Vamos
começar falando desses materiais impressos e, em seguida, sobre marketing
digital e marketing de conteúdo, e como captar clientes de advocacia usando
essas novas tendências da comunicação em conjunto com as tradicionais.
1. Cartão de visita: tradicional aliado dos advogados
Pode
até funcionar para outras profissões, mas um advogado sem cartão de visitas não
tem como captar clientes para seu escritório de advocacia. E existem algumas
dicas básicas de como fazer um cartão de advogado:
- Seja
sóbrio nas cores: normalmente azul escuro, bordô ou cinza.
- Não
escreva demais: nome, especialidades do advogado e do escritório e, se for
o caso, indicar se é mestre, doutor, ou professor de alguma faculdade.
- Tamanho: o
usual é 9 cm X 5 cm.
- Criar um logotipo:
sim, isso dará muito mais personalidade ao seu cartão. Vamos falar sobre
isso no tópico seguinte.
- Gramatura
do papel: deve ser firme, no mínimo a gramatura de 200g/m².
- Tipo de
papel: o papel que dá o melhor efeito é o couchê fosco, transmitindo
sofisticação e sobriedade.
- Acabamento:
um acabamento que pode dar um toque especial ao seu cartão de visitas é o
chamado verniz UV aplicado somente em alguns detalhes, como no logotipo ou
no nome do advogado.
2. Logotipo do escritório de advocacia
Poderíamos
ter começado falando do logotipo, pois ele deve ser aplicado em todas as peças
de comunicação. Mas achamos importante reforçar primeiro a necessidade de um
bom cartão de visitas.
Um
escritório com logotipo terá como captar clientes de advocacia de uma forma
mais profissional e estruturada, transmitindo seu posicionamento com este
elemento.
Atualmente,
sites de concorrência criativa podem ajudar sua empresa a fazer logos, cartões
de visita, folders, apresentações e muitos outros materiais de comunicação.
3. Crie um folder
Um
folder para escritório de advocacia deve ser um material bastante sóbrio e
objetivo, que traga o currículo dos principais advogados da casa, as
especialidades do escritório e seus contatos.
Na
verdade, é apenas um material que visa tangibilizar toda excelência de seus
serviços de uma forma sutil e elegante, depois de uma visita de prospecção.
4. Praticando o marketing digital
O
marketing digital é um grande aliado dos escritórios de advocacia.
Depois
de falarmos desses 3 materiais impressos mais tradicionais, e de qualquer forma
imprescindíveis para seu escritório, é hora de entrarmos no conceito de
marketing digital e como captar clientes de advocacia com ele.
Você
verá que é algo mais simples do que você imagina. A ideia, principalmente no
caso de escritórios de direito, é praticar um marketing menos invasivo e mais
voltado a oferecer conteúdo, por meio de 4 pontos de contato principais: site,
mídias sócias, blog e e-mail marketing.
Ao
oferecer esses materiais de qualidade para sues clientes, como artigos em
blogs, dicas de softwares, resenhas de livros, sugestões de cursos e até
e-books, você poderá solicitar em troca endereços de e-mail e telefones, com os
quais poderá dar prosseguimento ao seu trabalho de captação de clientes.
Vamos
ver a seguir como trabalhar isso.
5. Site do escritório de advocacia
Um
site deve transparecer confiança e solidez para seus clientes.
É
determinante que seja feito por um profissional de alto nível. De forma
semelhante ao folder, deve conter os currículos dos principais advogados, as
especialidades do escritório e também outras informações relevantes, como
filiais e parcerias no país e eventualmente no mundo, lista de clientes e algo
muito importante: depoimentos de clientes satisfeitos que atestem a excelência
daquela banca de advogados.
6. Blog corporativo
Um
blog com artigos bem escritos, que passem dicas para empresas ou pessoas
físicas que precisam de serviços jurídicos pode ser a porta de entrada para
novos clientes.
Esses
textos, além de conteúdo relevante e de qualidade, devem ser criados obedecendo
técnicas de SEO, que fazem os artigos serem facilmente encontrados em sites de
busca, como o Google.
Ao
notarem que o escritório entende do assunto que buscam, os clientes acabam
entrando em contato para mais informações.
7. Mídias sociais
No
caso de escritórios de advocacia, as mídias sociais muito informais, como
Facebook e Twitter, talvez não sejam as mais indicadas, a não ser que se
dediquem a divulgar alguma causa social praticada pela banca.
A
mídia social que pode trazer mais resultados é o LinkedIn, que é totalmente
focada no público corporativo. Ofereça conteúdos semelhantes aos do blog.
8. E-mail marketing
Deve
ser usado com muita cautela, mas é uma maneira de manter contato constante com
aquele público que assinar uma Newsletter depois de ter contato com seu blog ou
site.
Evite,
é claro, ofertas de serviços. Foque em prover um conteúdo interessante que
mostre toda capacidade de seu escritório.
9. Promover palestras e participar de ventos
Promova
palestras e mostre a competência de seu escritório.
Outra
forma de como captar clientes de advocacia é promover palestras que atraiam
possíveis interessados em seus serviços e estar sempre presente em eventos de
classe, associações, feiras de negócio, simpósios e outras oportunidades como
estas.
Por
Dra. Flávia Teixeira Ortega
Fonte
agendor. Com. Br