desligamento para cada função ocupada, descrevendo os resultados em cada uma delas.
Acrescente, também, informações de cursos complementares, como idiomas e informática. Cite três principais competências suas, como trabalho em equipe, por exemplo. Vale informar também experiência internacional, participação em projetos sociais, esportes que pratica e se há flexibilidade para mudar de cidade.
Não coloque informações falsas e, quando for chamado para a entrevista, demonstre ter muita garra e vontade de aprender. Este comportamento ajudará você a se destacar entre os demais candidatos.
Por Janaína Ferreira Alves
Fonte O Dia Online