sábado, 3 de fevereiro de 2024

20 CURIOSIDADES SOBRE GATOS

Animais misteriosos e, ao mesmo tempo, companheiros, os gatos escondem muito mais características do que se imagina

O número de gatos nos lares brasileiros não para de crescer. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são mais de 22 milhões de felinos presentes nas residências, quantidade duas vezes maior do que em 1996. Mas mesmo com esse aumento na popularidade, muitas pessoas ainda possuem inúmeras perguntas e curiosidades sobre gatos.
Conhecidos por serem animais independentes, algumas raças precisam de cuidados muito especiais, como os gatos sem pelo. Além disso, todo dono deve ter uma preocupação especial com a higiene do ambiente. Confira outras curiosidades sobre gatos.

- Os gatos têm campo de visão de 185º e não conseguem enxergar bem nem cores nem pequenos detalhes. Em compensação, eles possuem a habilidade de enxergar mesmo quando o ambiente tem pouca luz.

- Os gatos e gatas têm 11,6% mais ossos do que qualquer pessoa e 10% desses ossos estão presentes em sua cauda, que é a responsável pelo equilíbrio do felino.

- Esses animais são conhecidos por sua habilidade em pular, afinal, eles sempre caem em pé e se safam de problemas maiores por conta disso. No entanto, o que muita gente não sabe é que eles podem saltar nada mais nada menos do que 5 vezes de sua altura.

- O maior gato do mundo mede nada menos do que 122 centímetros do focinho até a ponta da cauda e é da raça Maine Coon.

- O menor gato do mundo tem apenas 19 centímetros da cauda ao focinho e só 7 centímetros de altura, o nome dele é Mr. Peebles.

- A gata Missi, da Finlândia, é dona do maior bigode do mundo, com 19 centímetros de comprimento. Sim, o mesmo tamanho do menor gato do mundo.

- Se você gosta de gatos grandes, saiba que é possível ter um em casa. Para isso, basta adotar ou comprar um exemplar das raças de gatos gigantes.

- Os felinos passam mais de 1/3 do dia se lambendo e limpando cada pedaço de seu corpo como garantia da higiene. E ainda há quem acredite que eles são animais “sujos” porque gostam muito de passear.

- Entre as curiosidades sobre gatos está a ausência de glândulas sudoríparas. Por isso, os bichanos suam pelas patas, o que também explica o fato de eles adorarem ficar com as patas para cima em dias de muito calor.

- Um gato pode ter 12 sensores em seus bigodes.

- Cada gato pode emitir nada menos do que 100 tipos diferentes de som, item 10 vezes maior do que os cachorros.

- Existe uma raça de felinos resistente a água. São os Van Turco, que tem uma pelagem diferente resistente a água e que faz com que esses animais amem tomar banho. Isso porque só eles conseguem isolar o calor de seus corpos quando molhados.

- Os gatos são famosos por se reproduzirem com facilidade. Se um casal de gatos ficasse junto mais ou menos 7 anos, nasceriam nada menos do que 420 mil filhotes.

- Os gatos são tão sensíveis que conseguem perceber um terremoto com 15 minutos de antecedência. Talvez seja por isso que os japoneses são apaixonados pelos bichanos.

- Os felinos podem alcançar a velocidade de até 49km por hora.

- Os gatos roçam em seus donos não porque gostam muito deles, mas sim porque essa é uma das formas encontradas para marcar território.

- No Egito, os gatos eram vistos como divindade e a maioria dos faraós era retratada sempre com seus companheiros de 4 patas.

- Os felinos têm uma habilidade um tanto quanto estranha, conseguem rodar suas orelhas em até 180º.

Essas são apenas algumas das curiosidades sobre gatos. Outras informações como o comportamento deles também são informações muito interessantes e importantes para todo dono de bichano.
Fonte Canal do Pet - iG