Você sabe como
bloquear ligações de cobrança? Ou se é realmente possível fazer isso? Acompanhe
a leitura e aprenda tudo sobre bloqueio de ligações de empresas de cobrança!
Você já foi incomodado com ligações de
cobrança excessivas? Principalmente em horários inconvenientes?
Muitos consumidores se sentem tão
incomodados com a prática de empresas de cobrança, que buscam aprender como
bloquear as ligações de cobrança.
No entanto, apesar de inconvenientes, as
ligações dos credores não podem ser bloqueadas.
Porém, isso não quer dizer que a postura das
empresas que cobram o dinheiro de forma exagerada estejam certas.
Empresas de cobrança
podem fazer ligações excessivas?
É muito importante deixar claro que empresas
que cobram os devedores excessivamente estão cometendo um crime.
Todo credor com certeza pode buscar diversas
maneiras de cobrar um consumidor inadimplente e até mesmo inscrever seu CPF nos
órgãos de proteção do crédito, negativando seu nome.
Porém, isso não significa que o consumidor
deva ser importunado ou receber visitas presenciais de cobrança.
De acordo com o artigo 71 do Código de
Defesa do Consumidor, a prática está expondo o consumidor ao ridículo e ao
constrangimento e, por isso, é uma postura criminosa.
Ou seja, estar devendo não é crime, mas a
postura da empresa ao fazer cobranças excessivas é sim considerada como tal.
Posso bloquear
ligações de cobrança?
No geral, a melhor solução é de forma
amigável, seguindo o que o artigo 71 do CDC determina.
Logo, a melhor postura é informar ao credor
que você não deve ser importunado em seu horário de trabalho, por exemplo.
Você pode fazer isso informando
assertivamente ao credor, através das ligações, que as cobranças não aconteçam
em determinado horário.
Outra sugestão é buscando a empresa que está
fazendo a cobrança da dívida, ou seja, empresas especializadas em cobrança que,
muitas vezes, “compram a dívida” e ficam responsáveis pela cobrança.
Sabendo o nome da empresa, você deve
procurar o site da mesma e enviar um e-mail informando que você não deseja ser
cobrado no seu horário de trabalho.
Apesar de não existir uma maneira de
bloquear ligações de cobrança totalmente, é possível buscar formas de não ser
tão importunado pela postura abusiva das empresas.
Quer saber como
bloquear ligações de cobrança? Conheça o site Não me Perturbe!
Segundo a Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telecomunicações são responsáveis
por 32% das ligações de telemarketing feitas em todo país, envolvendo desde
atualizações cadastrais e promoções, até cobranças.
Algumas dessas ligações se repetem por dias
ou até semanas, mesmo quando consumidor informa expressamente que não gostaria
de receber ligações.
Para amenizar esse problema, a Anatel criou
uma plataforma online em parceria com as empresas do setor de telecomunicação: o
site Não Me Perturbe.
O objetivo do site Não me perturbe é
bloquear chamadas indesejadas através de um cadastro único, algo que era
impossível até então.
Pela exigência da Anatel, as operadoras de
serviços de telecomunicações criaram uma base de dados com as informações dos
consumidores.
Desta forma, você que não quer receber mais
chamadas comerciais de operadoras poderá apagar seus dados de contato do
telefone fixo, celular ou outra informação pessoal que demandar.
Quer saber como se cadastrar no Não Me
Perturbe e se livrar das ligações indesejadas?
Antes de tudo: devo
me cadastrar?
Sim! Para solicitar o bloqueio de chamadas
através do Não me perturbe, é preciso ter um cadastro no site.
Se você não tiver ainda, segue o passo a
passo para você se cadastrar:
1. Acessar o site “Não Me
Perturbe”
2. Na página inicial do site, escolha
a opção “Solicitar Bloqueio”
3. Clique em “Quero me cadastrar”
4. Depois, você precisa inserir
seus dados pessoais: nome completo, CPF, e-mail, escolher uma senha, aceitar os
“Termo de Uso” e a “Política de Privacidade” e declarar que não é um robô.
5. Feito isso, é só clicar em
“Criar login”
6. Você receberá um e-mail de
confirmação para o endereço de e-mail que você cadastrou. Você deve clicar em
“Continuar” e conferir se recebeu o e-mail na sua caixa de entrada
7. Essa mensagem é a validação do
e-mail, e você pode escolher se clica direto no link que eles enviaram ou pode
clicar na opção “validar e-mail”
8. Depois da validação do e-mail,
você será encaminhado a uma página com a seguinte mensagem: “Seu e-mail foi
autenticado com sucesso. Clique aqui para efetuar o login.”
9. Basta clicar em “Clique aqui”
e efetuar o seu login.
Com isso, você está pronto (a) para realizar
o bloqueio das chamadas telefônicas das empresas que você desejar!
Agora saiba como
bloquear as ligações de cobrança
Feito o cadastro, é hora de solicitar o
bloqueio dessas ligações inconvenientes! Mas é importante estar atento (a) a
dois pontos:
·
Você
precisa ser o titular do seu telefone, ou seja, ele deve estar em seu nome
·
Só
é possível bloquear chamadas de telemarketing de empresas de telefonia e de
ofertas de bancos. As ligações de cobranças, por responsabilidade do cliente, ainda
poderão ser realizadas.
Veja o passo a passo
de como solicitar o bloqueio:
1. Acessar o site “Não Me
Perturbe”
2. Na página inicial do site, escolha
a opção “Solicitar Bloqueio”
3. Faça o login com seu e-mail e
senha
1. Informe o seu DDD e número de
telefone
2. Escolha também as provedoras
que não quer mais que te perturbe
3. Ative a opção “Não sou um
robô” e cadastre seu telefone
4. Por último, imprima ou salve o
comprovante do bloqueio
Prontinho! O seu número será bloqueado para
receber chamadas de telemarketing da empresa escolhida!
No entanto, é importante deixar claro que o
prazo para ativação do bloqueio é de até 30 dias após a solicitação.