domingo, 4 de fevereiro de 2024

CHANCES DE CURA


O câncer acomete diversas pessoas a todo instante, quem já se deparou com a doença, seja porque foi diagnosticado com ela, ou um ente querido recebeu a notícia, sabe que não é fácil.
Além dos desafios que serão vivenciados a partir do diagnóstico que para alguns é considerada uma sentença de morte, você passa a conviver com outros sentimentos desagradáveis, e infelizmente a raiva e o medo, tornam-se seus amigos mais íntimos.
E a legislação brasileira começou a compreender o quanto cada minuto é precioso no diagnóstico da doença, é importante e influencia nas chances e possibilidades de tratamento.
A Lei estabelecia que o paciente que descobre a doença, tem direito ao primeiro tratamento pelo SUS no prazo de até 60 dias, mas agora o artigo sofreu uma alteração, devendo esse tratamento respeitar o prazo de 30 dias, a Lei que alterou o artigo, passa a ter vigência após 180 dias da publicação oficial.
E essa alteração foi de suma importância, posto que no diagnóstico contra o câncer todo minuto é sagrado, é a chance de vencer a doença e tentar minorar os efeitos que infelizmente não podem ser revestidos quando a doença alcança o auge de seu desenvolvimento, além de facilitar o acesso as cirurgias, medicamentos, buscando melhores resultados com o tratamento imediato.
Além disso, a alteração veio em momento oportuno, justamente no mês da prevenção do câncer de mama, que lamentavelmente é causa de muitas pessoas perderem familiares queridos.
Essa alteração denota também uma afirmação de que todos nós temos direito a dignidade humana, que já é princípio Constitucional que não deve ser violado, a alteração reafirma a importância, mas acima de tudo renova esperança no coração de quem tem amor pela vida.

Por Lauenda Natiane Moreira dos Passos
Fonte JusBrasil Notícias