terça-feira, 16 de abril de 2024

POR QUE BUSCAR UMA ASSESSORIA JURÍDICA?

Quais os benefícios uma assessoria especializada pode trazer

Muitos consideram que buscar ajuda de um advogado é algo luxuoso, no entanto, atualmente possuir um bom profissional atuando de forma preventiva é extremamente necessário. A assessoria jurídica a muito tempo deixou de ser algo exclusivo de empresas, passando a se tornar necessária para auxiliar cada pessoa nos interesses de sua vida privada.
Uma boa orientação jurídica pode ajudar a se livrar de situações que trarão muita dor de cabeça, podendo evitar futuros processos que se prolongariam por anos e custariam uma fortuna em taxas judiciárias e honorários, em alguns casos uma simples cláusula pode fazer a diferença entre a tranquilidade e os transtornos de um processo judicial.
Quantos contratos de aluguel causam uma série de transtornos para locatários por simplesmente não terem a correta redação ou por não serem averbados, dando ambiguidade e em alguns casos com cláusulas ilegais. E ainda, um contrato de compra e venda que não possui os devidos cuidados sobre o bem em questão e que acaba por ser quase inútil. Ou, uma multa que poderia ser evitada com um recurso perante o órgão competente. Também não esqueçamos daqueles que emprestam dinheiro a amigos e familiares e que por não fazerem um contrato, nunca mais recebem os valores.
Por sua vez, é esperado que empresas invistam em serviços de assessoria jurídica, seja contratando um advogado interno ou se utilizando de escritórios especializados. No entanto, nem todas as empresas tomam as devidas precauções jurídicas e muitas acabam abrindo falência em poucos anos.
De acordo com o estudo Sobrevivência das Empresas no Brasil, realizado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Sebrae, 25% das empresas acabam fechando suas portas antes mesmo de completarem 2 anos de vida.
O Brasil possui inúmeras legislações e normas regulamentadoras que devem ser seguidas, a depender do ramo de cada empresa, e sem a devida orientação essas empresas podem acabar sofrendo sanções e/ou pagar tributos desnecessários.
Um advogado competente irá saber orientar e conduzir tantos os processos judiciais como os procedimentos administrativos perante a Secretaria da Fazenda, INSS, Ministério do Trabalho e Emprego e até mesmo o Ministério Público do Trabalho.
Portanto, atualmente é imprescindível uma correta assessoria jurídica tanto para Pessoas Jurídicas como Pessoas Físicas, mas se engana aqueles que pensam que podem conseguir tal assistência de forma barata. Bons profissionais sempre sabem valorizar o seu serviço e você só irá considera-lo caro, até descobrir quanto vai lhe custar um mau advogado.

Por Gustavo Moizes Carvalho
Fonte JusBrasil Notícias