Previdência orienta seus segurados a não realizarem
depósitos em conta bancária nem fornecerem dados pessoais a terceiros
A
Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda alerta à população contra
golpes praticados por fraudadores que se passam por representantes do órgão
para oferecer benefícios e extorquir os segurados. De acordo com dados da Ouvidoria
Geral da Previdência Social, até julho deste ano já foram registradas 732
denúncias relatando esse tipo de fraude. Em 2016, foram cadastradas 948
manifestações na Ouvidoria reportando esse tipo de golpe.
“As
pessoas devem ficar atentas para não serem vítimas desses tipos de golpes. A
Previdência não cobra para prestar um serviço que é um direito do cidadão que
contribuiu a vida inteira para ter direito a seu benefício. ” afirma o
Secretário de Previdência, Marcelo Caetano.
A
abordagem dos fraudadores costuma acontecer da seguinte forma: os criminosos
entram em contato, por telefone, com segurados e se identificam como
integrantes do Conselho Nacional de Previdência (CNP) oferecendo algum tipo de
benefício. Afirmam que o aposentado ou pensionista teria direito a receber
valores atrasados, geralmente, grandes quantias de dinheiro, e pedem que entrem
em contato com eles por meio de um número de telefone.
Quando
o cidadão faz a ligação, os fraudadores pedem ao segurado que informem dados
pessoais e solicitam o depósito de determinada quantia em uma conta bancária,
para liberar um pagamento que não existe.
O
aposentado Reynaldo Stefano de 78 anos foi vítima desse tipo de abordagem, mas
ao invés de ligar para a quadrilha, ele entrou em contato com a Previdência
para saber do que se tratava. “ Eles ligaram aqui na minha casa informando que
eu teria direito a receber um valor referente a uma revisão no meu benefício,
mas antes de ligar para o telefone que eles me informaram entrei em contato com
a Previdência e constatei que se tratava de um golpe” , afirma.
A
abordagem dos estelionatários varia – Há situações em que os fraudadores enviam
documentos a segurados se passando por uma falsa “Auditoria Geral
Previdenciária”, convocando-os a uma “Chamada para Resgate”. Segundo o
documento, os segurados teriam direito a resgate de valores devidos a
participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de
pagamento como aposentadoria complementar.
A
Secretaria de Previdência esclarece que não entra em contato com seus segurados
por meio desse tipo de abordagem, muito menos tem algum tipo de relação com
planos de previdência complementar para segurados do Instituto Nacional do
Seguro Social (INSS). Os benefícios que são pagos mensalmente pelo INSS são da
previdência pública, contributiva por todos os trabalhadores filiados ao Regime
Geral de Previdência Social.
Em
outras situações, os criminosos abordam os segurados e afirmam que estes teriam
direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de benefícios
concedidos à época do governo Collor. Mas na verdade trata-se de um golpe.
Todas as revisões de benefícios realizadas pela Previdência são baseadas na
legislação e os segurados não precisam realizar nenhum pagamento para ter
direito a qualquer benefício.
Há
casos também em que a quadrilha entra em contato com o segurado para informar
que teriam direito a receber precatórios, solicitando o cidadão que entre em
contato por meio do número de telefone informado e para que o valor seja
rapidamente liberado.
Outras
vezes, os fraudadores enviam ofícios e comunicações em nome da Superintendência
Nacional de Previdência Complementar (Previc), autarquia vinculada ao
ministério da Fazenda, orientando aos participantes e assistidos sobre o
direito de resgate de contribuições de planos de aposentadoria complementar.
Para isso, solicitam informações pessoais ou bancárias dos cidadãos, cobrando
pelos serviços prestados ou custas judiciais.
Dados
pessoais – A Previdência informa aos cidadãos que não solicita dados pessoais
dos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realiza nenhuma forma de
cobrança para prestar o atendimento nem realizar seus serviços. A principal
recomendação da instituição para os seus segurados é que não utilizem intermediários
para entrar em contato com a Previdência e, em hipótese alguma, depositem
qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.
O
cidadão pode telefonar para a Central 135 e agendar uma visita a uma Agência da
Previdência Social (APS), onde será atendido por um servidor especializado que
tomará as providências cabíveis e prestará todos os esclarecimentos
necessários. A Previdência também alerta a população para que não forneça os
seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados
para fins ilícitos. Todos os serviços da Previdência Social são gratuitos.
Caso
o cidadão seja vítima desse tipo de abordagem, a Previdência orienta este para
que não efetue nenhum depósito em conta bancária ou forneça seus dados pessoais
para terceiros que se passam por representantes do órgão. É importante também
que o cidadão registre imediatamente um boletim de ocorrência na Polícia Civil
e comunique o fato à Ouvidoria Geral da Previdência Social. Para entrar em
contato com a Ouvidoria, basta ligar na Central 135 ou acessar a página da
Secretaria de Previdência (www.previdência.gov.br)
na internet.
Por
Ligia Borges - Secretaria de Previdência - ascom.mps@previdência.gov.br
Fonte
Ministério Da Previdência Social