quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

4 COISAS PARA FAZER POR SUA CARREIRA DURANTE O CARNAVAL

Para quem não irá aproveitar a folia, especialista recomenda uma revisão dos planos de carreira para os dias de folia

Se curtir a folia não está dentro dos seus planos para os próximos dias, aproveitar algumas horas do feriado prolongado de carnaval pelo bem do seu futuro profissional pode ser uma boa pedida. Para este caso, Anderson Cavalcante, especialista em carreiras, dá quatro sugestões para que você retorne do feriado pronto para reinventar sua carreira.

1. Revisitar as promessas de ano novo
Você fez todos os votos (e em alguns casos, simpatias) para que 2020 fosse um ano diferente. Mas nesses primeiros (quase) cinquenta dias, o que você, realmente, fez para colocá-las em prática? Procure a resposta para isso durante o carnaval.
“Já que dizem que, no Brasil, o ano só começa depois do carnaval, aproveite o feriado para revisitar tudo o que estabeleceu, puxar a própria orelha e agir para que 2020 não seja um ano como qualquer outro”, diz Cavalcante.

2. Checar o mercado
Com a correria do dia-a-dia, muitas oportunidades de carreira podem cruzar seu caminho, sem que você as note. Por isso, o especialista aconselha: nos próximos dias, faça uma busca em todas as fontes de oportunidades profissionais para checar se alguma é coerente com suas expectativas e planos. Talvez a chance de reformar seus dias profissionais esteja

3. Ficar frente a frente com você mesmo
Aproveite o bloco da não folia para se olhar no espelho. Mas de verdade, desta vez, para fazer uma espécie de exercício. “Imagine que você fosse contratar você mesmo. Quais os atributos você valorizaria no profissional que você é? Quais as características colocariam você em desvantagem?”, descreve o especialista.
Se, diante desses questionamentos, você chegar à conclusão de que jamais contrataria algum profissional com seu perfil, não entre em pânico, nem tampouco se acomode. Antes, procure estratégias para transformar essa desvantagem competitiva ou deficiência em um ponto positivo.

4. Listar pessoas chave   
Nos dias que se seguem, elenque as pessoas que são estratégicas para deslanchar sua carreira. “Liste: quais são as pessoas que mais podem contribuir? Se você quer ser um executivo, qual é o executivo que pode servir como orientador?”, diz o especialista.
Feito isso, quando chegar a quarta-feira de cinzas você terá um bom impulso para, de fato, retomar o volante da sua carreira.
Por Talita Abrantes
Fonte Exame.com