Mais do que
entender a importância do networking, o profissional deve observar alguns
pontos para melhor aproveitá-lo.
Sempre
alguém conhece alguém, e é exatamente por isso que o networking é extremamente
útil na esfera pessoal ou profissional. No entanto, mais do que entender a
importância de se construir uma rede de contatos, os profissionais devem
observar alguns pontos para melhor aproveitá-la.
Nesse
sentido, a gerente-geral da empresa de recursos humanos e carreiras, Right
Management no Brasil, Elaine Saad, elaborou 10 dicas que ajudam a direcionar as
pessoas na construção de uma eficiente rede de contatos, observe:
1. Entenda o que é o networking
Pode
parecer simples, mas entender o objetivo e a extensão do networking é o
primeiro passo tanto para aproveitar melhor sua rede de contatos quanto para
potencializá-la. De acordo com Elaine, muitos profissionais pensam que a
principal função do networking é auxiliá-lo na busca de uma nova colocação.
O
networking, no entanto, é a construção de uma rede de relacionamento que
poderá, em determinados momentos da vida, contribuir para solucionar questões
tanto profissionais quanto pessoais. “É importante compreender o objetivo do
networking, ele não serve apenas para busca de emprego, é uma ferramenta muito
mais ampla”, analisa Elaine.
2. Organize sua vida para que o networking seja algo
natural
Uma
boa rede de relacionamento não surge da noite para o dia. É preciso aproveitar
cada ocasião, cada evento, cada encontro, cada oportunidade. Elaine explica que
existem três esferas principais de relacionamentos: pessoal, profissional e
espontânea.
Sua
rede pessoal é composta por seu vizinho, seu médico, o gerente do banco, o
dentista. A profissional é aquela composta por pessoas que trabalham com você.
A espontâneo, por fim, é aquela que surge em eventos esporádicos. Entenda que o
networking bem feito vem da capitalização de pessoas em todas essas esferas,
não se restringindo apenas ao mundo corporativo. Em todas as ocasiões,
portanto, tente se aproximar das pessoas.
3. Elaboração de uma base de dados
Conhecer
pessoas, mas não saber onde ou como contatá-las, não adianta nada. Preocupe-se
em montar uma base de dados bem organizada, com informações relevantes e
atualizadas. Com o advento das redes sociais, esse trabalho ficou muito mais
simples. A sugestão é criar seu perfil em todas as redes sociais, desde as mais
pessoais, como Facebook ou Orkut até as profissionais, como Linked In e Tumblr.
4. Vá aonde as pessoas estão
Na
mesma linha do item anterior, lembre-se de que boa parte dos usuários da
internet já acessa as redes sociais. A lógica, portanto, é a mais simples
possível: se todos estão na rede e sua estratégia é conhecer e contatar
pessoas, vá para onde as pessoas estão.
5. Mantenha o círculo ativo
Observe
que você desenvolve basicamente três tipos de contato com as pessoas. O
primeiro é aquele mais frequente, com pessoas com as quais você fala quase
sempre e que, normalmente, são membros da família, amigos e algumas pessoas
mais próximas do trabalho. Depois, há aquelas pessoas com as quais o contato é
menos frequente ou que, apesar de ver todos os dias, no caso do seu chefe, você
não estabelece uma relação muito próxima. O último caso é aquele tipo de
contato com pessoas que você conhece, mas não convive.
Elaine
lembra que não basta simplesmente conhecer e ter essas pessoas na sua rede de
contatos: é preciso fazer com que elas lembrem de você. “É importante se fazer
presente de alguma maneira”. A forma como você vai atrair essas pessoas vai
depender de como você se sente melhor. Você pode chamar para um almoço,
convidar para um evento, mandar e-mail, dar um telefonema, seja o quer for, o
importante é não deixar que as pessoas se esqueçam de você.
6. Encontre a sua forma de fazer
Muitos
têm dúvidas a respeito de como fazer o networking, ou seja, qual estilo adotar.
A resposta deve vir do próprio profissional. Elaine pontua que não existe regra
para isso, as pessoas são diferentes e precisam descobrir como se sentem bem ao
fazer o networking.
A
sugestão então é: encontre a sua forma de fazer, desenvolva o seu estilo. Se
você se sente bem telefonando para as pessoas, faça isso. Se prefere mandar
e-mail, mande. O importante é não ficar parado nem achar que você precisa se
encaixar em alguma regra ou modelo preelaborado.
7. Não recuse favores
A
rede de contatos será muito útil no momento em que o profissional precisar de uma
ajuda, de um favor ou de uma indicação. O erro é lembrar dela somente nesses
momentos. Para ser ajudado, é preciso ajudar, não se esqueça disso. Lembre-se
sempre de que você também faz parte da rede de contato de muitas pessoas e, se
hoje elas precisam de você, um dia você precisará delas; então, nunca negue uma
demanda.
Elaine
explica que uma pessoa que atende à solicitação da sua rede de contatos, não só
pode contar com o retorno desse favor, como pode se tornar “uma referência para
situações futuras”. Na prática, isso quer dizer que aquele profissional que dá
atenção para outros, pode ser citado e indicado por outros profissionais,
aumentando ainda mais sua rede.
8. Envolva-se
O
segredo para construir uma rede de contatos interessante é “ficar ligado e
atento a tudo”, observa Elaine. Observe que, na área profissional em que você
atua, existe uma infinidade de formas de aumentar seu envolvimento. Você pode
fazer um curso de especialização, participar de sites focados na sua área,
comunidades na internet, eventos, palestras, feiras, exposições, enfim, só
depende de você se envolver e capitalizar os contatos.
9. Cuidado com quem você está falando
Cuidados
ao se relacionar com aqueles que fazem parte da rede de relacionamento também
deve fazer parte das preocupações do profissional. A forma como você os trata é
a primeira coisa que deve ser observada.
Elaine
explica que é um erro, por exemplo, tratar de forma muito íntima aqueles que
não fazem parte do seu círculo de conhecidos mais próximos.
10. E se acharem que eu estou me aproveitando? Você conheceu um profissional que pode
ajudá-lo exatamente naquele assunto que está tirando seu sono. Seu medo é que
ele ache que você está se aproveitando da posição dele ou do fato dele conhecer
pessoas que seriam muito úteis a você.
Elaine
explica que o primeiro passo é não encarar dessa maneira. “As pessoas recebem
esse tipo de demanda de forma muito mais tranquila do que antigamente”.
Portanto, se você não entra em contato só quando precisa, não recorre à sua
rede só para procurar emprego, não se preocupe, pois ninguém vai achar que você
está se aproveitando e ainda vão ficar felizes por saberem que poderão contar
com você no futuro.
Fonte
InfoMoney