sábado, 6 de abril de 2024

POR QUE OS GATOS LAMBEM SEUS DONOS E O QUE ISSO SIGNIFICA?

Cada lambida possui um significado e cabe ao dono compreender o que o gato está querendo dizer

Se você é dono de gatinhos, já deve ter reparado que às vezes eles lambem parte do seu corpo. Provavelmente, o primeiro pensamento para explicar essa ação seria um gesto de carinho do pet. Porém, cada lambida tem um significado diferente e é preciso ficar atento para entender o que o gato está querendo comunicar.
Algumas vezes ele pode estar demonstrando carinho e afeto ao tutor, ou pode também estar querendo demarcar seu território. Depende muito da intenção do animal no momento. Saiba o porquê os gatos lambem e os significados.

Pedindo carinho e demonstrando afeto
Na maioria das vezes, a lambida do felino significa amor e sentimento de proteção na presença do dono. Eles lembram de quando suas mães os limpavam com a língua e querem ter esse cuidado com seus pais humanos. Essa é uma das maiores demonstração de carinho para os gatos.
Os bichanos agem de forma diferente e se tornam filhotes quando estão perto dos tutores. Por isso, aproveite quando seu bichano te lambe para retribuir todo o amor que ele está te dando.

Desejo de construir e fortalecer laços sociais
Lamber é algo comum e natural para os gatos, já que a mãe lambe seus filhotes todos os dias. Então, é uma ação importante para eles, significando carinho e proteção. No momento que o bichano lambe seu dono, ele está tendo uma atitude parecida com a que sua mãe tinha. As lambidas são sinais de aceitação do tutor e confirmação de que eles podem interagir socialmente. Gatos fazem isso entre si no momento que estão se conhecendo.

Demarcando território
As mães costumam lamber seus filhotes toda vez que os vê, para deixar seu cheiro neles e demonstra que são propriedade dela. Por isso, quando o bichano lambe o dono, pode também ter o mesmo significado.  É um gesto que indica uma forte ligação do tutor com o animal. Fique atento se essa atitude se tornar compulsiva, como em casos em que o gato se recusa parar. Essa atitude pode indicar que algo está errado com a saúde do pet. Leve-o a um especialista para analisar isso.

Estresse ou ansiedade
Se você reparar que o animal está te lambendo de forma compulsiva, pode ser um indicativo de ansiedade e/ou estresse. As lambidas são uma forma do pet se confortar e chamar a atenção do dono. Isso é um sinal de que está precisando de carinho e atenção. Basta acalmar e dar amor ao gato. Se ele para com as lambidas constantes, está no caminho certo.

Gosto salgado da pele
Os bichanos gostam de comidas salgadas e, às vezes, o gosto do corpo humano pode atraí-los. O suor, loções hidratante e sabonetes também pode ser atrativos. Por isso não é estranho ver o gatinho lambendo o dono após a academia ou assim que ele sai do banho.

Não quero ser lambido, o que fazer?
Caso o dono não goste das lambidas constantes, o jeito é ensinar o gato a não ter mais essa atitude. Quando ele for lamber, tente direcionar a atenção do animal para outra coisa, como brinquedos e petiscos. Porém, se ele continuar com as lambidas, simplesmente ignore. O animal precisa entender a não ter mais essa atitude e encontrar outras formas de pedir e demonstra carinho. Pode não ser fácil ensiná-lo, ainda mais se o gato estiver acostumado a lamber, mas com paciência é possível.
Fonte Canal do Pet - iG