terça-feira, 4 de dezembro de 2018

DICAS PARA EVITAR ACIDENTES COM SEU PET NO NATAL

Todos os anos, os casos de acidentes com os enfeites natalinos surpreendem os donos de pets

Bichinhos de estimação podem se machucar com enfeites natalinos

Quem poderia imaginar que aqueles objetos tão lindos poderiam  esconder um perigo justamente para os nossos melhores amigos? E atualmente, com a variedade de enfeites disponíveis, os acidentes só aumentam. Um levantamento realizado este ano aponta que nos últimos 30 anos, houve um aumento de mais de 150% em acidentes deste tipo! Isto porque a quantidade de enfeites nos lares brasileiros esta cada vez maior e a cada ano ficam mais incrementados. Mas quem pode sofrer com isto são nossos bichinhos de estimação.
Bolas brilhantes de vidro e luzes pisca-pisca comuns desde a década de 90 representam um grande risco aos animais. Os acidentes mais comuns são os cortes com as bolas de vidros que estilhaçam ao caírem da árvore,  formando pontas e cacos perigosos aos bichos. Choques elétricos com as luzinhas pisca-pisca  podem causar queimaduras e machucados na boca dos animais que exploram estes “novos brinquedos” roendo ou puxando os fios destes enfeites. As pequeninas lâmpadas também são perigosas pois podem, além do choque, cortar a região do palato e se ingeridos podem causar perfuração do estômago e intestinos. E o que dirá daqueles pequeninos enfeites que deixam nossa árvores repletas e coloridas? Por serem objetos pequeninos, se abocanhados pelo pet podem ser engolidos,  sendo necessário realizar endoscopia ou cirurgia de emergência  para a retirada deste corpo estranho.
É possível decorar a casa com segurança para todos? Sim, é possível se forem seguidas algumas dicas valiosas:
1 – Evite fios e enfeites pequenos ao alcance do pet.
2 – Use somente enfeites de plástico ou pelúcia que não quebrem com facilidade nem solte pedaços.
3 – Gatos são exploradores natos e não é possível colocar objetos no alto fora do alcance deles como fazemos com os cães, por isso a atenção e o cuidado devem ser redobrados.
4 – Algumas novidades como luzes pisca-pisca com bolinhas luminosas de plástico e não de vidro, iluminadas através de pilhas ou enfeites que tem as baterias são carregadas por energia solar para os jardins são excelentes opções para casas com pets. Isto porque a corrente elétrica da energia solar gerada também não é suficiente para promover choque no bicho, mesmo quando molhados.
5 – Apesar de serem mais seguros devemos lembrar que todo e qualquer objeto, deve ser sempre utilizado de maneira responsável quando se trata de crianças e animais.
6 – De preferencia a plantas de plástico que não trazem risco de intoxicação (como algumas plantas naturais ornamentais).
7 – Certifique-se que a arvore de Natal esta firme em seu apoio evitando que caia caso algo nela seja “fisgado”.

Pois no Natal, o melhor presente é ter aqueles que amamos ao nosso redor, com saúde e segurança, sempre!
Por Fernanda Fragata
Fonte Época Online