Sabia
que os introvertidos representam de um terço à metade da população
mundial? É o que indica a conferencista norte-americana Susan Cain,
em seu livro “The Power of Introverts in a World That Can’t Stop
Talking” (O poder dos introvertidos em um mundo que não consegue
parar de falar).
Ou
seja, se você é um advogado introvertido, pelo menos não está
sozinho. E não há qualquer contradição em sentir-se confortável
para defender um argumento perante ao júri, mas não sentir-se à
vontade em uma conversa olho a olho com um desconhecido.
No
entanto, deixar de comparecer a eventos e conferências por timidez
pode significar a perda de grandes oportunidades, parcerias e, claro,
dinheiro. Captar clientes na advocacia e fechar negócios depende
também de uma rede de relacionamentos estratégicos.
Mas
nem tudo está perdido. Neste conteúdo, mostramos como o advogado
introvertido pode usar essa característica a seu favor e fazer um
ótimo networking:
1.
TENHA UM OBJETIVO CLARO
Antes
de ir a uma conferência ou evento social, certifique-se de ter seus
objetivos bem claros para si, e tenha em mente como atingi-los.
Isso
ajudará a saber com quem falar, onde focar seus esforços.
Lembre-se: em termos de networking, mais importante que apertar todas
as mãos é apertar as mãos certas.
Portanto,
se você tiver como objetivo uma parceria de recomendação de
clientes, procure se aproximar de advogados com uma carteira maior
que a sua.
Nesse
sentido, busque conhecer os convidados antes do evento, seja
conferindo as redes sociais do evento, seja entrando em contato
diretamente com a organização.
2.
CHEGUE CEDO AO EVENTO
Se
antecipe: ao chegar com antecedência em um evento, suas chances de
se alocar em uma roda de pessoas são maiores do que chegando com
atraso (e você não quer chamar a atenção com um atributo
desfavorável)
Além
disso, há a questão física. Ser um dos primeiros a chegar facilita
encontrar – e escolher – um bom lugar para se posicionar e
conversar com pessoas.
3.
FALE COM UMA PESSOA DE CADA VEZ
Pessoas
tímidas muitas vezes sentem-se sobrecarregadas ao conversar com mais
de uma pessoa ao mesmo tempo.
Claro,
por vezes esse tipo de interação se torna inevitável. O caminho é
calcular se você está ou não se sentindo confortável com a
conversa e saber o momento certo de interromper o papo e partir para
o próximo.
4.
USE O SILÊNCIO A SEU FAVOR
Ser
tímido não é errado. Se você é um advogado tímido, isso não
significa que você deva mudar seu jeito de ser, mas sim aceitá-lo e
fazê-lo trabalhar a seu favor.
A
maior parte das pessoas pensa que quem fala muito é mais lembrado.
Elas estão enganadas: é mais lembrado quem ouve muito.
Então,
se você não se sente muito confortável em falar, deixe que os
outros falem, exponham suas ideias. Use sua capacidade de ouvir como
uma instrumento para um bom networking.
5.
SE CONECTE ANTES DO EVENTO COMEÇAR
A
grande dificuldade, quando pensamos em situações assim, como
eventos e conferências, é se conectar com estes desconhecidos. Ao
conectar-se com eles antes mesmo do evento começar, essa barreira é
superada.
Para
isso, busque as redes sociais dos eventos e se posicione nos tópicos
de discussão. Caso ninguém tenha aberto um tópico, por que não
você mesmo abrir?
Outra
alternativa é entrar em contato com os organizadores para solicitar
a lista de convidados e entrar em contato com pessoas estratégicas.
6.
TENHA UM PERFIL ATIVO NO LINKEDIN
O
LinkedIn é uma vitrine profissional perfeita. Ter um bom perfil no
LinkedIn e publicar ativamente fará com que os demais convidados
conheçam você antes mesmo do evento começar.
Conectar-se
a um usuário no Linkedin é diferente de fazê-lo no Facebook. Os
objetivos são diferentes. Neste guia, mostramos como advogados podem
usar a rede social para um networking eficiente e captar novos
clientes.
7.
SAIBA FALAR DE SEU PRÓPRIO NEGÓCIO
VOCÊ
FARIA NEGÓCIOS COM ALGUÉM QUE NÃO CONHECE SEUS PRÓPRIOS
INDICADORES?
Estudar
seu escritório, levantar dados relevantes poderá ser útil durante
uma conversa. Além disso, ajudará a saber em quem mirar, definir
interlocutores estratégicos. Alguns indicadores que você pode
utilizar são:
- Porcentagem de inadimplência
- Número de clientes que seu escritório possui
- Perfil do cliente e pagamento médio
- Volume de processos em andamento
Fonte
Projuris